Hyperledger Composer: construa seu blockchain corporativo

Hoje em dia, a maioria das plataformas de blockchain corporativas estão mais do que ansiosas para usar o blockchain para atualizar seu sistema de rede interno. E por que não deveriam? É um dos melhores técnicos como presente. Para ajudar a agilizar a implantação desta tecnologia, Hyperledger nos trouxe Hyperledger Composer.

Este projeto não só garantirá um melhor resultado para as plataformas autorizadas, mas também economizará muito tempo. Mas muitos de vocês estão confusos sobre o que o projeto realmente trata.

Então, para ajudá-lo, vou falar sobre os vários componentes do Hyperledger composer.

Vamos começar!

 

 

Capítulo 1: O que é o Hyperledger Composer?

O Hyperledger Composer é um dos projetos de código aberto da empresa de blockchain corporativo Hyperledger. Na realidade, é uma ferramenta para implementar estruturas de blockchain. Você pode pensar nisso como uma coleção de conjuntos de ferramentas que podem ajudá-lo a integrar o sistema ao seu existente sem quaisquer problemas.

Na realidade, isso significa que seu sistema de rede existente pode cooperar facilmente com uma nova plataforma descentralizada com a ajuda desta tecnologia.

Se você deseja desenvolver casos de uso muito mais rapidamente, você deve definitivamente verificar o Hyperledger Composer docs. De acordo com seus documentos, eles oferecem uma saída mais rápida, em que você obterá uma solução em semanas, em vez de esperar meses.

Acho que você já sabe que a estrutura interna do blockchain não é tão simples. E, em muitos casos, a maioria de vocês tem dificuldade em encontrar a equipe de desenvolvimento adequada para isso.

Assim, para ajudar a amenizar o problema, esta tecnologia oferece ferramentas simples que os desenvolvedores podem entender sem complicar o processo de codificação.

De qualquer forma, no momento, esta plataforma oferece suporte apenas à infraestrutura do Hyperledger Fabric. Portanto, se você usá-lo, terá que escolher o Fabric como o componente base. Mas, como parece que o Fabric oferece suporte a várias opções conectáveis, o Hyperledger Composer também.

Outros processos de validação que são adequados para o tecido Hyperledger também estão disponíveis nos conjuntos de ferramentas.

 

Modelando a Rede

É uma ótima notícia para empresas que desejam aproveitar o poder do blockchain de uma maneira fácil.

Além disso, os usuários finais podem obter acesso a pontos de acesso controlados e simples que estão diretamente conectados a essas blockchain para redes de negócios. Portanto, é um cenário onde todos ganham.

De acordo com os documentos do Hyperledger Composer, qualquer empresa pode configurar facilmente sua rede de negócios juntamente com a atribuição de certos ativos e transações.

Obviamente, conforme você vai modelá-lo, você decide como deseja que o ativo interaja com a transição. Além disso, outra parte bacana são os participantes, onde cada um terá uma identidade única. E então, vamos continuar com o próximo segmento do nosso guia, vamos?

 

Quais são os recursos do Hyperledger Composer?

Bem, existem três recursos principais do Composer. Eles estão –

Linguagem de modelagem simples

Eu sei que você precisa definir uma estrutura de modelagem para a implantação de qualquer rede de negócios. E com os documentos do Hyperledger Composer, você obtém um simples. A melhor parte é que você pode estruturá-lo usando uma das linguagens de programação simples mais populares do mundo – JavaScript.

Então, encontrar a equipe de desenvolvimento adequada para isso seria uma brisa fácil.

 

POCs rápidos reutilizáveis

Para cada tipo de caso de uso, você adiciona à sua plataforma e precisa redefinir os modelos de prova de conceito para isso. Para ajudá-lo neste aspecto, a plataforma oferece POCs prontos para produção que certamente irão lhe poupar uma enorme quantidade de tempo.

Pensando bem, todos eles são reutilizáveis ​​e também cobrem versões prontas para a web.

 

Integração de dados

Lembra como eu disse que é realmente fácil conectar seu sistema existente ao novo que você criará? Na realidade, a partir dos documentos do Hyperledger Composer, ele usa o recurso Loopback para fazer exatamente isso. Portanto, os problemas que você pode enfrentar em relação à substituição do sistema existente ou interconexão não será um problema agora em.

Qualquer desenvolvedor simplesmente adorará o processo de integração de dados desta ferramenta.

 

Como o Hyperledger Composer realmente funciona em cenários reais?

Bem, de acordo com os documentos do compositor Hyperledger, existem certas regras quando se trata de trabalhar na prática. Vamos esclarecer com um exemplo.

Vamos supor que um corretor de imóveis está modelando uma rede de negócios com base em seu setor. Então, para isso, ele pode realizar certas tarefas –

  • Participantes: Proprietários e compradores
  • Ativos: Listagens e casas
  • Transações: Criação e fechamento de listagens, junto com a venda ou compra de casas na plataforma

Então, você vê que este seria o modelo perfeito para qualquer corretora de imóveis no mercado. Obviamente, a empresa não precisa adicionar participantes de outros interesses.

Além disso, de acordo com os documentos do Hyperledger Composer, você pode restringir os participantes com base em suas funções. Por exemplo, como vendedor, você terá acesso a compradores potenciais, mas não a outros vendedores. Por outro lado, os compradores podem ver o que os vendedores estão vendendo, mas não o que os outros compradores estão comprando.

Na realidade, isso também pode ser aplicável a corretores de imóveis. Assim, o corretor de imóveis pode criar um aplicativo simples para vendedores e compradores que podem ver listagens ou fazer uma oferta sobre elas.

Mais ainda, você também pode vinculá-lo a um inventário em que novas casas se tornem um ativo. Por outro lado, os vendidos não constarão da lista de propriedades. Se sua empresa precisa de outras partes relevantes, você também pode registrá-las como participantes.

Na verdade, a melhor parte é que você pode fazer a rede do jeito que quiser. Portanto, não importa o que sua empresa seja, é relativamente fácil modelar uma tecnologia de razão distribuída com o Composer.

 

Capítulo 2: Conceitos-chave no Hyperledger Composer

O Hyperledger Composer é um programa de modelagem único que vem com linguagens de modelagem e APIs para definir redes de negócios. Com a ajuda do contrato inteligente do Hyperledger Composer, é simples oferecer aos participantes recursos de troca de ativos.

Aparentemente, com a ajuda do Playground deles, você pode facilmente experimentar do que se trata a ferramenta. Mais ainda, o contrato inteligente simplista do compositor Hyperledger certamente tornará menos demorado para modelar.

Bem, a melhor parte é que você pode obter um contrato inteligente do Hyperledger Composer em seu Playground hospedado. Na verdade, para isso, você não precisa de nenhuma instalação. Mas se quiser experimentar off-line, você terá que instalá-lo.

Na verdade, é uma boa opção para testar ou editar seu modelo de negócios off-line, em vez de on-line.

De qualquer forma, existem as Ferramentas do desenvolvedor que vêm com todos os recursos interessantes de desenvolvimento. Portanto, é uma solução perfeita para o desenvolvedor que gosta de entrar no blockchain para o paradigma empresarial.

De qualquer forma, antes de prosseguirmos, você precisa verificar alguns dos conceitos-chave do compositor Hyperledger. Vamos ver o que são!

 

Principais conceitos do Hyperledger Composer

  • Ativos

Principalmente os ativos são uma forma digital de quaisquer bens, propriedades ou serviços intangíveis ou tangíveis na rede. E tudo isso é armazenado nos registros. Na realidade, uma rede de negócios também pode ter qualquer tipo de ativo de acordo com a necessidade.

Por exemplo, ouro, habitação, terreno, documentos, etc. No entanto, você precisa se certificar de que todos os ativos têm identificadores exclusivos para ajudar a controlá-los. Além disso, você é livre para defini-los como quiser.

Desnecessário dizer que os ativos são essenciais para o funcionamento de uma rede de negócios. E com a ajuda do Composer, seria muito simples criar um.

 

  • Participantes

Em uma rede de negócios, os participantes são apenas membros desse sistema. Na realidade, eles são livres para possuir ativos e também participar no envio de transações. Mais ainda, você pode modelar participantes conforme suas necessidades de rede, como ativos.

Portanto, eles também precisariam de um identificador e de qualquer outra propriedade necessária. Assim, os participantes têm certos recursos quando participam do contrato inteligente do Hyperledger Composer.

Além disso, você pode mapear um participante para várias identidades para muitas redes.

 

  • Identidades

Bem, na plataforma, todas as identidades são uma combinação da chave privada e da certificação digital. Na realidade, todas as identidades são necessárias para transações na rede e mapeamento de um par participante no sistema.

Além disso, também é uma parte importante do contrato inteligente do Hyperledger Composer. De qualquer forma, uma única identidade está principalmente no cartão de visita. Além disso, se essa identidade for mapeada para um participante, esses participantes podem fazer transações nessa rede de negócios como o usuário.

 

  • Transações

As transações são absolutamente necessárias para o contrato inteligente do Hyperledger Composer. É um meio para interagir com o ativo na plataforma. Com a ajuda de transações, você pode enviar ou receber pagamentos ou alterar a propriedade de quaisquer ativos.

Além disso, você também pode dar um lance em um ativo em leilão. Mas você precisa ter autenticação adequada do Hyperledger Composer para fazer isso.

 

  • Consultas

Na realidade, com a ajuda das consultas, você pode retornar qualquer tipo de dado dentro do estado-mundo. Na realidade, uma rede de negócios é responsável por definir consultas, principalmente, ela beneficiaria sua organização com a simplificação de muitas coisas.

Além disso, ele só precisa de uma simples mudança de parâmetro para personalizar, por isso é muito fácil. Além disso, você também pode usar consultas para autenticação do Hyperledger Composer. Com a ajuda deles, você pode pesquisar rapidamente em seu banco de dados e obter o resultado conforme necessário.

Mas lembre-se de que você deve usar a API composer para enviar consultas.

 

  • Eventos

Em seu sistema de autenticação do Hyperledger Composer, eles definem um evento em suas redes de negócios da mesma forma que fazem para participantes e ativos.

Depois que os eventos forem definidos, as funções do processador de transação emitirão de volta para o sistema externo que algo de grande importância aconteceu na rede.

Quando os eventos estão sendo emitidos, outros pares podem se inscrever nesses eventos usando a API composer-client.

 

  • Controle de acesso

Bem, para manter todas as redes de negócios, é necessário haver regras de controle de acesso específicas. Na realidade, isso ajuda a manter quem tem acesso a quê. Além disso, ajudaria a controlar o acesso a certos ativos e condições onde os pares podem usá-los.

Normalmente, a linguagem de controle de acesso é uma forma direta de criar qualquer tipo de condição. Por exemplo, poderia dizer “apenas o proprietário de uma casa pode transferir a propriedade da casa”.

Além disso, para externalizar o controle de acesso, você pode facilmente processar lógicas, e seria fácil manter, desenvolver, depurar e inspecionar.

 

  • Blockchain State Storage

Todas as transações do sistema existirão no livro razão do blockchain. Além disso, em um evento, o estado atual dos participantes e ativos é mantido no banco de dados de estado do blockchain. Na realidade, é absolutamente necessário mantê-los armazenados para manter o consenso de forma adequada.

Assim, o blockchain distribuirá o razão entre os nós junto com o banco de dados de estado. Portanto, ele também atualizaria o razão e outros bancos de dados de estado na rede. Além disso, cada par usando ativamente o protocolo de consenso será principalmente responsável por atualizá-lo.

 

  • Placas de Rede Empresarial

Os cartões de rede comerciais são absolutamente necessários para a autenticação do Hyperledger Composer. Porque? Bem, porque basicamente, esses são a combinação de metadados, identidade e perfil de conexão. Na realidade, com a ajuda desses cartões de visita, você pode se conectar facilmente às redes de negócios.

Além disso, você também pode estender o recurso de identidade fora da rede para certas carteiras de identidades. Além disso, aqui, cada identidade se conectará a um perfil de conexão específico e rede de negócios.

 

  • Perfis de conexão

Na autenticação do Hyperledger Composer, ele usa principalmente perfis de conexão para definir a qual sistema eles precisam se conectar. Na realidade, o perfil de conexão é na verdade um documento JSON e faz parte do cartão de rede da empresa.

Mais ainda, todos os perfis são dos desenvolvedores do sistema ao qual se conectam. De qualquer forma, você só precisaria usá-los para fazer cartões de rede de negócios e explicar como se comunicar com eles.

 

  • Registro de Historiador

Você já se perguntou onde os registros de transações bem-sucedidas são armazenados? Bem, com a ajuda do registro do historiador, todos os registros de uma transação bem-sucedida são registrados no livro-razão. Na realidade, pense nisso como um sistema de registro especializado.

Além disso, também teria identidades e participantes que o submeteram, anexados à transação. Obviamente, ninguém sem uma autenticação do Hyperledger Composer pode enviar transações ou deixar participar delas. De qualquer forma, o sistema armazena as transações como ativos HistorianRecord.

Na realidade, o namespace do sistema definirá esta forma de ativo.

 

Capítulo 3: Arquitetura do Hyperledger Composer

Com a ajuda do aplicativo de amostra Hyperledger Composer, qualquer desenvolvedor ou arquiteto pode criar facilmente uma rede blockchain totalmente funcional.

Por exemplo, API REST para conectar aplicativos móveis ou da web a qualquer lógica de negócios blockchain, qualquer tipo de lógica de negócios que execute no blockchain, integração de banco de dados corporativo existente com a nova solução descentralizada, etc..

Na arquitetura do Hyperledger Composer, há um total de oito componentes de alto nível que você precisa conhecer. Vamos ver o que eles são –

  • Tempos de execução de execução
  • Servidor REST
  • Interface da Linha de comando
  • JavaScript SDK
  • Plug-ins do editor VSCode e Atom
  • Gerador de código Yeoman
  • Interface do usuário da web do Playground
  • Conector LoopBack

 

Tempos de execução de execução

No aplicativo de amostra Hyperledger Composer, ele oferece diferentes tempos de execução conectáveis. Além disso, agora tem principalmente três implementações de tempo de execução –

Hyperledger Fabric v1.2. Aqui, o armazenamento de estado está no livro-razão distribuído.

Implementação de tempo de execução integrado. Aqui, o tempo de execução é executado dentro de um processo Node.js. No entanto, este é adequado principalmente para teste de unidade de lógica de negócios. Além disso, o estado está no armazenamento de valores-chave na memória.

Implementação de tempo de execução da Web. Aqui, ele executa em uma página da web e funciona principalmente no Playground. Além disso, aqui, o Estado está no histórico do navegador local.

 

Perfis de conexão

Na realidade, os perfis de conexão ajudam principalmente a determinar como vincular com o tempo de execução de execução. Além disso, há muitas configurações para cada tipo de tempo de execução de execução.

Por exemplo, se você usar os tempos de execução do Hyperledger Fabric vs. 1.2, ele terá portas TCP / IP e endereços dos pares do Fabric. Além disso, ele também teria certificados criptográficos e muitos mais.

Como você já sabe, os perfis de conexão são parte da placa de rede de negócios e do aplicativo de amostra Hyperledger Composer.

 

JavaScript SDK

No aplicativo de amostra do Hyperledger Composer, há JavaScript SDK. Na realidade, o JavaScript SDK é um conjunto de diferentes APIs Node.js. Essas APIs ajudam os desenvolvedores a criar novos aplicativos que podem interagir e gerenciar a rede de negócios criada.

As APIs são geralmente divididas em dois módulos npm –

  • Composer-admin: Aqui, ele gerencia a rede de negócios, como atualização, inicialização ou instalação.
  • Cliente-compositor: Este executa principalmente operações de leitura, exclusão, criação e atualização em participantes e ativos. Além disso, ele também envia transações na rede de negócios.

 

Vamos verificar os detalhes desses componentes do aplicativo de amostra do Hyperledger Composer.

Compositor-cliente

Na realidade, este módulo é basicamente instalado na dependência local de qualquer aplicativo. Com sua ajuda, você pode se conectar a participantes, ativos ou enviar transações de uma rede de negócios. Então, este módulo é extremamente necessário.

Quando sua rede estivesse em produção, você precisaria deste módulo para adicionar uma dependência direta desse aplicativo.

 

Composer-admin

De qualquer forma, o módulo admin seguiria os mesmos passos do cliente um, mas aqui seria instalado no aplicativo administrativo. Usando este módulo, qualquer pessoa pode criar ou implantar redes de negócios ou alterar sua definição.

 

Interface da Linha de comando

A ferramenta de linha de comando ajudará administradores ou desenvolvedores a gerenciar ou implantar definições de rede de negócios. Portanto, também é uma parte importante do aplicativo de amostra do Hyperledger Composer.

 

Servidor REST

Bem, o servidor REST basicamente gera uma API Open ou Swagger REST API para a rede de negócios. Todo o processo de geração acontece automaticamente. Além disso, o servidor REST converteria o modelo do compositor para a rede de negócios usando uma definição de API aberta.

De qualquer forma, o tempo de execução principalmente lê, exclui, atualiza e cria participantes e ativos, o que permite que as transações sejam processadas ou enviadas.

 

Conector LoopBack

Basicamente, o servidor REST usa o Conector LoopBack. No entanto, muitas ferramentas de integração podem usá-lo de forma autônoma se forem compatíveis com LoopBack nativamente. Além disso, as ferramentas LoopBack também podem usá-lo para um nível mais avançado de personalização de APIs REST.

 

Interface do usuário da web do Playground

Este é relativamente importante na arquitetura. Na realidade, é uma interface de usuário da web para testar e definir redes de negócios. Além disso, garante que um analista de negócios faça um protótipo ou amostra da lógica de negócios que é executada no tempo de execução do Fabric ou na web.

 

Geradores de código Yeoman

O gerador de código Yeoman é uma estrutura de código aberto que gera o esqueleto de qualquer projeto, como –

  • aplicativo js
  • Aplicativo da web Angular
  • Rede de negócios esqueleto

 

Extensões VSCode e Atom Editor

As extensões do editor do VSCode e do Atom são, na verdade, a contribuição da vasta comunidade do Composer. De qualquer forma, o VSCode é uma extensão superpoderosa que pode validar arquivos ACL ou modelos do Composer. Ele também pode oferecer destaque de sintaxe, suporte a snippet e detecção de erros.

Por outro lado, o plugin Atom é mais de um nível básico e só pode destacar a sintaxe.

 

Capítulo 4: Processo de instalação do Hyperledger Composer

Bem, para executar a ferramenta você precisará ter o Composer instalado na rede. De qualquer forma, o Hyperledger Instalação do Composer principalmente é dividido em duas partes. Esses são –

  • Pré-requisitos
  • O ambiente de desenvolvimento

Para que ele funcione corretamente, primeiro você precisa instalar os pré-requisitos e, em seguida, o ambiente de desenvolvimento. De qualquer forma, vamos ver como isso é feito!

 

Instalando pré-requisitos

Bem, para instalar o Hyperledger Composer, você precisará ter o macOS ou Ubuntu no seu PC. Portanto, antes de prosseguir, certifique-se de ter qualquer um desses dois sistemas operacionais. Vou te dizer como instalar cada um deles.

 

Ubuntu

Na realidade, você precisaria de pelo menos 4 GB de RAM para executar o Fabric e o Composer em seu PC.

Estes são os seguintes componentes que você precisa para as ferramentas de desenvolvimento –

  • Sistemas operacionais: Ubuntu 16.04 LTS ou Linux 14.04. Aqui, ambos precisam ser de 64 bits. Além disso, você pode usar o Mac OS 10.12.
  • Docker-Compose: versão 1.8 ou mais
  • Docker-Engine: versão 17.03 ou mais
  • npm: v5.x
  • Python: 2.7.x
  • Nó: 8.9 ou mais (a nota versão 9 e mais não é compatível)
  • git: 2.9.x ou superior

 

Você pode usar qualquer editor de código de acordo com sua escolha, mas os desenvolvedores recomendam VSCode.

Se você deseja instalá-los usando Linux, certifique-se de seguir estes –

  • Não use root, em vez disso, faça login como um usuário normal.
  • Não use npm com sudo.
  • Quando você estiver instalando os pré-requisitos, primeiro use curl e, em seguida, descompacte com o sudo.
  • Ao executar o prereqs-ubuntu.sh, execute-o como um usuário normal. No entanto, ele pode solicitar a senha de root porque alguns de seus processos de instalação precisam usar root.
  • Não faça su para fazer root.
  • Não instale nós globalmente como root.

 

Você pode verificar o arquivos doc para obter mais informações sobre como baixar os pré-requisitos para a instalação do Hyperledger Composer.

 

Mac OS

Para instalar o MacOS Hyperledger Composer, você precisará instalar algumas dessas ferramentas antes de ir para o Composer. Esses são –

  • Apple Xcode e nvm.
  • macOS versão 10.12.

Bem, em primeiro lugar, você precisará instalar o nvm porque ele permitiria que você instale, alterne e atualize em diferentes versões do Node.js.

Além disso, você precisará instalar o Node, Docker e VSCode. De qualquer forma, você pode verificar o doc para entender completamente quais códigos executar para a instalação do Hyperledger Composer.

 

Instalando o Ambiente de Desenvolvimento

Você precisará seguir algumas dessas instruções para instalar as ferramentas de desenvolvimento do Hyperledger Composer. Então, vamos ver o que eles são.

 

Componentes que você precisa instalar

Em primeiro lugar, comece com as ferramentas CLI. Basicamente, existem algumas ferramentas CLI que são úteis, mas composer-cli seria a melhor opção. Em seguida, pegue o Yeoman, composer-rest-server e generator-hyperledger-composer. Mesmo que esses três não sejam a parte central do sistema, eles ainda são úteis.

Depois disso, você precisará instalar o Playground. Para isso, você precisará baixar o aplicativo do navegador e instalá-lo para teste e edição em sua máquina local.

Além disso, você terá que configurar seu IDE. Mesmo que você tenha um Playground para trabalhar na programação de sua rede de negócios, muitos de vocês adorariam trabalhar em um IDE.

Por último, você terá que instalar o Hyperledger Fabric, ele lhe dará a base de sua rede de negócios. Se precisar de mais informações sobre isso, você definitivamente deve verificar o docs.

 

Capítulo 5: Como usar o playground

O Hyperledger Composer Playground é uma interface de usuário robusta onde você pode implantar, configurar ou até mesmo testar sua rede de negócios. Além disso, com a ajuda de recursos avançados, você pode facilmente convidar outros participantes para sua rede.

Mais ainda, você será capaz de alterar o nível de segurança de sua rede e se conectar a outras redes de negócios lá fora.

Se você é relativamente novo no Hyperledger Composer Playground, recomendo que confira os tutoriais do Playground. É porque o tutorial certamente ajudará você a aprender como implantar, configurar ou até mesmo testar sua rede de negócios. E você precisa saber sobre isso antes de começar a interagir com as placas de rede de negócios.

Nota: Se você e outro usuário estiverem usando o Hyperledger Composer Playground para se conectar à mesma instância do Fabric, certifique-se de atualizar o navegador após a edição. Do contrário, é possível que sua edição não tenha sido salva. Quando você atualizar o navegador, ele aceitará as alterações feitas na rede. Na realidade, se você mudar a rede de negócios sem aceitar as mudanças de outros usuários, as mudanças serão perdidas para sempre.

 

Como navegar no Hyperledger Composer Playground

Página da rede de negócios

Ao iniciar o Playground, você evidentemente verá esta página primeiro. É a página de destino padrão desta ferramenta. Além disso, a partir daqui, você pode ver quais placas de rede empresarial você tem para usar. Na realidade, cada um dos cartões de rede empresarial forneceria todas as informações de que você precisa para se conectar a uma rede válida.

Depois de selecionar uma rede de negócios, você irá para a página Definir.

Em suma, a partir desta página, você poderá fazer muitas coisas. Esses são –

  • Conectando-se a uma rede empresarial existente:

Talvez você já tenha implantado uma rede empresarial e tenha um cartão para ela. Então, você pode simplesmente clicar no cartão e se conectar a essa rede de negócios.

  • Implantando uma nova rede de negócios:

Talvez seja a sua primeira vez no Hyperledger Composer Playground e você deseja implantar uma nova rede de negócios. Na realidade, há alguns exemplos de rede de negócios que podem ajudá-lo a modelar seu próprio sistema ou você pode apenas fazer um do zero.

  • Interagindo com cartões de rede de negócios:

Bem, você já sabe que os cartões de visita são o meio para se conectar a uma rede de negócios. Normalmente, é uma combinação de identidade e perfil. Normalmente, o cartão lhe dará a opção de excluir ou exportá-lo para até mesmo se conectar a outro sistema de negócios no Hyperledger Composer Playground.

  • Importando BNC:

Talvez tenha exportado um cartão de visita do Playground e agora queira importá-lo para outro. Então, tudo que você precisa é o arquivo .card do PC anterior e, em seguida, usar a opção “adicionar uma placa de rede comercial” para importá-lo.

  • Conectando-se usando um segredo de usuário e ID de usuário:

Na realidade, este funciona quando você já tem um segredo de usuário ou ID de usuário de seu administrador de rede. Então, para isso, basta usar a opção “Conectar usando credenciais” para entrar na aba e gerar o cartão necessário conforme a sua necessidade.

  • Confira o Tutorial do Playground:

Se você é novo na plataforma, deve verificar os tutoriais para pegar o jeito. Além disso, o tutorial definitivamente permitirá que você saiba como você pode criar a rede de negócios do zero e como você pode executar outras operações básicas.

 

Opções de rede de negócios

Depois de se conectar à rede, você terá duas opções – guia Definir e guia Teste.

Nestes dois, você pode realizar várias operações. Se você não alterar o nome da rede comercial, será basic-sample-network.

Vamos ver o que essas duas guias reservam para você.

 

A guia Definir

Com a ajuda da guia definir, você pode atualizar, editar ou até mesmo criar sua rede de negócios. Na verdade, na página, no canto esquerdo, você verá uma lista de arquivos que definiram sua rede de negócios.

Para ver o conteúdo desses arquivos, você precisa clicar neles e, em seguida, será aberta uma visualização do editor para você editar e ver. Além disso, se você quiser adicionar mais arquivos, basta clicar no botão Adicionar arquivo. Na realidade, você pode adicionar arquivos de script, arquivos de modelo, arquivos de consulta e arquivos de controle de acesso à sua rede.

Depois de alterar e adicionar arquivos, você pode implementar as mudanças com a ajuda do botão Implementar Mudanças no Hyperledger Composer Playground.

Depois de implementar as mudanças, você pode testá-las com a guia Teste. Além disso, você também pode exportar sua rede de negócios como um arquivo .bna.

Mas lembre-se do que eu disse antes, não se esqueça de atualizar para salvar as alterações.

 

A guia de teste

Bem, com a ajuda da guia Teste, você pode facilmente testar a rede implementada, por exemplo, como os tipos de participantes funcionam ou como os ativos estão funcionando ou até mesmo os processos de transação. No lado esquerdo da guia, você verá que todos os ativos e participantes estão em uma lista.

Além disso, ao selecionar qualquer um deles, será aberto um registro de onde você poderá ver todas as instâncias ativas. Se você ainda não tem participantes ou ativos na plataforma, os registros estariam vazios.

Por outro lado, você também pode criar quaisquer transações, ativos ou participantes correspondentes do registro.

Além disso, a partir do registro de todas as transações, você pode verificar todas as transações que aconteceram na rede. Além disso, você verá até mesmo transações que aconteceram no momento da criação de novos ativos ou participantes.

Além disso, para verificar se está funcionando corretamente ou não, você pode simplesmente enviar uma transação e ver o que aconteceu a partir dos registros. É uma ótima abordagem para descobrir qualquer transação com defeito ou qualquer erro de código.

 

Capítulo-6: Desenvolvendo uma Rede Blockchain de Negócios

Definição de Rede Empresarial

A Definição de Rede de Negócios é um dos principais conceitos do esquema de programação de múltiplas organizações do Hyperledger Composer. Na realidade, você os conhecerá na aula BusinessNetworkDefinition. Além disso, eles geralmente são definidos no composer-common-module, e tanto o administrador quanto o cliente podem exportá-lo.

Basicamente, ele possui três tipos de arquivos –

  • Arquivos de modelo
  • Arquivos JavaScript
  • Arquivos de controle de acesso

Na realidade, os arquivos de modelo permitem definir o domínio da rede. Por outro lado, os arquivos JavaScript contêm principalmente funções de processador para transações. Mais ainda, as funções do processador de transação são executadas no Fabric e teriam acesso aos registros de ativos.

Qualquer tipo de analista de múltiplas organizações do Hyperledger Composer pode criar os arquivos de modelo porque eles definiriam a própria estrutura de sua empresa.

Por outro lado, os arquivos JavaScript seriam a principal prioridade dos desenvolvedores porque retransmitiriam os requisitos dos analistas de negócios.

Por outro lado, os arquivos de controle de acesso controlariam o direito de acesso do participante a diferentes arquivos e funcionalidades da rede.

 

Desenvolvendo Redes de Negócios

O desenvolvimento de uma rede de negócios é um processo de várias etapas. Veja o que são por baixo.

  • Modelo

Os desenvolvedores das organizações múltiplas do Hyperledger Composer trabalhariam com os analistas de negócios para modelar seu domínio. Além disso, teria a linguagem de modelagem do Composer e forneceria a estrutura básica dos ativos e outros recursos.

 

  • Controle de acesso

Paralelamente ao modelo, os analistas técnicos ou desenvolvedores do Hyperledger Composer, várias organizações trabalhariam nas regras de controle de acesso. Na realidade, haveria várias condições e vários pontos de entrada de formato de nível para os nós.

 

  • Implantar

Depois de criar scripts, empacotar e controlar o acesso, os desenvolvedores podem implantar a rede e usar ferramentas de linha de comando para testá-la.

 

  • Teste

Bem, para o teste, é necessário haver um modelo ideal. Assim, os desenvolvedores podem usar os frameworks Chai ou Mocha para comparação. Eles também podem usar o Fabric por este motivo.

 

  • Integrar

Depois de todos os testes, o aplicativo front-end entra em ação. E assim, você pode usar o servidor REST para gerar API REST para o aplicativo front-end.

 

Desenvolvimento de aplicativos

Várias organizações do Hyperledger Composer precisariam ter acesso a dispositivos móveis, web ou Node.js desenvolvendo aplicativos. E é por isso que a ferramenta oferece suporte para criá-los na estrutura.

 

  • Escreva um aplicativo Node.js

Em primeiro lugar, você precisa desenvolver aplicativos Node.js para trabalhar com a plataforma de múltiplas organizações do Hyperledger Composer. Além disso, permitiria que você se conectasse à rede, atualize-a, exclua ativos, leia registros e muito mais.

 

  • Criar aplicativos da web

Você precisa ter certeza de que o aplicativo da web que deseja conectar à rede pode fazer uma chamada REST API. Na realidade, a melhor maneira é usar o servidor REST para gerar uma API para os aplicativos.

 

  • Inscrever-se em eventos

Certifique-se de que os aplicativos Node.js possam se inscrever em eventos no sistema. Como você já sabe, você definirá os eventos anteriormente, e eles serão emitidos quando as transações especificadas acontecerem na plataforma.

 

Integrando Sistemas Existentes

Você pode integrar qualquer sistemas existentes usando a API Loopback dos exemplos do Hyperledger Composer. Vamos ver como isso é feito para os exemplos do Hyperledger Composer.

  • Gere uma API REST usando o servidor REST.
  • Certifique-se de publicar eventos do servidor REST.
  • Adicionar processo de autenticação para o servidor REST.
  • Ative o servidor REST para o modo de vários usuários.
  • HTTPS e TLS garantiriam a segurança de seu servidor REST. Portanto, certifique-se de adicioná-los ou configurá-los corretamente.
  • Além disso, você pode implantar o servidor REST para que possa integrar qualquer solução de rede existente com o novo sistema.
  • Você pode personalizar o servidor RST da rede de negócios para implementar API REST personalizada para seus aplicativos.
  • O Node-RED permite que você envie, leia transações, atualize ou exclua ativos e se inscreva em eventos.
  • Você pode usar processadores de transações para chamar serviços HTTP ou REST externos para remover computação complexa do blockchain.

 

Capítulo 7: Gerenciando e diagnosticando problemas

Gerenciando a Solução

Os exemplos de gerenciamento do Hyperledger Composer referem-se principalmente ao gerenciamento de identidades e participantes. Mais ainda, esses dois elementos são o conceito central de qualquer sistema de blockchain corporativo.

 

  • Adicionando participantes

Você precisará adicionar os participantes à rede antes que eles possam fazer qualquer transação nos exemplos do Hyperledger Composer. Assim, os participantes irão criar ativos e até mesmo trocá-los com outros participantes do sistema.

 

  • Importando, Exportando e Criando BNC

Com a ajuda das ferramentas do Hyperledger Composer, criar uma placa de rede comercial é simplesmente fácil. Tudo o que você precisa é de uma combinação de identidades, certificados e perfis de conexão para fazer isso. Além disso, as ferramentas também ajudam a exportar, importar outros BNCs.

 

  • Emita uma identidade para um participante

Você pode emitir uma identidade para um participante com a ajuda da linha de comando ou API das ferramentas do Hyperledger Composer. Portanto, ao emitir uma nova identidade, o participante teria permissão para interagir com o sistema.

 

  • Vinculando um participante a uma identidade existente

Talvez você já tenha feito uma identidade com a ajuda das ferramentas do Hyperledger Composer. Então, agora você só precisa conectar um participante a ele. Bem, para isso você pode usar linha de comando ou API, as mesmas instruções para fazer a identidade.

 

  • Lista de todas as identidades

Para manter um sistema de gerenciamento de identidade adequado, você precisará mapear todos os participantes junto com as identidades. Então, pegue uma lista e analise-as em relação às identidades para ter certeza de que isso aconteça.

 

  • Revogando um Participante de uma Identidade

Em caso de violação das regras, você pode cancelar a identidade de um participante. Portanto, o participante não pode mais entrar na rede empresarial ou mesmo interagir com ela.

 

Diagnosticando Problemas

As ferramentas do Hyperledger Composer usam o módulo de registro Winston e, além disso, processariam o módulo Config para verificar as informações de configuração também. Na realidade, se não encontrar nada, ele usará as configurações padrão.

No entanto, você precisa saber que se ele não encontrar um arquivo de configuração, ele emitirá uma mensagem de aviso. Basicamente, ele dirá que não conseguiu encontrar nenhuma configuração no diretório. Por outro lado, se você estiver satisfeito com os padrões, poderá suprimir a mensagem com variáveis ​​de ambiente.

 

Diagnosticando um problema

Com a ajuda das ferramentas do Hyperledger Composer, você pode diagnosticar facilmente quaisquer erros no sistema. Caso haja algo errado com um aplicativo, você pode obter um diagnóstico. Mas você tem que lembrar que você precisaria de uma estrutura de registro para obter o diagnóstico.

 

Basicamente, existem 2 tipos de contêineres para registro –

  • O contêiner onde o aplicativo está sendo executado
  • O contêiner de código de cadeia onde as transações são executadas

 

Configuração Padrão

Na estrutura, você verá as informações registradas em todos os seguintes níveis –

  • Avisar
  • Erro
  • Verboso
  • Informações
  • Depurar

De qualquer forma, os logs de saída ou entrada são produzidos principalmente no final ou no início de uma função. Então, você os obterá no nível de depuração.

 

Como controlar o que é produzido?

Se você deseja controlar a localização ou o tipo de informação produzida após o diagnóstico com as ferramentas do Hyperledger Composer, você pode usar uma configuração JSON simples. Então, com a ajuda do módulo Config, você pode facilmente estruturar o arquivo JSON.

Com este controle, você pode obter –

  • Em que nível as mensagens irão produzir?
  • Para onde iriam as mensagens?

 

Capítulo 8: Tutoriais do Hyperledger Composer

Tutorial de parque infantil

Para ajudá-lo, eles oferecem um tutorial completo do Playground Hyperledger Composer. Usando o processo, você pode saber facilmente como usar a plataforma. Vou descrever brevemente aqui.

 

  • Etapa um: iniciar o Composer Playground

Bem, em primeiro lugar no tutorial do Hyperledger Composer, você terá que iniciar o Playground. Na realidade, você pode obter acesso à tela da rede comercial assim que ela abrir.

  • Etapa dois: criar uma rede de negócios

Em seguida, você terá que criar uma rede de negócios. Então, para isso, você pode escolher um modelo, ou você pode importar seu próprio modelo também.

  • Etapa três: conectar-se à rede empresarial

Depois de criar, você verá uma placa de rede comercial. Portanto, você precisa clicar no kit para se conectar à rede. Há também outro tutorial do Hyperledger Composer aqui para obter informações sobre as opções de vinculação de carteira.

  • Etapa quatro: adicionar arquivos de modelo

Depois de entrar, vá para a guia definir e crie arquivos de modelo ou até mesmo edite-os como desejar. Além disso, há um modelo para você verificar.

  • Etapa cinco: adicionar arquivos de script do processador de transações

Depois de definir os arquivos de modelo, você pode passar para os arquivos de lógica de transação para a rede. Na realidade, ele usa principalmente funções JavaScript. Todas as funções seriam executadas quando uma transação fosse processada.

  • Etapa seis: controlar o acesso

Com a ajuda dos arquivos de controle de acesso, você pode definir as regras e restringir o acesso a certas partes da rede.

  • Etapa sete: implantar a rede de negócios

Depois de ter todos os arquivos de controle de acesso, arquivos de modelo e script prontos, você pode implantar a rede para testá-la.

  • Etapa Oito: Teste a Definição de Rede

Primeiro teste a definição de rede criando participantes, ativos e negociando online.

  • Etapa Nove: Criar Participantes

Na realidade, adicione rapidamente dois participantes na rede para que você possa compartilhar ativos entre eles e ver os resultados.

  • Etapa dez: criar ativos

Depois disso, crie ativos e torne um dos participantes o proprietário desse ativo para que o nó possa transacionar o ativo.

  • Etapa Onze: Transferir Ativos

Além disso, transfira parte dos ativos para o outro participante e verifique o resultado. Você pode repetir vice-versa também.

Depois disso, você finalmente saberia se sua plataforma funciona melhor ou não.

 

Outros tutoriais para examinar

Há também o tutorial do Hyperledger Composer para desenvolvedores que precisam saber sobre o aspecto técnico das soluções. Com a ajuda destes tutoriais, os desenvolvedores podem até ajustá-lo e torná-lo como quiserem.

Fora isso, há também consultas Tutorial do Hyperledger Composer. Neste, você aprenderá como usar a REST API ou Composer Query Language.

Na realidade, a linguagem de consulta pode filtrar o resultado de qualquer critério e até mesmo invocar certas transições. Por exemplo, ele invocaria quaisquer operações de remoção de ativos ou atualização dos conjuntos de resultados.

Você pode encontrar os arquivos de consulta no diretório pai, eles teriam uma extensão de arquivo chamada.qry na rede empresarial. Assim, para que você lide com as funções de consulta perfeitamente, você pode usar o tutorial do Hyperledger Composer como seu guia.

 

Capítulo 9: Nota Final

Parece que atingimos o ponto final de nosso guia do Hyperledger Composer. Na realidade, os exemplos do Hyperledger Composer podem ser uma excelente opção para você se você deseja lançar uma rede blockchain rapidamente.

Como você pode ver, lançar uma rede blockchain é relativamente fácil com a ajuda de seu Playground. E então, testar novos exemplos do Hyperledger Composer é uma ótima opção aqui. Não só você pode configurar tudo, mas também obter suporte de manutenção.

Para te ajudar, já dei todas as informações de que você precisa para fazer a última ligação. Além disso, com a ajuda do tutorial do Hyperledger Composer, aprender a usá-lo seria uma tarefa fácil.

Infelizmente, eles anunciaram recentemente que colocariam uma pausa no desenvolvimento do Compose. Mas por que? Bem, o Hyperledger Composer é uma ferramenta robusta, mas continuar adicionando mais recursos a ele está tornando-o mais complicado.

A ideia de usar essa ferramenta era simplificar o processo de implantação de uma rede de negócios. Mas se adicionar mais recursos contradiz isso, não será a melhor ferramenta, não é??

Assim, para ter certeza, você ainda pode usá-lo para continuar implantando a rede, eles irão adicionar os recursos no Hyperledger Fabric. Como o Composer precisa do Fabric para funcionar, qualquer recurso que forneça acesso a ele do Composer também. No entanto, você não obterá nenhum elemento distrativo na própria ferramenta.

Mas de acordo com sua postagem, se alguém quiser adicionar um recurso, pode enviar sua versão desenvolvida para sua comunidade.

De qualquer forma, espero que o guia tenha ajudado de alguma forma, e agora você sabe como ele realmente funciona.