Guia do novato: chave privada vs chave pública – como funcionam?
Hoje, faremos uma comparação simples entre a chave privada e a chave pública. Depois de entender a diferença, você será capaz de obter uma compreensão adequada de como funciona a criptomoeda.
Quando se trata de blockchain ou criptomoeda em geral, você deve ter ouvido falar sobre as chaves públicas e privadas. Eles são parte integrante de qualquer blockchain. Sem eles, toda a ideia cairá. Então, eles fazem? Vamos começar.
Chave privada vs chave pública
Antes de nos aprofundarmos em sua comparação, primeiro precisamos entender cada um deles primeiro. Na criptografia, o algoritmo criptográfico sempre tem duas ou mais chaves associadas a ele. São chaves privadas e públicas.
O que é uma chave privada?
Uma chave privada é uma chave secreta usada para criptografar e descriptografar mensagens. É usado com a chave pública. Ele precisa ser mantido em sigilo o tempo todo e nunca deve ser compartilhado com ninguém.
Na criptomoeda, as chaves privadas são usadas por carteiras para proteger seus ativos. Como as chaves privadas não podem ser revertidas por engenharia, elas protegem seu patrimônio sem qualquer compromisso.
Por exemplo, carteira Bitcoin tem uma chave privada associada a ela. Quando você cria uma nova carteira, tanto a chave privada quanto a pública são geradas junto com ela. Depois de obtê-lo, você precisa fazer backup de sua chave privada em um local seguro.
Observação: Se você perder sua chave privada, não poderá acessar sua carteira ou seus fundos. É sempre uma boa ideia fazer o backup, escrevendo em um diário particular ou imprimindo-o.
O que é uma chave pública?
Uma chave pública, por outro lado, é usada apenas para criptografar a mensagem. Ele pode ser enviado a outras pessoas para fins de criptografia. Depois que um remetente criptografa uma mensagem usando sua chave pública, você pode desbloqueá-la apenas usando sua chave privada.
Para entender como essas chaves funcionam, vejamos dois tipos de tipos de criptografia.
Criptografia assimétrica
A criptografia assimétrica funciona gerando um par de chaves privadas / públicas. É um algoritmo criptográfico que permite enviar mensagens. Neste algoritmo, não é possível adivinhar a chave privada a partir da chave pública.
As assinaturas digitais são usadas para compartilhar uma chave pública. A chave privada, por outro lado, é armazenada com segurança no software usando criptografia.
Criptografia simétrica
A criptografia simétrica funciona apenas com chaves privadas. Isso é extremamente útil para criptografar dados em um servidor.
A criptografia simétrica e assimétrica podem funcionar juntas. Por exemplo, uma criptografia assimétrica é usada para enviar chaves privadas pela rede. Depois de atingir seu destino, as chaves privadas podem ser usadas para descriptografar e criptografar dados. A chave privada permanece segura, pois é enviada usando criptografia assimétrica.
Então, como isso funciona?
Todo o processo começa quando alguém decide enviar uma moeda para você. Como usuário, você só tem acesso à sua chave privada e à sua chave pública. As chaves são uma longa sequência de números inteiros e letras. Vamos dar uma olhada na chave de criptografia de 512 bits.
KaPdSgVkYp2s5v8y / B? E (H + MbQeThWmZq4t6w9z $ C&F)[email protegido]!DE ANÚNCIOS
A chave é gerada aleatoriamente a partir de Gerador de chave de criptografia.
Depois que uma transação é iniciada, o blockchain gera uma assinatura para garantir que a transação ocorra sem problemas com qualquer alteração ou gasto duplo. A assinatura é então usada para confirmar a transação.
Crédito da imagem: Wikipedia
Como a chave pública e o endereço são gerados
A chave pública também é gerada usando a chave privada. A chave pública então passa por uma função hash unilateral que, por sua vez, gera seu endereço público. O endereço público é visível para qualquer pessoa e pode ser compartilhado com qualquer pessoa para enviar moedas ou fundos.
É possível gerar público e endereço a partir da chave privada. Mas, a função reversa não é possível. Isso significa que você não pode gerar a chave privada se tiver o endereço ou mesmo a chave pública de uma pessoa.
Leia também,
- As 10 principais criptomoedas que você precisa saber
- Onde gastar criptomoedas
Tecnicamente, pode ser revertido, mas levaria mais de 40-31 (40 seguidos de 31 zeros) anos para fazer isso usando o computador mais poderoso. Isso não é viável e, portanto, torna todo o processo computacionalmente seguro.
Conclusão
Esperamos que nosso artigo sobre chave privada x chave pública tenha ajudado você a entender como ela funciona. Se você é novo em criptomoeda ou blockchain, deve aprender esses conceitos e compreender a importância de cada um deles. Como usuário, você deve cuidar de sua chave privada a todo custo. Não compartilhe com ninguém ou você perderá seus fundos. Existem muitos golpes on-line que tentam solicitar a chave privada. Se você vir alguém fazendo isso, continue correndo!
Então, o que você acha de toda a discussão? Comente abaixo e deixe-nos saber.