The Ultimate Blockchain Cheat Sheet – 20+ perguntas Blockchain que todos devem saber
O blockchain é a tecnologia da próxima geração que está revolucionando completamente todos os aspectos de nossas vidas. Apesar de muita controvérsia e debate online, o papel do blockchain em nosso crescimento simplesmente não pode ser negado. Ele veio para ficar, e muitos especialistas do setor pensam o mesmo.
Se você é um novato, que está procurando uma folha de dicas do blockchain, você veio ao lugar certo. Hoje, iremos responder a 13 questões sobre blockchain que todos devem saber sobre.
O blockchain está lentamente transformando os sistemas sociais ao nosso redor. É fornecer um recurso-chave que outra tecnologia não conseguiu fornecer até agora, ou seja, a descentralização. O recurso de descentralização também está mudando nosso setor financeiro e permitindo que ele tenha impacto em quase todas as verticais lá fora.
Resumindo, o blockchain tem mais positivos do que negativos. Então, sem qualquer demora, vamos começar com as coisas do blockchain que todos devem saber. Você também pode baixar o pdf da folha de dicas do blockchain para mantê-lo com você e aprender em qualquer lugar.
The Ultimate Blockchain Cheat Sheet Infográfico
Mais de 20 perguntas sobre blockchain
O que é blockchain?
Podemos pensar o blockchain como um banco de dados descentralizado. Mas é mais do que isso. O blockchain é um livro-razão descentralizado. Em um blockchain, os dados podem ser armazenados, registrados, rastreados e trabalhados sem a necessidade de qualquer autoridade centralizada. Blockchain consiste em blocos que, por sua vez, consistem em transações atribuídas a ele. Cada uma das transações é criptografada por natureza, o que, por sua vez, protege a identidade dos participantes. Esta ideia simples tem muitos casos de uso e pode ser implementada em quase todas as verticais, incluindo finanças, governo, transporte e assim por diante.
Quer saber mais? Confira um guia detalhado sobre blockchain.
O blockchain vale?
Agora que aprendemos sobre o blockchain, precisamos responder nossa próxima pergunta, “O blockchain importa?” Se sim, por que isso importa?
O blockchain merece toda atenção agora. É uma tecnologia revolucionária que oferece uma alternativa ao dinheiro tradicional controlado e emitido pelo governo. A moeda digital que o blockchain oferece, como o bitcoin, é extremamente popular e pode ser usada para tornar as transações mais rápidas, seguras e privadas. Existem também muitas startups que estão trabalhando para tornar o blockchain mais avançado em termos de recursos e funcionalidades. Você também pode usar moedas digitais para comprar itens do dia-a-dia.
Isso já causou impacto no setor, pois permite que as empresas se tornem preparadas para o futuro e garantam que cresçam na direção certa. Além disso, o blockchain é uma tecnologia ideal para ser usada para o sistema de identidade onde a carteira de motorista individual, identidade nacional e outras métricas de identidade podem ser armazenadas e acessadas anonimamente.
O que é criptomoeda?
A criptomoeda é mais conhecida como a moeda digital que pode ser armazenada, comprada e utilizada no blockchain ou na rede distribuída. Funciona de forma semelhante ao dinheiro digital, sem existência no mundo real. O valor da criptomoeda depende das condições de mercado. Uma das criptomoedas mais populares é o bitcoin. É também a primeira moeda digital a existir em 2009. A criptomoeda pode ser usada para comércio sem qualquer autoridade centralizada. Também torna as transações mais baratas e rápidas. Outros exemplos importantes de criptomoeda incluem Ethereum, NEO, EOS e assim por diante.
O que é Bitcoin?
Bitcoin é a primeira moeda digital a usar a tecnologia blockchain. Ele passou a existir com o lançamento do papel branco bitcoin em 2009 por Satoshi Nakamoto. A partir daí, alcançou muita popularidade. Os especialistas também estão trabalhando nisso para adicionar um novo recurso, incluindo a mais recente rede relâmpago, que tornará as transações mais rápidas na rede bitcoin. Em termos de preço, atingiu o máximo histórico de US $ 19 mil no final de 2018. No momento em que este artigo foi escrito, está atualmente oscilando em torno de US $ 6 mil por bitcoin.
O Bitcoin usa o algoritmo de consenso de Prova de Trabalho (PoW) para chegar a um consenso na rede. É uma forma de aprovar transações e garantir que sejam válidas. Mesmo que o bitcoin seja tão popular, ele não é apreciado pelos bancos, pois dá descentralização para as pessoas normais. No entanto, os bancos amam o blockchain.
O que são contratos inteligentes?
Contratos inteligentes são equivalentes a um contrato legal no mundo digital. Ele é escrito em código e é assinado de antemão por duas partes que o usam para realizar uma tarefa, como uma transação. Contratos inteligentes podem ser usados para trocar ativos, incluindo propriedades, automatizar propriedade e direitos autorais e também automatizar uma organização (DAO). Os contratos inteligentes funcionam sem nenhuma autoridade centralizada e, portanto, aproveitam-se disso para automatizar muitas tarefas. O contrato é celebrado entre duas partes anônimas, onde os eventos são acionados e o código é executado.
O que é Ethereum?
Ethereum é uma tecnologia blockchain de código aberto e permite que os desenvolvedores utilizem a tecnologia para criar aplicativos descentralizados, também conhecidos como dApps. As diferenças técnicas entre bitcoin e Ethereum são significativas. Ethereum permite que os desenvolvedores hospedem novos aplicativos em seu blockchain com a ajuda de contratos inteligentes e dApps. A automação também é uma grande parte da rede Ethereum. Ethereum resolve muitos problemas que o Bitcoin tinha. Vitalik Buterin o desenvolveu enquanto tenta resolver o problema de uma perspectiva diferente. Ethereum utiliza o algoritmo de consenso de Prova de Trabalho (PoW), no entanto, planeja mudar para Prova de Participação (PoS) no futuro. Quando comparamos Ethereum com Bitcoin, ele cai na segunda geração de blockchains. Isso significa que ele utiliza contratos inteligentes para automatizar muitas tarefas. Os desenvolvedores também podem desenvolver dApps descentralizados que visam resolver problemas mais significativos ou facilitar um serviço na plataforma Ethereum.
O que é EOS?
EOS é uma plataforma de blockchain que pode ser usada para construir e implantar aplicativos em escala industrial. Ele funciona de forma semelhante ao Ethereum de várias maneiras e é desenvolvido por Dan Larimer. O motivo principal do EOS é remover a taxa de transação e fornecer escalabilidade ao mesmo tempo. O EOS pode ser usado por desenvolvedores para desenvolver dApps e escalá-los sem se preocupar com o gargalo da rede. O EOS usa um sistema operacional descentralizado para garantir que o blockchain seja escalonável e que a comunicação entre os aplicativos seja de primeira linha. Atualmente, Block.One é responsável por gerenciar o desenvolvimento de EOS.
Cobrimos o EOS em detalhes. Confira a postagem aqui.
O que é Hyperledger?
Hyperledger é uma colaboração de blockchain de código aberto para promover tecnologias de blockchain e facilitar o desenvolvimento de uma estrutura de blockchain de razão distribuída de nível empresarial. Ele é formado em toda a indústria, onde todos trabalharão para tornar o blockchain mais acessível e fácil de trabalhar. Tanto gigantes da tecnologia quanto startups estão participando do ecossistema para garantir que o blockchain tenha uma estrutura de nível empresarial com a qual trabalhar. Para garantir que eles não percam o foco, eles não irão liberar nenhuma criptomoeda anexada ao projeto. Atualmente, quatro projetos estão sendo executados no HyperLedger, incluindo Burrow, Indy, Sawtooth e Fabric.
Você pode aprender mais sobre o Hyperledger, já que o cobrimos em detalhes aqui.
O que é dApp?
dApp significa aplicativo descentralizado e está hospedado em um blockchain. Eles tiram proveito do razão descentralizado e são executados no topo da rede blockchain. Os desenvolvedores podem usar contratos inteligentes para codificar dApps. Isso dá aos dApps a capacidade de serem automatizados sem a necessidade de interferência humana. A primeira rede blockchain que trouxe dApps é a Ethereum. Ele permitiu que os desenvolvedores desenvolvessem dApps com a ajuda de contratos inteligentes. Aplicativos descentralizados não podem ser controlados por autoridade centralizada. O aplicativo pode ter sua própria criptomoeda para facilitar as diferentes atividades oferecidas por ele.
Quer saber mais? Confira o guia do dApp para iniciantes em 101blockchains.com
O que é DAO?
DAO significa organizações autônomas descentralizadas. DAO é uma organização descentralizada e tira proveito de contratos inteligentes e outros recursos de tecnologia de blockchain. Ele pode ser executado por conta própria e não tem gerenciamento hierárquico associado a ele. O código é pré-escrito e processa diferentes recursos e funcionalidades que o DAO tem a oferecer. É operado com a ajuda de protocolos de consenso distribuídos. Ethereum e EOS oferecem suporte a DAO e qualquer pessoa pode definir uma regra e construir um DAO que funcione de forma independente.
O que é transformação digital de blockchain?
Estamos na era da transformação digital do blockchain. O cenário digital atual está sendo revolucionado pelo blockchain. Quase todas as verticais lá fora são impactadas pelo blockchain. Pode ser entretenimento, lei e crime, tecnologia, mídia, gerenciamento de arquivos e assim por diante. Cada vertical agora está aproveitando o blockchain, pois as vantagens são mais do que as desvantagens. Se você quiser saber quais verticais são mais afetados e exemplos de cada vertical, leia nossa abrangente transformação digital de Blockchain – mais de 30 exemplos de transformação de blockchain.
O que é um ICO?
ICO significa oferta inicial de moedas. É um mecanismo de arrecadação de fundos pelo qual as startups levantam dinheiro para seu novo projeto, oferecendo um token criptográfico aos investidores. Parece semelhante ao IPO, mas tem muitas diferenças entre eles. As ICOs são fáceis de realizar, pois exigem menos preparações em comparação com outros métodos de investimento. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) é responsável por determinar o status dos tokens.
Quer saber mais? Confira um guia detalhado sobre como lançar um ICO.
O que é STO?
STO significa ofertas de tokens de segurança. Eles funcionam de forma diferente do ICO, onde você compra tokens pelo método de financiamento coletivo. Na ICO, você não compra ações da empresa. O STO resolve este problema dando-lhe segurança financeira real que, por sua vez, pode permitir que você participe das atividades da empresa, incluindo direitos de voto. Os ativos reais apoiam o STO e, portanto, requerem um planejamento cuidadoso, ao contrário do ICO. Polymath é uma plataforma popular que permite que startups ou empresas realizem um OST. Possui um padrão ST-20 para criação, distribuição e armazenamento de tokens.
Você pode querer ler mais sobre tokens de segurança aqui.
Qual é o futuro do blockchain?
Nossa última pergunta na folha de dicas do blockchain é sobre o futuro do blockchain. Então, onde estamos e qual é o futuro do blockchain? Atualmente, o blockchain ainda está em seu estágio inicial e requer muita inovação para ser adotado nas diferentes verticais. Muitas startups estão trabalhando ativamente na área de blockchain para fornecer soluções de ponta para problemas usando blockchain.
No futuro, veremos uma grande adoção da moeda digital e do blockchain. Até mesmo o governo está interessado em transformar seus serviços com blockchain. Você pode ler mais sobre o que pensamos sobre o futuro do blockchain aqui.
Qual é a diferença entre um blockchain e um banco de dados?
Esta é uma das perguntas fundamentais feitas pelos novatos. À primeira vista, o banco de dados e o blockchain são semelhantes. Mas, internamente, o blockchain é muito mais complicado em comparação com um banco de dados. O blockchain é um livro razão distribuído que armazena informações que podem ser rastreadas sempre que necessário. Blockchain também oferece integridade em comparação com um banco de dados tradicional. O banco de dados oferece operações CRUD, enquanto o Blockchain não.
Qual é a diferença entre token e criptomoeda?
Criptomoeda é um ativo digital que possui seu próprio blockchain associado a ele. Bitcoin é um bom exemplo de criptomoeda. O token, por outro lado, não tem uma rede blockchain exclusiva para ele. Um token é construído em cima de um blockchain existente. Exemplo de um token inclui moeda Binance (BNB).
Conclusão
Isso nos leva ao final da folha de dicas do blockchain, onde discutimos 14 perguntas obrigatórias sobre o blockchain e suas respostas. Também recomendamos que você obtenha o formato pdf da folha de dicas do blockchain para facilitar a referência mais tarde.
Então, o que você acha disso? Comente abaixo e deixe-nos saber. Nós estamos ouvindo.
Confira a tabela para referência rápida
Pergunta | Explicação de uma frase |
O que é blockchain? | O blockchain é um livro razão distribuído que oferece transparência, descentralização e integridade de dados. |
Vale a pena considerar o blockchain? | Sim, vale a pena, pois atualmente está moldando as indústrias e a vida social ao nosso redor. |
O que é criptomoeda? | Criptomoeda é uma moeda digital que pode ser armazenada, comprada e gasta pela rede. |
O que é bitcoin? | Bitcoin é a primeira criptomoeda lançada por Satoshi Nakamoto em 2009 por meio do white paper bitcoin. |
O que são contratos inteligentes? | Contratos inteligentes são equivalentes a contratos legais entre duas partes no mundo digital. |
O que é Ethereum? | Ethereum é uma plataforma de blockchain de segunda geração que permite aos desenvolvedores criar aplicativos descentralizados usando contratos inteligentes. |
O que é EOS? | EOS é uma plataforma de blockchain de segunda geração para o desenvolvimento de aplicações descentralizadas (dapps), semelhante ao Ethereum. |
O que é Hyperledger? | Hyperledger é uma colaboração de blockchain de código aberto para promover o desenvolvimento de uma estrutura de blockchain de razão distribuída de nível empresarial |
O que é dApp? | dApp significa aplicativo descentralizado e é hospedado em um blockchain que automatiza tarefas e serviços, permitindo interações P2P. |
O que é DAO? | DAO (Organizações Autônomas Descentralizadas) é uma organização descentralizada e tira proveito de contratos inteligentes e outros recursos de tecnologia de blockchain. |
O que é um ICO? | A oferta inicial de moedas é um mecanismo de arrecadação de fundos por meio do qual as startups levantam dinheiro para seu novo projeto, oferecendo um token criptográfico aos investidores. |
O que é um STO? | A oferta de tokens de segurança é um mecanismo de arrecadação de fundos onde os investidores ganham tokens baseados em ativos investindo em um projeto. |
Qual é o futuro do blockchain? | O futuro do blockchain parece brilhante, com a indústria e o governo implementando em seus sistemas. |
Qual é a diferença entre um blockchain e um banco de dados? | Os bancos de dados são sistemas contábeis centralizados que dependem da arquitetura de rede cliente-servidor. Por outro lado, o Blockchain é um sistema de contabilidade P2P distribuído com camadas adicionais de segurança, transparência e integridade. |
Qual é a diferença entre token e criptomoeda? | Tanto a criptomoeda quanto o token são ativos digitais. No entanto, a criptomoeda tem seu blockchain, enquanto os tokens usam uma solução de blockchain já existente. |
Observação: Quer manter tudo isso com você? Baixe o formato pdf da folha de dicas do blockchain e aprenda sobre o blockchain. Você também pode compartilhar o pdf com seus colegas e garantir que eles também estejam no mesmo caminho de aprendizagem.