Guia do iniciante: O que é Tezos? Formalizando a governança de Blockchain
Você sabia que uma das plataformas de contratos inteligentes recentes deseja criar um blockchain autônomo como uma verdadeira comunidade digital? É a plataforma Tezos.
Créditos de imagem: Tezos
Tem estado sob os holofotes pelos bons e maus motivos. A Tezos registrou mais de US $ 200 milhões na ICO. Isso é bom. Por outro lado, Tezo passou por vários problemas. Enfrentou ações judiciais e lutas de poder de membros do conselho.
Em todos os problemas que enfrentou, a equipe deseja desenvolver uma plataforma de contrato inteligente. Na plataforma, pessoas com objetivos e interesses compartilhados podem realizar transações – o verdadeiro propósito da comunidade.
A equipe Tezos avançou para alcançar alguns dos marcos, como o lançamento da Betanet. Mas, com esse esforço, o que é Tezos em muitos detalhes?
O que é Tezos: nova plataforma para aplicativos descentralizados
História Tezos
Não há muitas informações sobre a gênese dos Tezos. No entanto, alguns relatórios indicam que a gênese do Tezos pode remontar a 2014. Durante este período, apenas o Bitcoin estava operacional. Ethereum ainda estava em sua infância. Assim, o argumento de que se o Tezos foi construído para ser um competidor, então a competição era com o Bitcoin.
No entanto, devido à natureza próxima da plataforma com a da Ethereum, ela é vista como o principal concorrente da Ethereum. O contrato inteligente Ethereum é desenvolvido em Solidity. Mas o contrato inteligente da Tezos é criado na linguagem funcional OCaml.
Idioma OCaml
OCaml é uma linguagem de programação geral. A linguagem é robusta. Isso significa que a linguagem é fácil de depurar e manter. Além disso, a linguagem é forte em questões de expressividade e segurança.
Os argumentos dizem que a linguagem é mais bem usada em um sistema onde um único erro leva a grandes perdas. Além disso, a linguagem se orgulha de uma ampla base de ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas.
Portanto, não é difícil dizer por que Tezos escolheu ir para o idioma.
Os ‘problemas’ do Ethereum resolvidos por Tezos
- Preocupações de segurança em criptografia. O uso de Michelson nos contratos inteligentes será a solução.
- Sistema de prova de trabalho da Ethereum. Tezos considera a prova de trabalho da Ethereum muito cara e centralizada. Tezos resolve isso pela delegação do mecanismo de prova de jogo.
- Linguagem de transação da Ethereum. A linguagem usada por Ethereum carece de muita expressividade. A Tezos usa a linguagem OCaml para transações. A linguagem é mais expressiva do que outras como Solidity.
- Problemas de coordenação que fazem Ethereum ter a incapacidade de inovar dinamicamente.
Ao abordar essas questões, a equipe de desenvolvimento da Tezos acredita que pode criar uma plataforma de blockchain melhor.
Créditos de imagem: Tezos
Tezos Smart Contracts.
No Tezos, os contatos inteligentes são contas com monitoração de estado que especificam um código executável. Cada conta, ou melhor, um contrato tem um gerente. O gerente controlará a conta. O gerente é o proprietário da conta. Os contratos têm dois tipos de chaves; a chave pública e a chave privada.
As chaves públicas serão usadas para assinar blocos e bloco de mineração.
O contrato inteligente será na linguagem de programação Michelson. A linguagem permitirá que os desenvolvedores criem contratos inteligentes e dApps resistentes à interferência ou censura de terceiros.
Vamos nos aprofundar um pouco sobre essa linguagem contratual inteligente, Michelson. Ethereum usa Solidity como o tipo de linguagem de contrato inteligente. Ao contrário do Solidity, a nova linguagem de contrato inteligente explorada pela Tezos não é compilada com nada. Qual é a implicação disso?
A Máquina Virtual Tezos interpreta a linguagem. É mais comparável ao bytecode EVM apenas com construções de alto nível. Essas construções de alto nível incluem; mapas, lambdas, conjuntos e operação específica do contrato. Isso, portanto, significa que a linguagem torna a vida mais fácil para os humanos, pois lê-la é fácil. A linguagem é creditada por encontrar soluções para os desafios que surgem do uso do Solidity.
Prova de aposta de Tezos
A plataforma é uma plataforma ponto a ponto. Cada participante possui um nó. O sistema de prova de jogo de Tezos é um mecanismo no qual vários nós chegarão a um consenso sobre o estado do blockchain. Muitas outras tecnologias de blockchain têm seus sistemas PoS. Mas, ao contrário dos outros mecanismos de PoS, a plataforma Tezos permite que qualquer pessoa participe do PoS. Quem participa do processo de consenso sobre o estado de Tezos é recompensado.
Além do fato de que qualquer pessoa pode participar, o mecanismo de PoS em Tezos é menos oneroso. Além disso, as barreiras à entrada são menores. Portanto, é facilmente acessível.
Bloco de Assinatura Tezos
Tezos emprega o conceito de blocos de assinatura para conter a mineração egoísta. O que os blocos de assinatura significam é que, quando um bloco está sendo cunhado, ele recebe 16 direitos de assinatura aleatórios. As 16 partes interessadas a quem são atribuídos os direitos de assinatura irão observar todo o processo de cunhagem e enviar assinaturas para validação dos blocos.
As partes interessadas na assinatura são então incentivadas. Todo o processo de assinatura dos blocos é conhecido como Tezos Baking.
A mineração é possível em Tezos?
Bem, sim! A plataforma permite a mineração de rolos. A mineração é conhecida como panificação. Uma parte interessada pode minerar um bloco após um minuto e o próximo bloco após dois minutos e a tendência continua.
Nos casos em que um cliente vê uma oportunidade de minerar um bloco de alta prioridade, a Tezos permite depósitos de segurança. O depósito de segurança dá a você uma vantagem na mineração de uma aposta de alta prioridade. Nos casos em que haja um depósito caução e não haja mineração, o sistema devolve o depósito caução para a carteira do cliente.
O que é um Tezos Roll?
Rolls são um grupo de tokens cujo registro é mantido no livro-razão Tezos. Os tokens são usados para selecionar quais delegados são selecionados para assar. O poder de um delegado para assar é diretamente proporcional aos tokens atribuídos a eles. Um rolo tem 10.000 tokens.
O que é preciso para assar?
Cozinhar é um trabalho bastante simples. No entanto, existem alguns requisitos necessários para assar.
Primeiro, para assar você precisará de CPU, memória e largura de banda. O blockchain atribui a um padeiro a responsabilidade de criar os blocos que está assando. Depois de criar os blocos, eles precisarão validar os blocos. Isso ocupará uma quantidade considerável de espaço de memória e largura de banda. Além disso, uma conexão de internet estável e segura é necessária para o padeiro.
Em seguida, eles precisam de segurança para os blocos que estão assando. A plataforma Tezos oferece incentivos aos padeiros para blocos protegidos. Existem três maneiras principais de os padeiros protegerem suas operações.
Em primeiro lugar, prevenir e mitigar a intrusão, o que garante que nenhuma cápsula remota tenha acesso ao processo de cozimento. Em segundo lugar, a resistência DDOS, uma maneira pela qual os padeiros inteligentes injetam seus blocos a partir de mais de um único endereço IP. Finalmente, por segurança, o padeiro deve proteger a chave privada.
Tezos Tokens para o padeiro
Para um padeiro servir como delegado para panificação, ele deve ter sempre pelo menos 8,25% das fichas delegadas a ele.
O Estado da Delegação em Tezos
A delegação é principalmente a distribuição de recompensas de panificação. O sistema pode fazer a delegação automaticamente. Qual é o estado da delegação em Tezos?
Existem cerca de 33,33% de tokens Tezos ativos. Fora desse número, o blockchain delega uma grande parte de até 90% dos 33,33% tokens ativos. Com esses números, pode-se argumentar com razão que o sistema de delegação está saturado e com excesso de assinaturas. O excesso de inscrições pode ser atribuído a;
- Otimismo em torno dos lucros da delegação
- O mecanismo de cozimento público Tezos é facilmente acessível e tem uma barreira relativamente baixa de entrada
- Uma troca baixa de tokens, pois os detentores de token decidiram armazenar.
Desenvolvimentos potenciais em Tezos
Como a equipe de desenvolvimento busca continuamente tornar a plataforma cada vez maior. Aqui estão alguns desenvolvimentos possíveis que estão cozinhando. E, a comunidade Tezos deve esperar.
- Provas de conhecimento não interativas de conhecimento zero. Este será um ótimo recurso para manter as transações não rastreáveis. No entanto, os obstáculos que devem ser superados para a fruição deste NIZKPoK serão a base dos modelos CRS. E, falta de pesquisa suficiente e evidências do sucesso do sistema no mundo do blockchain. O modelo CRS significará apenas que o sistema deve voltar para o sistema de parte confiável. Como parte de confiança, forneceremos o modelo CRS. Uma chance de infiltração de terceiros.
- Assinatura de toque. Bem, CyptoNote desenvolveu assinaturas de anel para privacidade. Portanto, um cliente pode gastar suas moedas Tezos sem expor o endereço do cliente.
Governança de Tezos
Como acontece com a maioria das funções da plataforma, a Tezos possui uma estrutura de governança na qual o envolvimento de cada parte interessada é fundamental. A plataforma tem um ciclo eleitoral e voz nas emendas ao protocolo. Este é um movimento para fazer com que os clientes se sintam envolvidos no progresso da criptomoeda à medida que ela se desenvolve. Além disso, a mudança permite o monitoramento de tentativas maliciosas de alterar o protocolo.
O conceito de auto-correção de Tezos explicado
Bem, quando os desenvolvedores realizam uma atualização em uma plataforma blockchain, a plataforma se divide. Referimo-nos ao processo de divisão como “bifurcação”. Na maioria dos casos, os associados da comunidade bifurcam-se com a interrupção da rede, divisão da comunidade e mudança nos planos de incentivos dos clientes.
Para Tezos, os desenvolvedores atualizam o sistema sem dividir. Portanto, eles eliminam problemas associados à bifurcação. Além disso, os custos de execução para as atualizações serão muito acessíveis em comparação com outras plataformas de blockchain.
Tezos Betanet
O Alphanet, a rede de teste, teve sucesso por mais de um ano. Sob essa luz, a Fundação Tezos achou por bem tentar a experiência de criptografia do mundo real. Eles lançaram o Betanet com um bloco de gênese proposto. O bloco de gênese contém detalhes sobre as alocações que serão feitas para a fundação.
A Betanet dá a sensação real das transações dentro do blockchain. Membros da comunidade que queiram se envolver na experiência são permitidos. No entanto, é importante notar que o desafio que vem com a Betanet é a manutenção, ajuste e tempo de inatividade não programado durante o referido período.
Tezos ICO
O Tezos ICO é provavelmente o mais interessante na história recente do blockchain. Não apenas pelo preço da moeda, mas pelos eventos que se seguiram à OIC.
A OIC aconteceu em julho de 2017. A OIC arrecadou US $ 232 milhões, que na época daquela OIC era o maior. O que se seguiu foi devastador. Os fundadores da Tezos, Kathleen e Arthur Breitman, que são marido e mulher, tiveram um desentendimento com Johann Gevers, chefe da Fundação Suíça, sobre sua posição no conselho. Os Breitmans queriam que ele renunciasse. Para refutar isso, o chefe da Fundação Suíça, Johann Gevers, disse que o papel dos Breitmans não era claro e que eles foram a causa do lançamento de Tezos. Isso se tornou o assunto de um processo judicial de mais de 7 meses. As brigas, consequentemente, atrasaram o lançamento do produto.
No início de 2018, porém, o chefe da Fundação Suíça renunciou. Em um tweet após sua renúncia, ele citou que sua saída abriria caminho para o lançamento. E foi por causa do projeto.
Se a renúncia foi voluntária ou não, não está claro. O que está claro, porém, é o fato de que houve uma reorganização da fundação e do conselho. E o curso está agora muito avançado, mesmo com o atraso.
Tezos Conheça Seu Cliente / Anti-Lavagem de Dinheiro (KYC / AML)
Nas notícias recentes, a fundação Tezos anunciou uma implementação KYC / AML. Em um movimento que parece impopular. As pessoas veem a mudança como um acréscimo à complexidade. No entanto, a etapa convenceu a fundação de que os desenvolvedores não tomaram a iniciativa para complicar a vida dos clientes. Nem é uma medida para minar a privacidade. Mas uma mudança para cumprir com a evolução acelerada do cenário regulatório.
O desacordo entre os membros da comunidade e a fundação sobre este assunto é um desafio. A comunidade apresenta o desafio como uma casa dividida. O que isso significa é que existe o desafio de colocar todos na mesma página. Embora, com a democracia na plataforma, seria emocionante ver como isso funciona.
Processo de obtenção de doações da Tezos
Em uma tentativa de incentivar os desenvolvedores da plataforma, a Fundação Tezos anunciou um processo de concessão de doações. O processo às vezes será lançado em agosto deste ano. Os subsídios terão como alvo três áreas;
- Estudo e pesquisa que visam melhorar a plataforma Tezos e tecnologias associadas
- Suporte para a criação de novas ferramentas e aplicativos para o ecossistema Tezos
- Esforços para fortalecer e nutrir a crescente comunidade Tezos
Qualquer desenvolvedor com habilidade e conhecimento tem a chance de mostrar isso à fundação e ganhar dinheiro com isso. Esta é uma ótima maneira de envolver os membros da comunidade enquanto melhora a plataforma.
Moedas Tezos: XTZ
A moeda Tezos, a XTZ, também conhecida como tezzies, é a moeda oficial da moeda. Há um total de 763.306.930 moedas XTZ como o estoque total. Do total, 607.489.041 XTZ estão em circulação. Isso se traduz em valores de mercado de $ 1.401.829.561 USD.
No bloco de gênese, o preço está em $ 0,37; no entanto, o preço expressará uma tendência de alta e verá um aumento de 100 vezes em questão de tempo. Com o tamanho da OIC, o crescimento é muito viável.
Serviço na plataforma Tezos
Na plataforma Tezos, existem quatro serviços; o nó, o padeiro, o cliente e os serviços ao cliente do mal. Deixe-nos explorar cada serviço.
O nó Tezos é o programa principal. O nó se conecta à rede, valida as transações e se conecta ao livro-razão público global.
A plataforma Tezos usa o termo cliente para carteira. A carteira lida com endereços de contrato.
O padeiro monitora a rede e cria blocos. Um cliente maligno é uma ferramenta de teste de integração. A ferramenta tenta enganar o nó para que o nó identifique os dados falsos ou grandes quantidades de dados.
Nó Tezos em detalhes
Conforme claramente destacado acima, o nó é o programa principal. Nós dissecamos o nó em detalhes
O nó tem a camada ponto a ponto, o banco de dados de contexto e o shell de rede.
A camada ponto a ponto
O par é o componente mais superficial do nó. Esta camada de pares sussurra para o nó. A camada ponto a ponto possui os seguintes recursos adicionais.
- Cada camada de mesmo nível vem com uma chave privada. A camada de pares equipa a chave com um selo da prova de aposta. A implicação desse recurso é que, se um colega da comunidade quiser abrir uma nova identidade dentro da plataforma, ele incorrerá em um custo mínimo.
- A plataforma Tezos troca regularmente bons pares conhecidos. Esta troca é uma estratégia para alcançar a melhor conectividade dentro da plataforma.
- A camada de pares monitora e pontua pares. A plataforma coloca os colegas que se comportam mal na lista cinza ou na lista negra. E colegas bem comportados podem ganhar um lugar na lista de permissões.
- A camada ponto a ponto garante que toda a comunicação entre os nós seja autêntica e criptografada para proteção, segurança e confiabilidade.
O Banco de Dados de Contexto
Este componente do nó armazena os dados. Os dados armazenados aqui estão relacionados ao estado do razão. A plataforma Tezos usa o Irmin como backend. O Irmin garante uma visualização funcional do armazenamento e codifica o estado do livro-razão. A forma de árvore de hash explica o estado do livro-razão, o que facilita a verificação direta para os clientes.
A Tezos ocasionalmente executa testes de escalabilidade no Irmin para verificar seu desempenho em transações de grande escala. Além disso, no banco de dados estão os blocos e operações.
Network Shell
Entre a rede e o protocolo está a interface. A interface é o shell da rede. Ele desempenha um papel vital na plataforma. O shell da rede assume os blocos enviados pelos pares e os valida em relação ao protocolo atual. O shell de rede é sem dúvida a parte mais delicada do nó. A natureza delicada não está no sentido de segurança, mas sim na capacidade de acertar. No entanto, a Fundação Tezos está continuamente procurando maneiras de acertar.
O que é o RoadMap da Tezos
A Fundação Tezos tem sido culpada por não estabelecer um roteiro claro. No entanto, não é difícil especular que o roteiro envolverá enormemente o movimento da Betanet para a Mainnet.
Mudar do Alphabet de teste para a Betanet foi um marco importante. Mas, a Mainnet tem que ser a última palavra. Por enquanto, os membros da comunidade devem estar atentos a qualquer anúncio surpresa como foi com o lançamento.
Os desafios enfrentados por Tezos
O mundo criptográfico não é um hack fácil. É preciso ter coragem e vontade para continuar. Até agora, alguns desafios atingiram Tezos.
O primeiro tem que ser o atraso entre a OIC em julho e a data de lançamento. As lutas internas entre os membros da fundação Tezos prejudicaram os marcos que teriam acontecido. No entanto, desde então, houve uma solução para a situação da fundação, e tudo parece estar de volta aos trilhos.
Ações judiciais são o segundo desafio. Tezos teve dois processos de alto nível contra ela pelo governo dos Estados Unidos. Levando tanto tempo no tribunal lutando contra as ações judiciais. A equipe do projeto teria usado o tempo valioso para garantir o desenvolvimento do projeto.
O terceiro desafio para os membros da comunidade são os cronogramas surpresa. Os desenvolvedores não têm cronogramas claros definidos para os marcos. Todos os marcos alcançados até agora foram alcançados sem prazos claros.
Pensamentos finais
Pode haver desafios enfrentados pelo blockchain. No entanto, a equipe está fazendo avanços significativos para alcançar o título, a última moeda que permanece como a missão do projeto.
A fundação Tezos reconhece que enfrenta a concorrência de moedas mais estabelecidas, como a Ethereum. Com essa competição em mente, eles estão sempre fazendo o melhor para garantir que a criptografia se destaque. O processo de concessão de bolsas é apenas uma forma de destacar o compromisso com o curso e seu desenvolvimento.
A equipe ainda tem muito a fazer para que a criptografia tome o seu lugar. Mas, existem esforços deliberados para fazer a tecnologia crescer.
Encontre mais detalhes sobre seus local na rede Internet.
* Isenção de responsabilidade: o artigo não deve ser considerado e não tem a intenção de fornecer qualquer conselho de investimento. As reivindicações feitas neste artigo não constituem aconselhamento de investimento e não devem ser consideradas como tal. Faça sua própria pesquisa!