Token de segurança vs token de utilitário: uma comparação

Quer você seja um investidor de oferta inicial de moeda (ICO) ou um empresário de criptografia blockchain, você precisa entender as diferenças entre tokens de segurança e tokens de utilidade. Se você investir sem perceber as diferenças, seus fundos podem ficar parados por um longo tempo. Se, como empresário, você lançar seu ICO sem entender as diferenças, poderá enfrentar questões regulatórias. Explicarei as diferenças entre o token de segurança e o token de utilitário aqui, no entanto, vamos entender o contexto primeiro.

A falta de regulamentações da ICO impõe desafios aos investidores e start-ups:

Já expliquei a natureza não regulamentada das OIC neste artigo “O que é uma OIC: Uma introdução à oferta inicial de moedas”. Embora as ICOs tenham democratizado o investimento e possibilitado que as start-ups levantem dinheiro rapidamente, sem requisitos regulatórios de longo prazo, eles também representam riscos: Por exemplo:

  1. Nos Estados Unidos, apenas pessoas físicas com patrimônio líquido semilíquido superior a US $ 1 milhão podem se tornar investidores credenciados. A outra opção é se eles tiveram uma renda anual de US $ 200k por pelo menos 2 anos. O limite é de US $ 300k para famílias. Tem certas implicações, por exemplo:
    • Embora isso exclua muitas pessoas do mercado de investimento, também protege os pequenos investidores de avenidas de investimento de alto risco. Os pequenos investidores ainda podem investir em fundos mútuos ou mercados secundários, que apresentam um risco menor.
    • No entanto, as ICOs abriram o mundo do investimento para os pequenos investidores, e eles agora estão expostos até mesmo a esquemas de pirâmide que lançaram ICOs! Os esquemas de pirâmide recrutam novos membros prometendo-lhes pagamento caso inscrevam outros. Não existem produtos ou serviços. Os esquemas entram em colapso rapidamente e os pequenos investidores perdem seu dinheiro. Esses esquemas são ilegais em muitos países. Leia mais sobre isso em este artigo da Wikipedia “Esquema de pirâmide”.
    • As ICOs tornaram-se populares muito rapidamente, conforme expliquei em meu artigo de introdução ao ICO. Os reguladores ainda não abraçaram os ICOs, enquanto as start-ups de criptografia de blockchain avançaram com ofertas legalmente questionáveis. Agora, quando os reguladores estão examinando ICOs, o futuro de muitos projetos de criptografia de blockchain é incerto.

    A área cinza do token de segurança versus token de utilitário é um exemplo gritante dos riscos que os ICOs não regulamentados representam. Para compreender melhor o risco, primeiro precisamos diferenciar entre moedas e tokens criptomoeda.

    As diferenças entre moedas criptográficas e tokens têm uma relação direta com os ICOs não regulamentados:

    As criptomoedas podem ser moedas e podem ser tokens. Uma criptomoeda como o Bitcoin tem um caso de uso primário de facilitar as transações de pagamento em uma rede descentralizada. Bitcoin também tem seu próprio blockchain. Bitcoin é uma moeda e não um token. Para saber mais sobre Bitcoin, leia este artigo “Blockchain vs Bitcoin: Eles são diferentes?”.

    Ether roda em seu próprio blockchain, ou seja, rede Ethereum. Embora Ethereum tenha outros casos de uso proeminentes, o pagamento é de fato um caso de uso chave do Ether. O éter também é uma moeda. Da mesma forma, Ripple também é uma moeda. Se o caso de uso principal ou proeminente de uma criptomoeda é o pagamento, e ela roda em seu próprio blockchain, isso é uma moeda.

    Por outro lado, se o caso de uso principal for algo diferente de pagamento e a criptomoeda for executada em outra blockchain, é um token. Veja o exemplo do Projeto Golem, executado na rede Ethereum. Embora você precise usar a criptomoeda GNT da Golems em seu DApp, a plataforma subjacente tem sua criptomoeda nativa, ou seja, Ether. Portanto, GNT é um token criptográfico, não uma moeda.

    ICOs vendem tokens e o risco de ICOs não regulamentados gira em torno de tokens. Este é um contexto importante a ser entendido antes de apreciar as diferenças entre token de segurança e token de utilitário. Moedas não são títulos, mas tokens podem ser.

    O que são títulos de investimento?

    Títulos de investimento são ativos financeiros negociáveis, como ações e instrumentos de renda fixa. Os investidores os compram com a expectativa de lucro futuro, ao mesmo tempo em que recebem uma participação na empresa.

    Estes são fortemente regulamentados, por ex. a Securities and Exchange Commission (SEC) os regula. A SEC usa o ‘Teste de Howey’ para determinar se um contrato de investimento é um título. Um instrumento de valores mobiliários deve atender às seguintes duas condições:

    1. A pessoa compra esperando um lucro futuro;
    2. Uma entidade é responsável por isso, e não é governado por um modelo de governança de rede democrática.

    Leia mais sobre o ‘Teste Howey’ em Este artigo “O que é o teste de Howey?”.

    A SEC sujeita um instrumento de valores mobiliários a muitos requisitos regulamentares, por exemplo:

    • Qualquer pessoa ou organização que lide com valores mobiliários deve se registrar na SEC, e a falha em fazê-lo pode resultar em processos judiciais, multas ou prisão;
    • A organização deve seguir os requisitos de divulgação e relatórios exigidos pela SEC;
    • O emissor de títulos deve seguir os requisitos de ‘conheça seu cliente’ (KYC) e ‘anti-lavagem de dinheiro’ (AML);
    • A SEC supervisionará todas as negociações com valores mobiliários e as organizações são responsáveis ​​por evitar práticas ilícitas como “negociações com informações privilegiadas”;
    • Existem restrições à negociação de títulos, o que limita a liquidez.

    Token de segurança vs token de utilitário: a realidade dos ICOs

    As startups de Blockchain-crypto vendem cripto-tokens em ICOs que estão emitindo, ou seja, eles estão no comando, e não em qualquer governança de rede democrática. Todos os tokens ICO cumprem a 2ª condição do Teste de Howey.

    A maioria dos ICOs também vende tokens com a promessa de lucro futuro; na verdade, essa é frequentemente uma característica proeminente de seu marketing online. Isso cumpre a 1ª condição do Teste de Howey, o que torna esses tokens de segurança.

    Tokens de utilidade são aqueles com uma utilidade específica, ou seja, dá ao proprietário acesso ao produto ou serviço da empresa. Siacoin é um bom exemplo de token utilitário porque o detentor do token obtém acesso ao Rede Sia, ou seja, sua rede de armazenamento em nuvem descentralizada. Embora Siacoin possa apreciar, o lucro futuro não é o objetivo principal deste token.

    ICOs que venderam seus tokens com a promessa de lucro futuro negociaram com títulos, mas não ofereceram qualquer participação para sua empresa. Eles não se registraram em órgãos reguladores como a SEC e não cumpriram os requisitos de relatórios e divulgação. Essas start-ups disfarçaram seus tokens como tokens de utilitário. Eles oferecem liquidez por meio de trocas de criptografia, o que é outra violação da regulamentação de valores mobiliários!

    Tem mais! Muitos ICOs venderam até mesmo tokens de utilidade genuínos, comercializando-os agressivamente com a promessa de lucro futuro. As agências reguladoras trabalham com a premissa de “substância sobre a forma” e tratarão até mesmo esses tokens de utilidade genuínos como títulos agora!

    Reguladores reprimem ICOs não conformes:

    Os reguladores têm percebido essas irregularidades e estão agindo sobre elas, por exemplo:

    • Nos Estados Unidos, a SEC já enviou intimações para 80 start-ups de criptografia de blockchain por suspeitas de violações dos regulamentos de valores mobiliários.
    • Eles colocaram ICOs não conformes como Tezos e Centra em alerta.
    • Mais importante, a SEC também está examinando projetos existentes. Por ex. eles fizeram várias perguntas ao ICONOMI. Empresa ainda não esclareceu sua posição ao regulador.

    Os investidores que compraram esses tokens podem encontrar seu fundo bloqueado por um período significativo de tempo enquanto os litígios prosseguem. As startups envolvidas já adquiriram uma reputação negativa e podem achar difícil voltar para o espaço da criptografia de blockchain.

    O ICO em conformidade com a SEC é possível e é o melhor caminho a seguir:

    As inicializações do Blockchain podem lançar ICOs compatíveis e não depender do atalho de declarar seus tokens de segurança como utilitários! As seguintes start-ups tomaram medidas para lançar ICOs que cumpram os regulamentos:

    • tZero: É uma plataforma de blockchain para mercados de capitais;
    • Polymath: eles tokenizam títulos usando sua rede blockchain;
    • Corl: Uma start-up blockchain que facilita o financiamento de pequenas empresas e start-ups.

    Quer você seja um investidor ou um empresário, você precisa entender a diferença entre tokens de segurança e tokens de utilidade. Isso irá ajudá-lo a aumentar o ecossistema blockchain-crypto ICO de forma sustentável. Reportar token de títulos como token de utilidade não é uma boa prática de negócios e certamente não é sustentável. O custo de registro de curto prazo, KYC, AML, relatórios e divulgação é muito preferível para o crescimento de longo prazo do ecossistema de ICO de criptografia de blockchain.

    Embora as OIC tenham democratizado o investimento, a verdade é que os investidores institucionais não entrarão em um campo em que a declaração incorreta de instrumentos de investimento seja comum. Leia mais sobre este risco em o artigo “ICO vs IPO: Qual é a diferença real?”. O criptoecossistema deve se autorregular proativamente, enquanto os reguladores vêm com a estrutura regulatória para este setor estimulante e promissor. Vamos aprender a tecnologia e os regulamentos juntos para aumentar o espaço de criptografia de blockchain de forma sustentável!

    Leia mais sobre isso neste artigo “Guia de comparação de tokens utilitários vs. tokens de segurança”.

    * Isenção de responsabilidade: o artigo não deve ser considerado e não tem a intenção de fornecer qualquer conselho de investimento. As reivindicações feitas neste artigo não constituem aconselhamento de investimento e não devem ser consideradas como tal. Faça sua própria pesquisa!