Guia do iniciante: o que é ERC20?
Se você está seguindo o Ethereum, talvez já tenha ouvido falar do “ERC20”. Está intimamente relacionado com as OICs que acontecem durante todo o ano. No artigo de hoje, vamos nos concentrar em responder a uma das famosas perguntas, “O que é ERC20”
As startups, especialmente, estão aproveitando o token ERC20. Muitas startups também têm sucesso em levantar milhões de dólares por meio da venda de tokens. No entanto, esse não é o foco do nosso artigo. Estamos aqui para entender como funciona o ERC20 e sua função na blockchain Ethereum.
Qual é a definição de ERC20?
ERC20 é definido como o protocolo padrão para emissão de tokens na rede Ethereum. O formulário completo do ERC20 é “Solicitação Ethereum para comentários”. De acordo com as fontes oficiais, o protocolo rege os tokens na blockchain Ethereum. O sufixo “20” é usado com o único propósito de representar o ID exclusivo da proposta.
Se você nunca ouviu falar sobre Ethereum, recomendamos a leitura de “The History of Ethereum”.
A principal razão pela qual o ERC20 se tornou tão popular é o fato de que ele transformou a forma como o blockchain opera e funciona. Por volta do ERC20, vemos e abandonamos um mercado que cresceu muito no ano passado. Até seu lançamento, não havia padronização sobre como os DApps irão funcionar. Com o seu lançamento, o mercado sabe como liberar, manter e implementar tokens que funcionam na plataforma sem nenhuma restrição.
Os desenvolvedores usam o token ERC20 para desenvolver seu projeto. É uma forma de simbolizar seu projeto e, ao mesmo tempo, dar a eles uma maneira de arrecadar fundos para seu projeto. ICOs é o processo de liberar seu projeto para o público na expectativa de que as pessoas irão financiá-lo e comprar o token do projeto.
Tudo é possível devido ao ERC20. Desde a padronização até a implementação, ela desempenha um papel significativo. Sem dúvida, superou as desvantagens da rede Bitcoin.
A correlação com o protocolo HTTP
ERC20 não é um software, uma solução ou um código. É um protocolo padrão como o HTTP. Ele controla a tokenização e garante que as especificações técnicas dos tokens sejam atendidas. Se um token não atende à padronização, ele não será chamado de token ERC20. Em caso afirmativo, pode ser denominado como “token ERC20”.
Para garantir que funcione como pretendido, contém funções básicas. Se os recursos essenciais não forem implementados, ele não passará no teste de padronização. Isso significa que não pode ser negociado ou listado em bolsas também. Vejamos as funções abaixo.
Todos os tokens criados não precisam ter seu blockchain. Eles podem prosperar no blockchain Ethereum, e é isso que torna o ERC20 tão promissor e útil.
6 recursos principais do ERC20
Seis funções importantes alimentam o ERC20. Eles determinam o fornecimento total, o remetente, o subsídio, a transferência, a aprovação e o recebedor. Todas essas funções são importantes e fazem com que qualquer token aproveite as seis funções importantes. Atualmente, o ERC20 está em fase de projeto. Isso significa que eles podem ser alterados ou aprimorados no futuro.
Benefícios dos padrões ERC20
Os padrões ERC20 oferecem muitos benefícios. Ele possibilita que os desenvolvedores desenvolvam DApps no blockchain Ethereum. Também ajuda a agilizar todo o processo padronizado. Para ter uma visão melhor, vamos listar os benefícios abaixo.
- A implementação de token torna-se fácil para os desenvolvedores.
- Existe um protocolo padrão para manter e seguir.
- Os tokens ERC20 oferecem alta liquidez.
- Contratos inteligentes garantem que as transações sejam livres de risco.
No momento em que este artigo foi escrito, há atualmente 80.000 tokens ERC20. Todos eles estão rodando no blockchain do Ethereum. Alguns dos tokens populares incluem EOS, TRX, VeChain, etc..
Consulte Mais informação,
- Os 10 DApps mais populares a seguir em 2018
- O que é um Airdrop? Guia de 5 etapas para receber tokens grátis
Pensamentos finais
ERC20 é um dos melhores protocolos de blockchain. Ele governa milhares de tokens no blockchain Ethereum. Além disso, é amigável ao desenvolvedor. Qualquer pessoa pode criar um token ERC20 e liberá-lo no blockchain. O caso de uso mais comum de tokens ERC20 é por inicializações. Eles o usam para arrecadar fundos por meio de ICOs. No entanto, não confunda tokens com criptomoeda. Eles são diferentes. A criptomoeda, geralmente, tem seu blockchain. Por exemplo, Litecoin, Bitcoin, etc.
ERC20 também pode ser definido como uma forma de desenvolver tokens de utilidade para um DApp. Todas essas dinâmicas levam a problemas se você for um investidor e estiver procurando por tokens para si mesmo. Portanto, recomendamos que você seja cauteloso ao investir em quaisquer tokens. A pesquisa adequada pode lhe poupar uma dor de coração mais tarde!
Então, o que você acha do ERC20? Comente abaixo e deixe-nos saber.