O que são trocas atômicas? O futuro da tecnologia Blockchain
A troca atômica é frequentemente classificada como uma tecnologia ou conceito revolucionário mais recente que tem o potencial de mudar os sistemas financeiros nos próximos anos. De acordo com os especialistas, a implementação do Atomic Swap em uma escala mais ampla também pode influenciar como as transferências de dinheiro funcionam nos dias atuais..
É uma nova tecnologia que permite que as pessoas transfiram moedas ou negociem umas com as outras no blockchain ou fora do blockchain sem envolver quaisquer trocas ou terceiros. As transferências podem ser apenas de carteira para carteira, para torná-las mais simples e rápidas para as pessoas.
O que são Atomic Swaps?
Em palavras simples, é um contrato inteligente, ou você pode chamá-lo de tecnologia de contrato inteligente que permite a troca de uma criptomoeda por outra entre duas ou mais pessoas sem envolver qualquer troca centralizada.
Isso significa que, para troca ou troca de criptomoedas, você não precisa de intermediários centralizados. Você pode executar a troca atômica entre duas cadeias de blocos diferentes com moedas nativas diferentes ou implementá-la fora da cadeia. Isso significa que você não depende mais do blockchain. É por isso que também é chamado de comércio de cadeia cruzada.
Swaps Atômicos Simplesmente Explicados Infográfico
Troca atômica: um pouco de história
Desde o início do blockchain e da criptomoeda, as pessoas estavam trabalhando no conceito de troca de criptomoeda ponto a ponto ou uma troca sem confiança. O primeiro rascunho do protocolo de troca sem confiança foi criado em 2012 por Sergio Demian Lerner.
No entanto, o conceito não obteve muita popularidade na época. O verdadeiro avanço foi em maio de 2013, quando o Tier Nolan apresentou um primeiro relato completo das trocas atômicas e explicou como elas funcionam. É por isso que, mesmo quando o primeiro rascunho era de Lerner, é Nolan conhecido como o criador de Atomic Swaps.
-
Primeira troca atômica
Tenha isso em mente, tudo isso era uma teoria até setembro de 2017. Foi a época em que primeira troca atômica ocorreu entre Litecoin e Decred. Hoje, várias startups e trocas descentralizadas permitem que seus usuários troquem criptomoedas usando trocas Atômicas, que incluem Lighting Labs, Altcoin.io, Komodo e 0x. No entanto, a Troca Atômica Litecoin é considerada como a primeira transação de Troca Atômica relatada.
Chega de história? Vejamos como as trocas atômicas funcionam, o que é blockchain de troca atômica, quais são os benefícios das trocas atômicas e como as trocas atômicas podem revolucionar as futuras trocas de moeda e até mesmo o comércio.
Por que houve a necessidade de trocas atômicas?
Para começar, o processo atual de troca de criptomoedas é frequentemente complexo e demorado. Isso é frequentemente considerado como um dos principais obstáculos que impedem que a criptografia se torne dominante.
Então, como podemos negociar criptomoedas agora? Usamos trocas online, também chamadas de troca de moeda digital (DCE). Existem mais de 200 bolsas centralizadas que permitem que comerciantes ou investidores comprem, vendam e negociem criptomoedas.
Então qual é o problema? Existem alguns problemas com esta configuração e é por isso que precisamos de alternativas melhores, como Atomic Swaps.
-
Trabalho dentro das regulamentações governamentais
Essas trocas são registradas em diferentes países e devem seguir os regulamentos do país em que estão registradas. É por isso que os termos e condições, bem como os recursos, e o número de moedas variam de acordo com o país de origem.
Uma certa mudança na política governamental pode obrigar essas bolsas a alterar seus termos ou mesmo a confiscar suas operações. Um exemplo é a China, onde houve uma repressão do governo às trocas de criptografia em 2017. Isso resultou em muitas trocas confiscando suas operações durante a noite, ou outras mudando para países estrangeiros.
-
Vulnerável a mudanças na demanda
Quando há um aumento repentino na demanda, muitas bolsas não têm a capacidade de lidar com isso. Nesses casos, a maioria enfrenta o tempo de inatividade e, no processo, contribui para a flutuação de preços.
-
Golpes e má gestão
O aumento repentino das trocas de criptografia e o interesse das pessoas comuns no comércio de criptografia também tornam a indústria o paraíso para os golpistas. Muitas trocas falsas apareceram online nos últimos anos, ganharam dinheiro e desapareceram da noite para o dia.
Em alguns casos, a gestão apenas bagunçou e causou perdas financeiras aos investidores, enquanto em outros casos, as bolsas centralizadas foram hackeadas. Em alguns casos, como no caso do Coincheck, mais de US $ 550 em criptomoeda foi hackeado.
Por causa dessas questões, os investidores estão procurando opções mais seguras que não sejam baseadas em bolsas centralizadas. Os swaps atômicos são exatamente o que muitos investidores procuram.
Explicação das trocas atômicas
Para começar, as trocas atômicas não são baseadas ou dependentes de qualquer blockchain de troca atômica em particular. Pode ocorrer entre o blockchain com diferentes criptomoedas ou fora da cadeia, ou seja, sem usar o blockchain.
Aqui está a definição básica:
“É o processo de troca ponto a ponto de duas criptomoedas entre duas partes, sem usar nenhum serviço de terceiros como troca de criptografia.
Então, como os usuários trocam criptomoedas sem usar uma troca centralizada? Eles usam as chaves privadas que podem controlar durante o processo para fazer uma troca.
Como funcionam as trocas atômicas?
Vamos explorar em detalhes como isso funciona. Muitos de vocês podem se perguntar, sem uma troca centralizada, como funcionam as trocas atômicas e como as partes envolvidas podem mantê-las seguras. Aqui está a resposta detalhada.
Para tornar a troca e o processo seguros, ambas as partes compartilham um segredo que devem fornecer sempre que necessário durante o processo. Como apenas as partes envolvidas conhecem o segredo, nenhum terceiro pode acessar a criptomoeda ou fazer parte da troca.
As partes só compartilham ou trocam os criptos se os segredos fornecidos forem os mesmos. Veja, a ideia por trás das Atomic Swaps é muito simples. No entanto, como as trocas atômicas funcionam neste conceito?
Para tornar esta ideia única uma realidade, são usados HTLCs, também conhecidos como Contratos de Hashed Timelock. Eles também são conhecidos como a forma especial de canais de pagamento que são usados como canais de estado fora da cadeia para Atomic Swaps ou outros pagamentos.
Dessa forma, usando HTLCs, as duas partes podem se comunicar usando o canal fora da cadeia em vez de usar o blockchain.
Contratos Hashed Timelock (HTLCs) são um tipo de contratos inteligentes que são usados basicamente para eliminar o risco da contraparte. Isso permite transações com limite de tempo entre as duas partes, assim como no caso de Atomic Swaps que também são com limite de tempo.
O que significa uma transação com limite de tempo? Isso significa que quando um destinatário na outra extremidade da transação é obrigado a reconhecer a transação, ele precisa fornecer uma prova criptográfica (o conceito do segredo que discutimos acima). A pessoa também precisa fornecer essa prova criptográfica dentro de um prazo. Não fazer isso tornará a transação nula e sem efeito.
HTLCs são usados em Atomic Swaps, bem como pela Bitcoin’s Lightning Network.
Explicação das trocas atômicas: como funcionam os contratos de bloqueio de tempo com hash?
Contratos de Hashed Timelock também são um tipo de transação em uma rede blockchain, mas com várias diferenças. Uma dessas diferenças é o uso de múltiplas assinaturas, que normalmente é uma chave privada, que é usada para validar a transação.
No entanto, o que o torna único em relação a outras transações é o uso de hashlock. Então, o que é hashlock?
Quando o originador da transação define uma chave criptográfica, o hashlock é uma versão embaralhada dessa mesma chave que é usada pelo destinatário para desbloquear o hash. Isso significa que quando o originador na troca atômica inicia uma chave – a pessoa faz o hash dela. Em seguida, é armazenado como uma pré-imagem e é revelado apenas no momento da transação final.
Além do hashlock, ele também usa o timelock. Contratos de bloqueio de tempo com hash usam dois tipos diferentes de bloqueios de tempo durante uma troca atômica.
-
CheckLockTimeVerify (CLTV):
Esta é uma base de tempo ou uma restrição de tempo usada para bloquear e liberar bitcoins ou qualquer outra criptografia de troca atômica. O que isto significa? Isso significa que as moedas são liberadas apenas em um momento específico durante uma transação ou o canal estadual será fechado após um determinado momento.
Por exemplo, os dois participantes podem decidir fechar a transação após duas horas.
-
CheckSequenceVerify (CSV):
Não depende do tempo, mas usa o número de blocos gerados para acompanhar e decidir quando liberar moedas ou finalizar a transação.
Por exemplo, os dois participantes podem decidir fechar a transação após $ 500 em transações terem sido feitas.
O HTLC também permite que o destinatário perca o pagamento que recebeu e pode devolvê-lo ao pagador. No geral, é um sistema de transação com várias assinaturas que garante que ambas as partes permaneçam responsáveis pela transação para torná-la segura e segura.
Como o Hashlock é gerado?
Hashlock pode ser gerado seguindo estas etapas simples.
- Você pode escolher um número aleatório, mas grande, chamado Pré-imagem. Para você, esta é a senha secreta.
- Você então usa a pré-imagem para calcular o hash, que é outro número.
- Em seguida, você cria um contrato inteligente e o envia para a outra parte. O contrato que você envia está bloqueado com o hash que você criou usando preimage.
- A outra parte só pode liberar as moedas Atomic Swap se puder mostrar a pré-imagem que você usa para mapear o hash.
Isso significa que, para desbloquear a carteira no caso de trocas atômicas, a outra parte deve precisar de uma pré-imagem, que apenas a parte que origina a carteira pode dar a ele.
Troca atômica e use se Hashed Timelock Contratos: um exemplo
Vamos supor que o Sr. A e o Sr. B desejam trocar criptografia usando Atomic Swap em vez de uma troca centralizada. Então, o que eles precisam fazer?
O Sr. A possui bitcoin que deseja trocar com o litecoin do Sr. B. Aqui estão as etapas que eles precisam seguir:
Passo 1: O Sr. A gera um hash usando sua chave privada e o envia ao Sr. B usando um canal aberto entre ambas as partes. O Sr. A também gera uma pré-imagem do hash. Isso pode ser feito criando uma transação nominal. Esta pré-imagem é posteriormente usada para finalizar ou validar a transação.
Passo 2: O Sr. B, em resposta, gera seu próprio hash usando sua chave privada e o envia ao Sr. A. Ele também gera uma pré-imagem do hash, assim como o Sr. A fez na primeira etapa.
Etapa 3: Assim que o Sr. A recebe a transação de litecoin do Sr. B, o Sr. A agora a assina usando a mesma chave original que possui na forma de pré-imagem. O mesmo processo que o Sr. B repete com a transação de bitcoin do Sr. A.
É isso! A transação é feita em ambas as extremidades.
Explicação das trocas atômicas: um exemplo da vida real
Para melhor compreensão, vamos explicar o que aconteceu acima com um exemplo da vida real.
Por exemplo, o Sr. A deseja negociar suas moedas de ouro com o Sr. B dólares. Então, como isso acontece se usarmos a mesma técnica de troca atômica?
Vamos considerar que o endereço em que depositaram suas moedas no exemplo acima são cofres. Ao depositar seus endereços com as moedas criptográficas, eles colocam os cofres no mercado, como na rua, mas ninguém pode acessar o conteúdo seguro porque só eles têm a chave para abri-lo.
Então, MR. A e o Sr. B compartilham a localização de seus cofres – ambos olham para o conteúdo um do outro se eles realmente contêm o que foi prometido.
Agora, os dois precisam apertar botões, ou seja, a chave privada ao mesmo tempo para abrir o cofre. As portas do cofre só se abrem quando ambos pressionam o botão. Se apenas uma das partes apertar o botão, o cofre não abrirá.
Os cofres também abrem por um período limitado e ambas as partes devem fazer a transação dentro do tempo permitido, após o qual a porta será fechada novamente. É por isso que é uma transação segura, uma vez que acontece quando ambas as partes concordam ou simplesmente não acontecem. Não há nada parcial na transação.
Qual é a diferença entre as trocas atômicas fora da cadeia e na cadeia?
Já mencionamos que as Atomic Swaps podem ocorrer tanto no blockchain quanto fora dele. As Atomic Swaps que ocorrem na blockchain são chamadas on-chain, e aquelas que ocorrem fora da blockchain são chamadas off-chain.
Quando ocorre a troca atômica na cadeia, os blockchains devem oferecer suporte a HTLC e as moedas devem ter o mesmo algoritmo de hash.
Por outro lado, as Trocas Atômicas fora da cadeia ocorrem usando a camada 2, que é um nome para um canal aberto fora da cadeia entre duas partes. Um exemplo é a primeira troca atômica que ocorreu entre Litecoin e Bitcoin e usou Bitcoin Lightning Network em vez de blockchain.
O que é Atomic Swap Lightning Network e como funciona?
Lightning Network é o principal exemplo de solução de segunda camada para trocas atômicas fora da cadeia.
Atomic Swap Lighting Network é na verdade uma rede de canais de pagamento fora da cadeia que você pode usar para Atomic Swap.
Os canais usam o mecanismo MultiSig (multi-assinatura) para gerar uma transação. Por exemplo, uma transação precisa de mais de uma chave privada de ambas as partes para validar e ocorrer.
O que isto significa? Essa Lightning Network segue um mecanismo que requer ambas as partes
Quais são os benefícios das trocas atômicas?
Como mencionado anteriormente, as trocas atômicas são uma boa alternativa para as trocas criptográficas tradicionais e fornecem uma solução melhor para algumas das limitações que você enfrenta ao usar essas trocas.
No entanto, há muito mais nas Trocas Atômicas. Aqui estão alguns dos benefícios mais conhecidos das Trocas Atômicas.
- O Atomic Swap oferece uma solução eficaz para o problema de interoperabilidade entre diferentes moedas e ativos digitais. A troca atômica é o primeiro passo para conectar diferentes moedas e criptomoedas e permitir que negociem de forma independente.
- Isso permite que você economize dinheiro. Quão? Ao evitar as taxas e outras cobranças, você precisa pagar quando estiver usando uma troca. Às vezes, quando você retira as moedas de sua carteira, eles até cobram taxas ocultas, já que muitas dessas trocas têm uma estrutura de taxas questionável. Além disso, você também tem que enfrentar o risco de trocas falsas e fraudulentas, o que não é o caso com Atomic Swaps.
- Na maioria das transações criptográficas, especialmente se a transação for entre criptomoedas menos conhecidas, você precisa primeiro comprar Bitcoin como um token intermediário, o que é uma dor. Por exemplo, se você está vendendo Litecoin para comprar Tezos, primeiro você precisa comprar Bitcoin. Depois de ter Bitcoin, agora você pode vendê-los para comprar Tezos. Irritante, não é? No entanto, com Atomic Swaps, você pode apenas negociar diretamente com as criptomoedas que possui.
Mais benefícios:
- As Trocas Atômicas tornam a troca direta de carteira a carteira uma possibilidade que torna a troca mais rápida, segura e barata. Isso também ajudará você a contornar os regulamentos aos quais as trocas estão sujeitas.
- O Atomic Swaps torna as transações e trocas muito mais rápidas, pois ignora todas as etapas, processos de registro, confirmações e validações exigidos nas trocas tradicionais. Você pode fazer a troca imediatamente.
- As trocas centralizadas tradicionais geralmente correm o risco de um ataque ou hack online. Como não há terceiros envolvidos na troca atômica e o canal entre as duas partes é seguro, o processo é seguro.
- Os Atomic Swaps oferecem a oportunidade de trocar criptomoedas e moedas em um ambiente descentralizado sem taxas e confiança.
- Com a maneira mais fácil, rápida e barata de trocar criptomoedas, os investidores têm a oportunidade de diversificar seus investimentos. A essa altura, a maioria das pessoas investe em uma ou duas criptomoedas e evita trocá-las por outras devido às taxas e ao risco envolvido. Com Atomic Swaps, a troca de criptomoedas é quase gratuita e sem riscos.
- Você não precisa fornecer suas informações pessoais ou passar por um processo de verificação como nas trocas de criptografia para que possa manter sua identidade privada.
Resumo de benefícios
Aqui está um breve resumo dos benefícios do Atomic Swaps:
- Transações instantâneas
- Custos mais baixos
- Seguro
- Troca ponto a ponto sem qualquer intermediário
- Transparente
Qual é a diferença entre troca atômica e troca?
Já discutimos muito sobre as diferenças entre os dois. No entanto, nesta seção, faremos uma rápida comparação entre troca atômica e troca para ajudar os leitores a entender melhor os dois conceitos.
Troca Atômica | Crypto Exchange | |
Custo | Taxa de transação baixa | Normalmente, altas taxas e encargos ocultos envolvidos. |
Termos | Transações instantâneas | A necessidade de criar uma conta, validar ou confirmar sua transação, depositar moedas, processar retiradas e outras etapas leva tempo. |
Token intermediário | Não há necessidade de comprar um token intermediário. | Na maioria dos casos, é necessário comprar um token intermediário como Bitcoin para negociar entre criptomoedas menos conhecidas. |
Modelo | Descentralizado | Centralizado |
Seguro | Uma transação segura entre duas partes. | As trocas estão abertas a regulamentações, bem como hacks e ataques online. |
Há alguma limitação de troca atômica?
O Atomic Swap é um conceito ainda em sua infância e em evolução. Então, sim, existem algumas limitações nas quais os especialistas ainda estão trabalhando. Aqui estão alguns problemas-chave com Atomic Swaps.
-
Adaptabilidade.
Devido às condições que cada criptomoeda precisa para Atomic Swap, você não pode usar Atomic Swap para cada criptomoeda ainda.
Por exemplo, há um total de três condições que cada criptomoeda deve atender.
- Ambas as criptomoedas que você deseja trocar e com as quais trocar devem ter um algoritmo de hash. O algoritmo hash também deve ser inerente a ambas as criptomoedas.
- Você também precisa se certificar de que ambas as criptomoedas também podem iniciar contratos de bloqueio de tempo com hash (HTLCs).
- As criptomoedas também devem ter funcionalidades de programação especializadas.
Por enquanto, não existem muitas criptomoedas que atendam a todas as condições acima. Isso, infelizmente, limita o número de criptomoedas que você pode usar para Atomic Swaps.
Parece que precisamos esperar mais algum tempo antes que esta tecnologia se torne popular.
-
Incapacidade de lidar com grande volume de dados
A velocidade é uma espécie de vantagem das Trocas Atômicas, mas não muito quando você deseja transferir muitas moedas. Ainda há muitos aprimoramentos necessários antes que ele possa ser rápido o suficiente para dados maiores também.
-
Não compatível o suficiente
Nem todas as carteiras são compatíveis com Atomic Swaps. No entanto, está aumentando o número de carteiras que agora podem funcionar com Atomic Swaps, enquanto outras estão planejando adotar a tecnologia de troca atômica, mas ainda esperamos algum tempo antes que a tecnologia se torne popular.
Por enquanto, o número de carteiras que podem suportar Atomic Swaps é muito baixo.
Em suma, a tecnologia parece precisar de um pouco mais de tempo para se realizar como o principal concorrente das trocas de criptografia ou para se tornar mainstream. Até então, podemos ter que esperar mais algum tempo.
Além disso, os Atomic Swaps também não podem funcionar com criptomoedas que não suportam contratos inteligentes.
Quais são alguns blockchain de troca atômica populares?
Aqui estão alguns exemplos de como alguns blockchains Atomic Swap se tornaram um sucesso. Além disso, como algumas trocas possibilitam que seus usuários usem a tecnologia Atomic Swap em suas plataformas.
-
Troca Atômica de Komodo
Komodo é provavelmente a primeira troca de troca atômica que permite que seus usuários aproveitem o recurso. Ao contrário das trocas tradicionais, também é uma troca descentralizada.
Na verdade, é a equipe por trás da Komodo que coloca seus esforços e investe seu tempo na ideia de Atomic Swaps. Depois que Nolan apresentou a ideia em teoria, foi a equipe de desenvolvimento da Komodo, como o desenvolvedor líder jl777, que escreveu o código para a primeira troca atômica.
Mesmo que o código estivesse disponível apenas para Atomic Swaps entre ativos NXT inicialmente, mas depois o código foi aprimorado para trocar ativos NXT usando Atomic Swaps com moedas de protocolos Bitcoin.
Foi também Komodo que deu os primeiros passos sérios para trazer Atomic Swaps para o uso comum. Em 2017, eles desenvolveram a primeira GUI para um mercado de criptografia totalmente Atomic Swap, chamado BarterDEX.
A Komodo executou milhares de Atomic Swaps entre várias criptomoedas e integrou dezenas de Atomic Swap moedas. Isso permite que os usuários negociem um bom número de moedas Atomic Swap sem usar as trocas tradicionais.
Além disso, a Komodo também desenvolveu uma tecnologia para usar Atomic Swap com servidores Ethereum. Era fevereiro de 2018 quando Komodo conectou moedas de protocolo Bitcoin com Ethereum, permitindo a troca atômica entre dois blockchains diferentes. A primeira dessas Trocas Atômicas foi entre DOGE e ETH.
A boa notícia é que Komodo agora suporta quase 95% de todas as moedas e tokens disponíveis. Isso significa que você pode usar Komodo para quase todas as moedas Atomic Swap. Até agora, o Komodo BarterDEX já hospedou centenas de milhares de Atomic Swaps em sua plataforma.
Como funciona a troca atômica de Komodo?
Para ter uma ideia melhor sobre como funciona a troca atômica de Komodo, vamos considerar um exemplo.
Se o Sr. A quiser negociar alguns bitcoins com KMD, que são tokens Komodo, esse MR B possui, então o que MR. Tem que fazer?
Aqui estão as etapas simples:
Passo 1
O Sr. A coloca uma ordem de negociação com informações sobre o que ele possui, o que deseja em troca, a quantidade e informações semelhantes.
Passo 2
O Sr. B acha a oportunidade de negociação atraente e aceita o pedido.
Etapa 3:
Lembre-se de que o BarterDex cobra taxas de 0,15% do valor total da negociação, com as quais o Sr. B deve concordar quando aceitar o pedido.
Passo 4:
Primeiro, o Sr. B tem que pagar as taxas, após o que, a troca atômica ocorre.
O Sr. A então envia o depósito que deve valer 112% do valor real do pedido postado para garantir o endereço. Os fundos estão seguros, pois ninguém pode acessar os fundos a menos que a negociação seja concluída ou o período de tempo definido para a negociação se esgote.
Etapa 5:
O Sr. B repete o mesmo processo, enviando o depósito KMD que possui para um endereço seguro.
Etapa 6:
Caso alguma das partes mude de ideia, o tempo acabará e a negociação será cancelada mesmo após o depósito das moedas no endereço. Nesse caso, ambas as partes recebem suas moedas de volta.
Etapa 7:
O Sr. A envia o depósito de Bitcoin para o Sr. B, e obtém acesso ao depósito de KMD por MR. B.
Etapa 8:
Ambas as partes recebem seus tokens e a troca é feita.
A capacidade que você tem na plataforma Komodo de trocar moedas entre duas blockchain diferentes também é o primeiro grande passo para a interoperabilidade da blockchain. No passado, a troca de moedas entre duas blockchains diferentes não era possível.
Com Atomic Swaps, agora é possível negociar moedas de protocolo BTC com tokens ERC-20 baseados em Ethereum. Além disso, o Komodo também apresenta novos Contrato Inteligente Cruzado tecnologia que oferece fungibilidade cruzada e provas de transação.
-
Bitcoin Atom
Um dos blockchains mais populares do Atomic Swap é o Bitcoin Swap, também conhecido como BCA. É um fork do Bitcoin habilitado para SegWit que apresenta consenso híbrido e opção de troca atômica em cadeia. Ele usa o mesmo procedimento que discutimos na seção como as trocas atômicas funcionam.
Por exemplo, ele permite que você troque criptomoedas seguindo um processo descentralizado. O processo usa Hash Time-Locked Contracts (HTLC), bem como seu próprio HTLC API. A equipe por trás do projeto também está trabalhando no kit de ferramentas embarcado para as trocas atômicas fora da cadeia e atômicas na cadeia.
Você também pode aprender mais sobre este blockchain Atomic Swap em seu oficial local na rede Internet.
-
Fornecedor notável: ATOMIC
ATOMIC é uma nova camada de infraestrutura, acima de todos os blockchains existentes, que possibilita uma nova gama de serviços financeiros. Ao usar a tecnologia da ATOMIC, os usuários podem negociar ponto a ponto em um ambiente super-rápido e garantido sem o risco de custódia associado às trocas.
Qual é o futuro das trocas atômicas?
Por enquanto, as trocas atômicas são uma excelente solução para quem deseja negociar moedas criptográficas. É uma tecnologia emergente de troca descentralizada que está cada vez melhor e mais popular.
É mais do que claro que a indústria de blockchain e criptografia está mudando para o mundo descentralizado, e o Atomic Swap terá um papel essencial para o comércio quando isso acontecer.
As Palavras Finais
Atomic Swap é uma tecnologia emergente que oferece muitos benefícios para investidores em criptografia que desejam diversificar suas moedas. A tecnologia tem benefícios claros sobre as trocas como uma alternativa de baixo custo, mais rápida e segura.
No entanto, também existem algumas limitações e talvez tenhamos que esperar algum tempo antes que a tecnologia se torne dominante. Um dos principais problemas é sua escalabilidade, bem como interoperabilidade, já que nem muitas carteiras e criptomoedas atendem aos requisitos.
Dito isso, o Atomic Swap também oferece um verdadeiro potencial para mudar a maneira como negociamos online nos próximos anos e pode revolucionar o comércio de criptografia online. Existem algumas histórias de sucesso, como a plataforma Komodo BarterDex, que é uma troca descentralizada que permite a troca atômica entre quase todos os tokens e moedas disponíveis.