Tecnologia Financeira Descentralizada: Um Guia Abrangente
O ecossistema do blockchain surgiu do desejo de construir uma infraestrutura digital transparente e melhor que incluísse qualquer pessoa, em qualquer lugar. Nosso sistema financeiro está muito atrasado neste cenário e precisa de uma mudança. Para que isso aconteça, a tecnologia de finanças descentralizada está trazendo novos recursos para a mesa com acessibilidade global confiável, tempo de liquidação mais rápido, controle de ativos granular e assim por diante.
Antes das finanças descentralizadas, nossa infraestrutura financeira era fortemente centralizada. Mais ainda, autoridades centrais como o BoE ou o Fed emitem a moeda e controlam a oferta e a demanda. Como somos usuários financeiros, também damos às organizações financeiras o controle sobre nossos ativos na esperança de obter mais retorno.
No entanto, essa infraestrutura é altamente falha, onde a autoridade centralizada manipula o sistema como quiser, junto com uma grande quantidade de erros humanos cometidos todos os dias. Mesmo para sistemas de banco on-line, nossos ativos não são seguros porque usam redes legadas que não são páreo para os cibercriminosos de hoje.
Como você pode ver, mesmo sendo nossos ativos, tendemos a ter controle zero sobre eles. Mas agora é hora de se livrar deste sistema falho e abraçar o poder da tecnologia descentralizada.
Assim, discutirei os meandros da tecnologia de finanças descentralizadas neste guia e, com sorte, você entenderá por que ela é tão importante para a economia.
Então vamos começar!
Inscreva-se agora: Curso de Introdução ao DeFi (Finanças Descentralizadas)
O que é Tecnologia Financeira Descentralizada (DeFi)?
As finanças descentralizadas são o novo tipo de sistema monetário descentralizado que usa blockchains públicos como o Ethereum como tecnologia subjacente. Normalmente, os componentes de finanças descentralizadas incluem ativos digitais, protocolos, contratos inteligentes e dApps.
Embora a maioria de nós veja Bitcoin ou Ethereum como apenas criptomoedas, poucos realmente sabem que essas criptomoedas têm um vasto sistema que permite aos usuários lidar com atividades financeiras sem qualquer autoridade central.
Na verdade, as finanças descentralizadas começaram a usar Ethereum desde o início para ajudar a desenvolver este enorme ecossistema.
Agora que a tecnologia de finanças descentralizada é dominante, muitas empresas ou indivíduos estão interessados no que este novo sistema pode fazer.
Na realidade, o objetivo principal de introduzir este novo sistema é bastante simples. Em primeiro lugar, a meta é oferecer serviços financeiros a 1,7 bilhão de pessoas que não têm acesso a eles. Em segundo lugar, o uso do sistema aberto facilita a eliminação de falhas e erros e apresenta uma rede ponto a ponto mais transparente.
Além disso, como a tecnologia DeFi não tem permissão, qualquer pessoa pode acessar a rede quando quiser.
Mas chega, por agora, vamos verificar como o DeFi se comporta em relação aos sistemas tradicionais.
Leia também: O que é finanças descentralizadas (DeFi)?
Descentralizado vs. Finanças tradicionais: como são diferentes?
Tecnicamente, finanças descentralizadas são uma versão avançada da estrutura financeira típica. Segue os mesmos protocolos ou recebendo e dando dinheiro. No entanto, existem algumas diferenças fundamentais no trabalho.
Mais ainda, todas as empresas de tecnologia de finanças descentralizadas tendem a adicionar seu próprio toque em suas soluções financeiras. Então, vamos ver quais são os novos recursos.
-
Não são necessários humanos:
A primeira característica dessa tecnologia é que ela não precisa de funcionários ou instituições para operar. Principalmente tudo é executado em código escrito para aquele ambiente. Você sempre pode adicionar suas próprias regras aos contratos inteligentes, mas a sequência geral de trabalho é a mesma.
-
Transparência do código:
A principal diferença é o uso do código e a transparência do processo. Em aplicativos bancários tradicionais, você não verá nenhuma transparência para os códigos. No entanto, no DeFi, você é livre para auditar e verificar os códigos. Assim, os usuários sempre saberão com o que estão trabalhando e como funcionam os contratos.
-
Emergência de dApps:
O ecossistema de tecnologia de finanças descentralizado está cheio de dApps para finanças. Mais ainda, todos os aplicativos são projetados para serem acessíveis globalmente desde o início! Portanto, não importa qual seja sua localização geográfica; você pode acessar essas redes DeFi a qualquer hora de qualquer lugar.
-
Acessível a todos:
Não há restrições sobre quem pode desenvolver esses aplicativos ou criar suas contas neles. Portanto, ao contrário de como nosso sistema financeiro funciona, não há diretrizes ou autoridade específicas para restringir seus direitos de ter facilidades financeiras. Portanto, você pode apenas ter uma carteira de criptografia e usar contratos inteligentes ou outros recursos para obter os benefícios de seus ativos.
-
Algoritmos de código aberto:
Você pode misturar diferentes aplicativos financeiros descentralizados e criar um novo no processo. A maioria de seus algoritmos é de código aberto e gratuito para as pessoas usarem. Mais ainda, você pode até construir uma plataforma que pode acessar vários aplicativos de um ponto. Isso é algo que você não obterá do sistema financeiro tradicional.
Consulte Mais informação:DeFi vs CeFi – Compreendendo as diferenças
Quais são os benefícios das finanças descentralizadas?
As empresas de tecnologia de finanças descentralizadas usam os princípios do blockchain público para aumentar a transparência e a segurança financeiras gerais. Mais ainda, usando isso, eles podem desbloquear uma vasta quantidade de oportunidades junto com a liquidez e chegar a um sistema financeiro padronizado.
De qualquer forma, essa tecnologia traz muitos benefícios. Vamos ver o que são –
-
Não pode ser adulterado
Assim como a tecnologia blockchain, esses aplicativos também são imutáveis. Na realidade, você não pode alterar ou excluir os dados depois de armazenados. Assim, cada elemento é auditado de forma adequada para garantir a segurança.
Arquitetura Altamente Programável
Você pode personalizar os contratos inteligentes como quiser. Portanto, dá a você a flexibilidade de desenvolver um novo ativo ou instrumento financeiro.
-
Design interoperável
Na realidade, a maior parte da tecnologia de finanças descentralizada usa os protocolos e padrões da Ethereum. Assim, é mais fácil torná-los interoperáveis, pois tendem a ter uma arquitetura semelhante. Mais ainda, os desenvolvedores agora podem construir novos recursos em cima de qualquer aplicativo DeFi existente. Então, isso também garante a interoperabilidade desse tipo de tecnologia.
-
Rede Totalmente Transparente
Como a tecnologia DeFi usa blockchain público para a tecnologia, ela seguirá todos os recursos desse tipo de blockchain. Por exemplo, em blockchains públicos, todos os usuários verificam as transações e tudo é transmitido a eles. Portanto, o nível de transparência aqui é enorme e, na maioria dos casos, não há uma opção de tornar essas transações privadas. Além disso, seu código-fonte está aberto para qualquer pessoa usar, visualizar e auditar.
Existem diferentes tipos de tecnologia de blockchain, onde cada tipo oferece um tipo diferente de recursos. Confira os vários tipos de tecnologia de blockchain para aprender sobre suas diferenças e semelhanças.
-
Acesso sem permissão
Normalmente, as finanças tradicionais não oferecem acesso sem permissão. Portanto, muitos indivíduos em todo o mundo ainda não têm acesso aos seus direitos financeiros. Mas no DeFi, eles podem obter acesso sem quaisquer restrições. Então, não importa onde eles estão ou sua localização; eles podem usar as instalações que vêm com este novo ecossistema.
-
Capacitação do usuário
Todos os aplicativos DeFi capacitam usuários em vez de organizações. Ao usar carteiras criptografadas, você pode interagir com a rede e assumir o controle de seus ativos. Portanto, você terá a custódia exclusiva de seus dados pessoais e ativos.
Casos de uso de tecnologia de finanças descentralizadas
-
Gestão de ativos
Muitas empresas de tecnologia de finanças descentralizadas desenvolveram aplicativos para gerenciamento de ativos. Basicamente, usando esses aplicativos, você pode comprar, vender, transferir, apostar e ganhar juros sobre seus ativos digitais.
Como você sabe, aqui você será o proprietário dos dados e de mais ninguém. Portanto, esses aplicativos são necessários para ajudá-lo a gerenciar todos os seus ativos digitais sem problemas. Por exemplo, Gnosis Safe, MetaMask e Argent são aplicativos que podem ajudá-lo a gerenciar ativos.
-
Mecanismos de Know-Your-Transaction (KYT)
Normalmente, nas finanças tradicionais, as diretrizes Conheça seu cliente são extremamente necessárias para combater o financiamento do terrorismo (CFT) e os esquemas de combate à lavagem de dinheiro (AML). Sem esses esquemas, parar o terrorismo ou atividades fraudulentas não é possível.
No entanto, o financiamento descentralizado o leva a um nível diferente. Aqui, você obterá mecanismos de conhecer sua transação (KYT). Na realidade, ele se concentrará nos comportamentos dos usuários participantes, e não em sua identidade.
-
Organizações autônomas descentralizadas
Outro caso de uso popular de DeFi são os DAOs. Sem DeFi, o conceito de DAO nunca seria possível. Na realidade, a organização autônoma descentralizada segue protocolos de blockchain e elimina a necessidade de uma autoridade centralizada.
É um conceito único de estrutura organizacional e rapidamente se tornou popular. Embora tenha havido alguns altos e baixos ao longo do caminho, ainda é um dos principais casos de uso de protocolos DeFi.
-
Análise de dados e gerenciamento de risco
Você pode usar os recursos de finanças descentralizadas para analisar dados e tomar decisões sobre novas oportunidades. Mais ainda, você também pode usá-los para avaliação e redução de riscos. Normalmente, DeFi oferece alta transparência em torno da atividade de rede e dados.
Você pode usar esse recurso para analisar os dados e prever quaisquer atividades arriscadas na rede. Defi Pulse ou Codefi Data são alguns dos aplicativos populares feitos exclusivamente para este caso de uso.
-
Derivados tokenizados
Usando os contratos inteligentes de finanças descentralizadas, você pode desenvolver derivativos tokenizados. Mais ainda, os derivativos obterão seu valor de um ativo subjacente. Obviamente, você também precisará concordar com alguns termos com a outra parte antes de tokenizar esses derivados.
Além disso, a melhor parte é que você pode transformar qualquer ativo do mundo real em derivativos. Por exemplo, títulos, moeda fiduciária e até commodities podem se tornar derivativos.
-
Desenvolvimento de infraestrutura
Existem muitos aplicativos que oferecem as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de infraestrutura. Este é outro caso de uso popular desta tecnologia. Mais ainda, você pode usar essas ferramentas para desenvolver, integrar e compilar seus algoritmos para fazer suas próprias soluções de blockchain.
Por exemplo, um traje de trufas consiste em estruturas, um ambiente de teste, bibliotecas de linha de frente e assim por diante. Portanto, qualquer desenvolvedor pode usar essa ferramenta para desenvolver seu próprio projeto de blockchain.
Existem tantas ferramentas de blockchain que podem ajudá-lo a desenvolver seus projetos de blockchain muito mais rápido. Confira as principais ferramentas de blockchain que os desenvolvedores adoram para aprender mais sobre elas.
-
Troca Descentralizada
Outro dos maravilhosos casos de uso de tecnologia de finanças descentralizadas é a troca descentralizada. As trocas descentralizadas podem tornar a negociação de criptomoedas muito mais fácil, pois não tem nenhuma autoridade central.
Portanto, não há manipulação de ativos ou perda de controle sobre seus ativos. Usando isso, você pode transacionar ativos diretamente com outro par e assumir o controle de seus próprios ativos.
Também ajuda a manter a liquidez simbólica em comparação com as bolsas tradicionais.
-
Jogos
A compra no aplicativo é um dos principais aspectos da indústria de jogos. Agora, com a nova tecnologia, esta indústria pode começar a usar moedas financeiras descentralizadas como uma alternativa ao dinheiro fiduciário.
Mais ainda, essas empresas de jogos também podem introduzir modelos de incentivos inovadores e políticas de recompensa onde os usuários serão recompensados com moedas DeFi. Isso pode atacar rapidamente mais usuários e garantir maior receita para este setor.
-
Identidade Digital
Você pode emparelhar sistemas de identidade baseados em blockchain com protocolos financeiros descentralizados para criar uma identidade autossoberana. Este é um novo tipo de identidade digital onde você será responsável por sua própria identificação e dados. Mais ainda, DeFi pode oferecer acesso aberto a essas plataformas e torná-lo identidades portáteis que você pode usar em qualquer lugar e a qualquer hora.
Na realidade, é um dos casos de uso proeminentes dessa tecnologia e pode realmente ajudar a forma como lidamos com as identidades digitais no momento.
-
Seguro
O seguro é outro setor importante para a integração de casos de uso de tecnologia financeira descentralizada. O DeFi pode oferecer às indústrias de seguros zero burocracia, reclamações de seguros automatizadas e auditorias. Já para não falar, pode garantir um processo seguro e transparente de reclamações de seguros.
Aqui, soluções como Nexus Mutual, Opyn e VouchForMe podem oferecer compartilhamento de riscos de seguro e oferecer títulos liberados para apólices de seguro.
Leia também:Mais de 50 principais projetos DeFi em 2020
-
Protocolo de Empréstimos e Empréstimos
DeFi apresenta um novo tipo de protocolo de empréstimo e empréstimo que pode ajudá-lo a emprestar ou tomar emprestado diretamente com outro par, sem a necessidade de intermediários. Mais ainda, as taxas de juros para os credores também são ótimas e há opções gerenciáveis para os mutuários.
Composto é uma das ferramentas de empréstimo e empréstimo que oferecem interesses autônomos em empréstimos.
-
Negociação de margem
Normalmente, os negociadores de margem precisam pedir dinheiro emprestado a corretores, mas no DeFi, a negociação de margem pode dar uma nova guinada. Na realidade, eles são alimentados principalmente por protocolos de empréstimo sem custódia. Então, você não terá que pedir dinheiro emprestado a uma corretora para negociar.
Mais ainda, os contratos inteligentes também podem automatizar as atividades de corretagem, mudando a forma como o comércio tradicional funciona.
-
Mercado Online
Os mercados online estão florescendo por causa das finanças descentralizadas. Atualmente, existem várias plataformas online que oferecem seus serviços globalmente, vendendo produtos a serviços. Tudo é ponto a ponto aqui, e você pode comprar um produto diretamente de marcas ou vendedores individuais.
-
Pagamentos
A tecnologia de finanças descentralizadas é adequada para sistemas de pagamento globais. É um dos casos de uso fundamentais do DeFi. Usando aplicativos neste espaço, você pode enviar e receber dinheiro diretamente em qualquer lugar do mundo. Você não vai precisar de intermediários ou algo parecido. Assim, está se tornando um novo pioneiro para a população sem banco e sem banco.
Consulte Mais informação:Guia definitivo do Ethereum Smart Contracts
-
Mercados de previsão
Os mercados de previsão podem usar o poder do DeFi para prever eventos futuros. Na realidade, esses aplicativos podem armazenar muitas informações e os mercados de previsão podem analisá-los e permitir que os usuários negociem valor em um evento futuro.
Soluções como a Augur podem oferecer previsões sobre jogos esportivos, eventos econômicos, resultados eleitorais e assim por diante.
-
Poupança
As soluções de tecnologia de finanças descentralizadas podem ajudar você a economizar muito mais rápido do que os sistemas bancários tradicionais. Na realidade, as contas tradicionais oferecem interesses, mas apenas até certo ponto. Comparado a isso, o DeFi parece oferecer ótimas políticas de juros que podem aumentar rapidamente o valor de suas economias. Aplicativos como Dharma, PoolTogether oferecem opções de economia sem perdas para você experimentar.
-
Stablecoins
Stablecoins são um dos tipos de moedas financeiras descentralizadas em que são apoiadas por um ativo estável. Principalmente, estes são apoiados por moeda fiduciária, prata, ouro ou até mesmo outras criptomoedas estáveis. Assim, você pode usar este tipo de moeda para reduzir a natureza volátil do ecossistema criptográfico e garantir uma solução de pagamento mais viável.
Quer saber mais sobre stablecoins? Confira nosso guia completo sobre stablecoins para saber mais sobre essa moeda descentralizada.
-
Ativos Sintéticos
Ativos sintéticos são mais ou menos como stablecoins. Mas, neste caso, esse tipo de ativo é uma combinação de outro ativo para torná-lo mais estável. Mais exemplo, você pode combinar ouro, moeda fiduciária para fazer um ativo sintético para que qualquer aumento ou queda de preço possa se equilibrar com outros ativos.
-
Tokenização
As soluções de tecnologia de finanças descentralizadas vêm com tokenização. Assim, os tokens são uma forma de ativo digital que mantém valor dentro de uma rede blockchain. Você pode usar tokens para que uma rede funcione ou até mesmo usá-los para transações entre si. Na realidade, é uma nova forma de ativo digital.
-
Negociação
A negociação neste espaço pode abranger uma variedade de atividades, como negociação de margem, negociação de derivativos, negociação de criptografia, troca de token e assim por diante. De qualquer forma, os negócios de criptografia podem usar trocas descentralizadas para obter cortes mais baixos, transações mais rápidas, alta segurança e propriedade de ativos.
Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)
Quais são os desafios do DeFi?
-
Baixa performance
DeFi usa tecnologia blockchain, e estes são mais lentos em comparação com sistemas centralizados. Então, quando você está usando blockchain para isso, você está obtendo uma saída mais lenta.
Existe uma maneira de aumentar o desempenho, mas para isso, você tem que ir para blockchains privados. Portanto, os desenvolvedores precisam levar esse problema em consideração e fazer alterações para resolvê-lo.
-
Erro de usuário alto
Na rede DeFi, você é responsável por seus próprios dados e transações. Portanto, não haverá intermediários para assumir a responsabilidade por você. Assim, ele vem com resultados positivos e negativos.
Por exemplo, se um usuário comete um erro nas transações, não há como excluí-lo ou revertê-lo. Mas garantir que cada usuário seja cuidadoso o suficiente para que a rede funcione corretamente é difícil. Então, DeFi ainda tem um longo caminho a percorrer.
-
Experiência do usuário ruim
Atualmente, os usuários precisam fazer um esforço extra para usar aplicativos financeiros descentralizados. Na verdade, a tecnologia em si é bastante nova e muitos estão achando difícil compreender como ela funciona.
Assim, se realmente deseja se tornar um elemento vital da economia global, precisa oferecer benefícios adicionais para atrair mais usuários.
-
Ecossistema disperso
Existem muitos conjuntos de aplicativos para uma única tarefa no ecossistema DeFi. Portanto, encontrar o que melhor atende às suas necessidades é uma tarefa difícil. De qualquer forma, esperar que os usuários encontrem as melhores escolhas por conta própria não é lógico também.
Portanto, os desenvolvedores precisam pensar em uma estratégia que possa orientar diretamente todos os usuários para os aplicativos de que precisam e não forçar muitas opções sobre eles.
-
Erros de Smart Contracts
O ecossistema DeFi agora é baseado na quantidade ao invés da qualidade. Em muitos casos, os desenvolvedores implementam aplicativos financeiros descentralizados sem verificar ou testar adequadamente os códigos defeituosos nos algoritmos.
Como resultado, muitos contratos inteligentes vêm com bugs que prejudicam as experiências dos usuários. Eles também são suscetíveis a ataques cibernéticos. Assim, muitos usuários podem perder a segurança de seus contratos.
-
Baixa escalabilidade
A escalabilidade é um grande problema quando se trata de DeFi. Na realidade, os blockchains públicos não são escalonáveis o suficiente para oferecer seus serviços à economia global. Quando há muitos participantes na rede, o desempenho geral torna-se ruim e complicado.
No entanto, se quiser fazer sua estreia como uma alternativa ao nosso sistema bancário tradicional, ele precisa ser escalável.
-
Oracle Manipulations
O DeFi ainda depende de oráculos para buscar informações de fora da rede. Mas esses oráculos são fortemente centralizados e, portanto, bastante vulneráveis a ataques.
Então, como você pode ver, os oráculos são enormes falhas de segurança dos aplicativos que os utilizam. Se a tecnologia de finanças descentralizada deseja oferecer 100% de segurança, ela precisa parar de usar oráculos centralizados para buscar informações.
-
Natureza Volátil
As finanças descentralizadas usam ativos digitais ou ativos criptográficos, que são altamente voláteis. Embora eles possam usar stablecoins para fazer backup, controlar seu valor completamente não é possível neste momento. Assim, toda a rede de aplicativos que lida com esses ativos torna-se um ecossistema volátil, o que é um grande entrave para o crescimento econômico..
-
Problemas de armazenamento
Blockchain não oferece uma grande instalação de armazenamento. No entanto, para um aplicativo financeiro, ele precisa oferecer armazenamento ilimitado, já que milhões de pessoas podem usá-lo.
Mas, na realidade, os usuários enfrentam tempo de inatividade e problemas de armazenamento insuficiente quando tentam usar qualquer aplicativo financeiro descentralizado. Para combater isso, os desenvolvedores precisam criar uma estratégia melhor para oferecer a cada usuário uma boa quantidade de capacidade de armazenamento sem prejudicar o desempenho da plataforma.
Quer saber mais sobre os riscos no DeFi? Confira nosso guia de riscos no DeFi e como você pode gerenciá-los agora!
Nota Final
O financiamento descentralizado está nos ajudando a estabelecer uma estrutura econômica melhor e a garantir um sistema financeiro transparente. Com o DeFi alterando nossos sistemas tradicionais, novas oportunidades estão surgindo rapidamente. Embora a tecnologia ainda tenha muitas falhas, ainda não há como minar os benefícios também.
Você pode usar esta nova economia em crescimento para uma melhor oportunidade de carreira. Portanto, se você pode aproveitar suas habilidades DeFi, você também pode se tornar parte de uma revolução global. Portanto, é razoável que você use uma fonte confiável para aprender mais sobre isso. Recomendarei verificar nosso curso de finanças descentralizado como o primeiro passo para sua carreira de blockchain.