Guia do iniciante: o que é um DAICO? O ICO aprimorado!

O que é um DAICO: uma introdução

Você é um investidor da ICO? Você deve ter notado com preocupação que as ICOs fraudulentas roubaram o dinheiro suado dos investidores. Você provavelmente está se perguntando como o ecossistema de criptografia alcançará um grau maior de responsabilidade e evitará golpes. Um novo modelo denominado DAICO pode ser a resposta. Vou explicar aqui o que é um DAICO.

Uma visão geral dos principais riscos do ICO:

Em primeiro lugar, examinarei alguns dos principais riscos da OIC. As ICOs são conduzidas por meio de um contrato inteligente que rege o financiamento pelos investidores e a distribuição de tokens para eles. Um ICO normalmente tem um ‘soft cap’, ou seja, o valor mínimo que a equipe do projeto deve levantar do evento, para continuar com o desenvolvimento.

Se um projeto de ICO não puder aumentar o ‘soft cap’, o ICO é um fracasso e a equipe do projeto devolve os fundos aos investidores. No entanto, se aumentar o limite flexível, eles controlam o fundo e o gastam da maneira que desejam.

O contrato inteligente completa suas funções assim que os fundos são levantados. Ele não oferece aos investidores a capacidade de controlar os eventos subsequentes. Uma equipe de projeto sem escrúpulos pode fugir com os fundos, o que de fato aconteceu.

Os resultados inteligentes da execução de contratos são irrevogáveis, deixando os investidores desamparados. Leia mais sobre como eles funcionam no “Guia do iniciante para o que é um contrato inteligente?”.

Uma vez que as ICOs não são regulamentadas, os investidores também não têm recursos legais. Leia mais sobre a natureza não regulamentada das ICOs em “O que é uma ICO: Uma introdução à oferta inicial de moedas“.

O que é um DAICO: os conceitos

Vitalik Buterin, o fundador da Ethereum, apresentou o conceito de DAICO pela primeira vez em janeiro de 2018. Ele propôs combinar recursos de ‘Organização Autônoma Descentralizada’ (DAO) e ‘Oferta Inicial de Moedas’ (ICO) para melhorar a responsabilidade no modelo de ICO de arrecadação. Leia seu ponto de vista em “Explicação dos DAICOs“.

O conceito DAICO retém o componente de arrecadação de fundos da ICO, ou seja, o contrato inteligente permitirá que a equipe de projeto da ICO arrecade fundos de investidores. No entanto, também introduz um conceito-chave de DAO, ou seja, os investidores terão tokens e podem votar para decidir o futuro do projeto.

Um contrato inteligente DAICO terá duas partes, como segue:

  1. A primeira parte permitirá que os investidores enviem seus Ethers para a equipe do projeto. Eles recebem tokens em troca e, quando o crowdsale termina, esta parte do contrato proíbe qualquer outro investimento.
  2. A segunda parte fornece um mecanismo onde os fundos são liberados para a equipe do projeto em fases. Um sistema democrático onde os investidores votam determinará a quantidade de fundos para liberação.

Contrato inteligente DAICO – a 1ª parte é como o contrato inteligente ICO:

A primeira parte de um contrato inteligente DAICO será bastante semelhante a um contrato inteligente ICO. Os investidores enviam seus fundos para a equipe do projeto e recebem tokens proporcionais ao seu financiamento. Também é chamado de “modo de contribuição”. A principal diferença dos ICOs é que os fundos estão bloqueados fora da equipe do projeto ICO nesta fase, eles não podem acessá-los.

Contrato inteligente DAICO – a 2ª parte é como o modelo DAO:

No modelo DAO, os detentores de tokens votam a favor ou contra uma proposta de desenvolvimento de projeto. A equipe do projeto só pode implementar propostas que obtenham votos suficientes a seu favor. DAICO implementa este conceito na 2ª parte do contrato inteligente.

O contrato terá uma variável chamada ‘Tap’. É definido como zero inicialmente, portanto, a equipe do projeto não pode acessar os fundos. Esta parte do contrato é chamada de ‘modo Tap’ e é ativada assim que o ‘modo de contribuição’, ou seja, a 1ª parte, termina.

A equipe do projeto precisa enviar resoluções que contenham fases de desenvolvimento do projeto, enquanto os investidores precisam decidir se aumentam o valor ‘Tap’. Se eles decidirem levantar, a equipe do projeto recebe os fundos para aquela fase do projeto, caso contrário, eles não.

Esta parte do contrato também tem um “modo de retirada”. Considere um cenário hipotético em que os investidores ou a equipe do projeto estão insatisfeitos com o andamento do projeto. Eles podem votar para autodestruir o contrato, que reembolsa os Ethers restantes aos investidores. O reembolso é proporcional ao seu investimento.

As vantagens de um DAICO:

Existem duas vantagens principais de um DAICO, como segue:

  1. A equipe do projeto só pode usar os fundos na medida em que os investidores aprovam, ao contrário do risco de eles fugirem com os fundos depois de uma OIC. Este problema com ICOs é tão sério que pedimos aos investidores ICO que verifiquem cuidadosamente as credenciais da equipe de projeto da ICO para descobrir se é uma fraude. Leia mais sobre nossa recomendação em “Guia do iniciante: como identificar golpes de ICO “. Um DAICO elimina projetos fraudulentos, restringindo o fluxo de fundos.
  2. Supondo que um grupo de hackers encene um ataque de 51%, ao contrário de um site da ICO em que todos os fundos estão disponíveis para gastos, os hackers encontrarão uma restrição ‘Tap’ em um DAICO. Isso reduz a magnitude da perda significativamente, mesmo se eles tiverem sucesso em preparar um ataque. Leia mais sobre o ataque de 51% em “PoW vs. PoS: uma comparação entre dois algoritmos de consenso de blockchain “.

As desvantagens de um DAICO:

Embora o modelo DAICO tenha vantagens, a comunidade de criptografia precisa abordar as seguintes desvantagens:

  1. Este modelo sujeitará todas as fases de desenvolvimento de projetos ou propostas a um processo de votação democrática. As vantagens das start-ups em comparação com as grandes empresas é a agilidade, mas um processo de votação DAO potencialmente lento retardará o desenvolvimento do projeto e anulará essa vantagem.
  2. Os investidores geralmente entram no mercado de criptografia para obter lucro rápido, enquanto o modelo DAICO requer seu envolvimento de longo prazo com o projeto. Uma seção de investidores desinteressados ​​no futuro de longo prazo do projeto não pode votar, reduzindo assim a própria vantagem de um DAO.
  3. Muitos investidores em criptografia são novos na tecnologia e podem não entender bem algumas propostas de projetos. Se muitos desses investidores votarem contra boas propostas, o projeto não realizará seu potencial.
  4. Se a maioria dos investidores ficar insatisfeita com o projeto devido à falta de valorização do token, apesar do potencial de longo prazo do projeto, eles podem votar pela retirada. Um projeto promissor pode ser encerrado devido a sentimentos negativos dos investidores.
  5. Não há clareza suficiente sobre o que acontece quando os investidores vendem seus tokens em trocas de criptografia. Os comerciantes que compram tokens devem ter o mesmo direito de voto? Então, a especulação associada ao mercado de criptografia pode atrapalhar o projeto. Por outro lado, se os negociantes não obtiverem o direito de voto, os investidores iniciais restantes controlarão toda a votação, deixando de fora os negociantes que compraram tokens mais tarde.

O modelo DAICO é muito novo. ‘The Abyss Platform‘, Ou seja, uma plataforma de distribuição digital baseada em blockchain é a primeira start-up a adotar este modelo para sua venda de tokens. Precisamos observar a eficácia do modelo DAICO no longo prazo. Enquanto isso, se você quiser compará-lo com os ICOs, pode ler “ICO Vs DAICO: Qual é a diferença entre os dois?“.

* Isenção de responsabilidade: o artigo não deve ser considerado e não tem a intenção de fornecer qualquer conselho de investimento. As reivindicações feitas neste artigo não constituem aconselhamento de investimento e não devem ser consideradas como tal. Faça sua própria pesquisa!