Tutorial do Hyperledger: o guia definitivo

Projetos de blockchain corporativos estão se tornando populares dia a dia. Como resultado, mais e mais empresas estão interessadas em aprender sobre blockchains empresariais. Na realidade, o Hyperledger é uma das plataformas de blockchain empresariais populares do mercado. Como resultado, muitos de vocês estão procurando um tutorial do Hyperledger para começar.

Infelizmente, a internet está repleta de informações falsas e informações que não oferecem qualquer profundidade a ela. Assim, torna-se muito difícil encontrar uma fonte sólida para o tutorial do Hyperledger. É por isso que apresentarei o tutorial do Hyperledger repleto de atalhos para ajudá-lo a entender como a tecnologia funciona.

Então vamos começar.

Tutorial do Hyperledger: O que é Hyperledger?

A Linux Foundation surgiu pela primeira vez com o conceito de Hyperledger. É um projeto abrangente e também de código aberto. Mais ainda, ele vem com muitas ferramentas e estruturas gratuitas para você experimentar. Basicamente, essas ferramentas e bibliotecas são feitas para empresas e desenvolvedores para ajudá-los a construir uma nova solução de blockchain com base nisso.

Além disso, você obtém acesso a uma comunidade muito grande que o ajudará em termos de desenvolvimento de novas tecnologias revolucionárias. De qualquer forma, o Hyperledger surgiu em 2015 e percorreu um longo caminho com 15 novos projetos..

No entanto, apenas 4 projetos estão ativos no momento. Se você quiser aprender sobre isso, terá que usar o tutorial do Hyperledger. Vamos verificar os fundamentos desta plataforma neste guia tutorial do Hyperledger.

tutorial de hyperledger

Por que a Linux Foundation criou este projeto?

Você deve estar se perguntando por que a Linux Foundation realmente surgiu com o conceito, qual era a necessidade? Bem, a tecnologia blockchain veio em 2008 do Bitcoin. No entanto, não ganhou força até mais tarde.

Embora fosse apenas uma tecnologia baseada em criptomoeda naquela época, logo, muitos estavam mais do que interessados ​​na tecnologia subjacente – blockchain.

No entanto, não havia nenhuma integração viável da tecnologia em qualquer solução existente até agora. Assim, as empresas começaram a se perguntar como poderiam alcançar inovação mais rápida.

Então, eles começaram a trabalhar juntos e começaram a trabalhar em projetos e, dessa forma, eles poderiam economizar muito tempo e chegar a uma solução viável muito mais rápido.

No tutorial do desenvolvedor do Hyperledger, você saberá como o Linux Foundation deu o passo e formou o projeto com outras empresas para otimizar a popularidade do blockchain e mudar o mundo. Assim, as empresas passaram a desenvolver soluções que outros negócios pudessem utilizar e aceitar o modelo de negócio.

E por que não? O Blockchain trouxe muitos benefícios em comparação com os modelos centralizados antigos. Um padrão descentralizado significaria que não haveria discrepâncias ou mau uso de poder. Mais ainda, tudo seria transparente.

De qualquer forma, eles têm mais de 250 organizações trabalhando juntas até agora e recentemente se uniram a outro consórcio Enterprise Ethereum Alliance para incluir um tipo diferente de tecnologia.

Por que código aberto?

Quero dizer, eles poderiam ter comercializado o projeto inteiro ou quaisquer outros projetos sob ele e ganhar muito dinheiro com isso. Mas eles tornaram os códigos de cada um de seus projetos uma propriedade pública. Mas por que? Basicamente, porque as tecnologias proprietárias não têm, na verdade, todos os benefícios que vêm com uma plataforma de código aberto.

Em muitos casos, os fornecedores bloqueiam o sistema se alguém tentar fazer alterações em sua base de código. Mais ainda, eles também cobram uma taxa, e às vezes isso pode desencorajar as pessoas de usá-lo.

Por outro lado, as tecnologias de código aberto são abertas e os desenvolvedores podem fazer alterações. Portanto, o desenvolvimento ou adição de qualquer novo recurso é extremamente mais rápido. Mais ainda, dá margem para novas inovações também.

Assim, torná-lo um projeto de código aberto faz muito sentido, pois o objetivo principal é tornar o blockchain acessível a qualquer pessoa.

Além disso, é um método popular e confiável. Portanto, como resultado, as plataformas de código aberto terão mais exposição.

Vamos verificar sua arquitetura no tutorial do Hyperledger para o guia do iniciante a seguir.

Tutorial do Hyperledger para iniciantes: a arquitetura

Design modular

Todos os projetos do Hyperledger vêm com um design modular. Basicamente, o design modular garante que todas as estruturas sejam extensíveis em todos os sentidos. De qualquer forma, eles normalmente usam padrões comuns em blocos de construção que se adequam a qualquer tipo de cenário.

Mais ainda, a estrutura modular ajuda no tutorial do desenvolvedor do Hyperledger, pois eles podem experimentá-la sem afetar todos os outros códigos.

É uma ótima estratégia para fazer os livros-razão distribuídos, pois você pode reutilizar qualquer outro modelo construído anteriormente. Basicamente, esses módulos têm armazenamento de razão, consenso, contratos inteligentes, criptografia, política e comunicação.

Vamos verificar o próximo neste tutorial do Hyperledger para guia do iniciante.

Plataforma extremamente segura

É um dos fatores importantes de qualquer tipo de plataforma de blockchain. Em muitos casos, as empresas lidam com um alto nível de informações confidenciais. E essas informações precisam de um alto nível de segurança por todos os meios.

Mas pode se tornar difícil manter a segurança total quando você está lidando com muitos fluxos de dados e bases de código. Assim, o Hyperledger introduz uma nova forma de segurança usando a imutabilidade e a natureza descentralizada do blockchain.

De acordo com o tutorial do desenvolvedor do Hyperledger, todos os seus projetos passam por testes vigorosos para descobrir quaisquer lacunas no sistema. Assim, garante que nenhum hacker tenha acesso à rede e manipule seus dados.

Mais ainda, de acordo com seu tutorial de desenvolvedor Hyperledger, eles também adicionaram camadas de segurança para ajudá-lo a aproveitar o poderoso.

Outra grande notícia é que todas as suas bases de código passam por auditorias regulares para ver quaisquer discrepâncias nelas. Se eles conseguirem encontrar algum, é resolvido imediatamente.

Vamos verificar o próximo neste tutorial do Hyperledger para guia do iniciante.

Interoperável

A tecnologia Blockchain precisa ser interoperável para entrar em todos os aspectos de nossas vidas. No entanto, sem interoperabilidade, não há chance de funcionar. Então, quando várias redes podem se comunicar entre si e trocar dados, todas elas podem trabalhar com mais eficiência.

Assim, o Hyperledger deseja introduzir a interoperabilidade para ajudar a tornar todos os aplicativos e outros contratos portáteis para qualquer tipo de dispositivo. Mais ainda, conectaria todas as nossas indústrias em um hub onde tudo está conectado.

Usando os fluxos de dados interconectados, a eficiência dispararia e economizaria muito tempo também.

Agnóstico de criptomoeda

A melhor parte dessa plataforma é que ela não possui nenhum tipo de criptomoeda para ajudar a executar o sistema. Basicamente, em outras plataformas, você vê uma forma de token ou criptomoeda que eles usam para usar certas funções da rede.

Mas não no Hyperledger. Na realidade, todos os projetos sob ele são agnósticos de criptomoeda. Mas por quê? Bem, porque o Hyperledger acredita na tecnologia central e não deseja administrar nenhuma criptomoeda na plataforma.

No entanto, como muitas das empresas podem precisar de uma forma digital de dinheiro, eles darão a você a opção de emitir seu próprio token na plataforma.

Suporte API de alta tecnologia

De acordo com o tutorial de desenvolvedor do Hyperledger, todos os seus projetos incluem suporte API de alta tecnologia. Mais ainda, cada API de suas soluções oferece o melhor dos melhores recursos, e todos eles podem lidar com a interoperabilidade.

De qualquer forma, as APIs do Hyperledger irão ajudá-lo a se comunicar com sua rede central a partir de qualquer programa cliente externo e rede.

Mais importante ainda, ajuda todos os livros-razão distribuídos a florescer adequadamente e a serem capazes de lidar com muitos outros casos de uso.

Tutorial do Hyperledger: Quatro projetos para check-out

Como o Hyperledger atualmente tem apenas quatro projetos ativos, você precisa conhecê-los para usá-los. Então, eu vou dar a vocês seus tutoriais um por um. Então vamos começar!

Tecido Hyperledger

Hyperledger Fabric é uma rede de razão distribuída modular que oferece aos desenvolvedores a mais alta qualidade de aplicativos. A melhor parte é que, com a ajuda do Hyperledger, você obterá flexibilidade, escalabilidade, confidencialidade e resiliência.

De qualquer forma, seja qual for a sua empresa ou a indústria em que trabalha, a Fabric pode certamente ajudá-lo nisso.

Na realidade, a arquitetura do Fabric usa uma linguagem de programação de propósito geral, o que torna esta plataforma completamente livre de quaisquer tokens nativos.

Como o Fabric é o mais popular entre todos os outros projetos ativos do Hyperledger, ele oferece uma comunidade diversificada para ajudá-lo.

Modularidade

Cada elemento no Hyperledger Fabric é modular. Portanto, se você tiver um consenso conectável ou sistema de gerenciamento de identidade, pode facilmente transformá-lo em um caso de uso corporativo.

Basicamente, a plataforma conterá os seguintes módulos –

  • Serviços de pedidos: Ele permite que os nós solicitem uma transação e, em seguida, o sistema as transmite para outros nós. Além disso, este módulo é plugável.
  • Provedores de serviços de associação: Ele oferece a opção de criar identidades criptográficas para os membros da plataforma. Além disso, este módulo é plugável.
  • Serviços de fofoca ponto a ponto: É opcional, mas ajuda a distribuir a saída de cada bloco entre todos os outros nós.
  • Contratos inteligentes: Na realidade, esta opção permite que você execute contratos inteligentes em um ambiente restrito.

Funcionamento de Contratos Inteligentes

Os contratos inteligentes no Hyperledger Fabric são chamados de chaincode. Além disso, é lógica de negócios e um pouco diferente dos contratos inteligentes típicos. Neste, vai de execução, pedido e validações.

Isso significa que primeiro ele executará uma transação e verificará sua validade. Em seguida, ele colocará o pedido no protocolo de consenso. Depois de confirmada a validação, segue as regras específicas do contrato e a executa. Com o novo design, o projeto pode facilmente aumentar e melhorar o desempenho.

Tutorial de desenvolvedor do Hyperledger Fabric

Pré-requisitos

Antes de usar a plataforma, você deve instalar certos pré-requisitos em seu dispositivo. Sem esses pré-requisitos, você não pode usar o Hyperledger Fabric em seu dispositivo.

Instalando Git

Em primeiro lugar, você deve baixar a última versão do git e instalá-lo. Caso você tenha problemas com a execução de comandos curl.

Instalando cURL

De acordo com o tutorial do desenvolvedor do Hyperledger Fabric, se você ainda tiver problemas ao executar comandos curl dos arquivos doc, faça o download da versão mais recente da ferramenta cURL e instale-a.

Docker e Docker Compose

De acordo com o tutorial do desenvolvedor do Hyperledger Fabric, você terá que instalar todos os softwares a seguir para operar ou desenvolver no Hyperledger Fabric –

Para Windows 10, * nix ou macOS, você precisará do Docker versão 17.06.2-ce ou superior.

Para versões mais antigas do Windows, você precisará instalar o Docker Toolbox novamente e o Docker versão 17.06.2-ce ou superior.

De acordo com o tutorial do desenvolvedor do Hyperledger Fabric, quando você instala o Docker para Windows ou Mac, o Docker Toolbox também instala o Docker Compose. Mas se você já o tinha instalado, então você deve verificar se você tem a versão 1.14.0 ou superior instalada ou não.

Se você não tem isso, é recomendável que você instale a versão mais recente dele.

Hyperledger Indy

A arquitetura Hyperledger Indy é um modelo único no nicho de blockchain. Na realidade, também é um livro razão distribuído que vem com uma carga de componentes reutilizáveis, juntamente com ferramentas e bibliotecas. Mais ainda, esta plataforma é feita especificamente para soluções baseadas em identidade.

Assim, qualquer pessoa pode usar essa plataforma para organizações, domínios administrativos e aplicativos. Isso significa que você terá controle total sobre sua própria identidade, e ninguém pode controlá-la de forma alguma.

No entanto, se você não estiver autorizado em organizações, elas podem rejeitar seu acesso, mas não podem alegar que você tem uma identidade falsa.

De qualquer forma, as empresas podem usar esta plataforma para confiar em uma única fonte de verdade, já que cada documento na plataforma passará por verificação.

Outro ponto positivo é que você pode optar por expor apenas as informações que são necessárias e deixar outras informações em segredo.

Principais características do Hyperledger Indy

  • Auto-soberania: Na plataforma, você pode armazenar quaisquer artefatos no livro-razão. Mais ainda, todos os artefatos terão criptografias criptográficas para protegê-lo. Ninguém além de você pode excluir sua identidade ou fazer alterações nela.
  • Privacidade: Você terá total privacidade de suas documentações. É por isso que a plataforma oferece opções de privacidade sem deixar rastros de dados que podem conectar você a uma plataforma a outra, se você não quiser.
  • Reivindicações verificáveis: Ao tentar reivindicar qualquer nova documentação, como certidões de nascimento, licenças, etc., você precisará de uma prova adicional de que é quem afirma ser. De qualquer forma, se alguém tiver acesso a eles, pode facilmente manipulá-los. Assim, Indy usa provas de conhecimento zero para divulgar certos dados sem revelar o documento completo.
  • Sem hacks: De acordo com o tutorial do Hyperledger Indy, ninguém pode ter acesso aos seus arquivos. Na realidade, os servidores centralizados não são suficientes para oferecer segurança às suas documentações. Como resultado, há muitos roubos de identidade acontecendo todos os dias. Mas com Indy, cada documento uma vez no livro-razão permanece no livro-razão.

Tutorial do Hyperledger Indy

Configuração do desenvolvedor

Existem certos scripts apenas para desenvolvedores, e eles ajudarão os desenvolvedores a configurar um ambiente. Infelizmente, esses scripts são apenas para Ubuntu. Então, pode ou não funcionar no Windows.

O que você precisa

Python 3.5 para trabalhar com a base de código.

De acordo com o tutorial do Hyperledger Indy, é recomendado usar o ambiente virtual Python para o processo de desenvolvimento.

Além disso, você precisará de um teste de teste para integração e teste de unidade.

Em seguida, você deve instalar algumas dependências para executar o código.

Configuração rápida no Ubuntu 16.04

Se você deseja um processo de configuração rápido para o Ubuntu 16.04, verifique o documento deles. Tudo que você precisa fazer é seguir as instruções, uma por uma, e pronto.

Configuração Detalhada

Pitão

Para configurar o Python 3.5, você precisa usar o script dev-setup / ubuntu / setup_dev_python.sh. Ele instalará rapidamente o Python 3.5, ambiente virtual e pip no Ubuntu.

Ubuntu

Primeiro execute o sudo add-apt-repository ppa: deadsnakes / ppa

Em seguida, sudo apt-get update

Se você estiver no Ubuntu 14, para instalar o python 3.5, execute o sudo apt-get install python3.5. De qualquer forma, Python deveria estar no Ubuntu 16, mas não é necessário instalá-lo também.

Mac

De acordo com o tutorial do Hyperledger Indy, para a configuração do Mac basta seguir as instruções abaixo:

Baixe o pacote Python 3.5.0 ou a versão mais recente. Então você tem que instalá-lo.

Em qualquer caso, se você é um fã de homebrew, você pode usar um comando brew para instalá-lo também – brew install python3

janelas

Para a configuração do Windows, baixe a compilação mais recente do Windows e instale-a. É super fácil.

Existem outras instruções adicionais para configurar a rede. Confira seu tutorial Dev para saber sobre isso.

Hyperledger Iroha

Hyperledger Iroha é outra boa adição à família do projeto Hyperledger. Na realidade, os desenvolvedores criaram esta plataforma para fácil integração com o ambiente corporativo.

De qualquer forma, a Iroha tornou-se ativa após as plataformas Sawtooth e Fabric em 2016. Soramitsu foi a empresa líder que desenvolveu esta solução com a ajuda de Colu, Hitachi e NTT Data.

Características de Iroha

Fácil de implantar e manter. Não há complexidade adicional da arquitetura que seria difícil de compreender.

Há muito acesso à biblioteca para os desenvolvedores usarem. Basicamente, essas bibliotecas contêm scripts e diferentes módulos para você usar.

Qualquer tipo de acesso na plataforma depende da função do usuário. Portanto, se sua função restringe você de ver informações confidenciais, você não pode vê-las.

Na realidade, o design completo da plataforma é totalmente modular e plugável. Isso significa que você pode conectar qualquer recurso e usá-lo.

Mais ainda, você também pode consultar o razão com base em certos comandos e separar os resultados com base nisso.

Ele também vem com um sistema de gerenciamento de ativos e identidade para ajudá-lo a permitir apenas nós com permissão na plataforma.

Controle de qualidade

De acordo com o tutorial do Hyperledger Iroha, eles têm três níveis de controle de qualidade para garantir que sua plataforma seja robusta. Esses são –

Confiabilidade: Este nível trata da tolerância a falhas do sistema junto com o processo de recuperação em caso de desastres.

Desempenho: De acordo com o tutorial do Hyperledger Iroha, este nível lida com o comportamento do tempo da plataforma junto com a utilização de recursos.

Usabilidade: aqui, você terá proteção contra erros do usuário, capacidade de reconhecimento de adequação e capacidade de aprendizado.

Casos de uso de Iroha

  • Certificados verificáveis ​​de instituições educacionais e de saúde
  • Transferências transfronteiriças.
  • Vários aplicativos financeiros para auditoria e privacidade.
  • Gerenciamento de identidade para preservar os direitos do usuário.
  • Gestão da cadeia de suprimentos em tempo real.

Hyperledger Iroha Tutorial

No tutorial, você saberá como iniciar a rede e criar transações e verificar os dados. Para uma solução simples, você deve usar o Docker.

Pré-requisitos

Obviamente, o pré-requisitos incluirá um dispositivo com o Docker instalado. Se você não o instalou, basta verificar o site e fazer o download. Mais ainda, você também pode construí-lo do zero e criar um nó personalizado. Em qualquer caso, se você estiver mais interessado nisso, você deve verificar a parte Construindo Iroha.

Nó Iroha inicial

Criação de uma rede Docker

De acordo com o tutorial do Hyperledger Iroha, você precisará do banco de dados PostgreSQL para executá-lo. Portanto, comece criando uma rede Docker, e isso permitirá que Postgres e Iroha rodem na mesma rede. Você pode nomeá-lo como quiser.

Iniciando o contêiner PostgreSQL

Em seguida, você deve executar o PostgreSQL em um contêiner, conectar-se à rede e obter as portas para comunicação.

Se você tem o PostgreSQL rodando na porta padrão, então encontre uma porta livre para rodar o PostgreSQL.

Criando Blockstore

Além disso, você precisa criar um volume persistente para coletar todos os arquivos, e isso seria o Blockstore.

Preparando os Arquivos de Configuração

Para configurar a rede, você vai precisar de um arquivo de configuração, um gerador que irá gerar pares de chaves para os nós, muitos pares e bloco genesis. De acordo com o tutorial do Hyperledger Iroha, você pode simplesmente clonar os códigos do Github, pois é mais rápido.

Iniciando contêiner Iroha

Depois de obter o caminho para os arquivos, você está pronto para iniciar o contêiner Iroha.

Hyperledger Sawtooth

Sawtooth é na verdade um traje de blockchain para desenvolver, executar e criar novos livros-razão distribuídos.

Ele oferece aplicativos de contrato inteligentes para empresas. Mais ainda, a arquitetura geral é totalmente modular e capaz de atender a qualquer tipo de ambiente industrial, assim como o Fabric. Ele vem com muitos recursos, como você pode alterar o consenso durante uma transação, você também terá acesso ao Comprovante de tempo decorrido que é BFT.

De acordo com o tutorial do Hyperledger Sawtooth, você também obterá famílias de transações em que cada uma tem tarefas separadas e também pode criar mais recursos para realizar outras funções na rede.

Um dos melhores recursos é que ele oferece compatibilidade EVM junto com transações paralelas. Na verdade, isso economiza muito tempo.

Hyperledger Sawtooth Tutorial

Em primeiro lugar, você deve configurar um nó local para a plataforma Sawtooth. É necessário porque você precisará dele para o teste. Depois que o nó estiver em execução, você pode solicitar transações e buscar os dados dos blocos e estado para ver como funciona.

Basicamente, você buscará informações da API REST Sawtooth e HTTP. Para instalar e executar apenas um único nó na rede, você precisa usar um contêiner Docker pré-construído, que é um cluster Kubernetes dentro da VM do seu dispositivo.

Usando Docker para um único nó Sawtooth

De acordo com o tutorial do Hyperledger Sawtooth, você deve verificar o status dos componentes. Em seguida, você deve usar os comandos Sawtooth para solicitar transações, visualizar o estado global e exibir dados de bloco.

Depois disso, examine os registros, pare a rede e reinicie o contêiner do Docker.

Depois de concluir este tutorial do Hyperledger Sawtooth, você pode ter acesso ao ambiente de desenvolvimento da plataforma.

Você também pode fazer isso usando Kubernetes e Ubuntu. Para isso, verifique seu oficial documentação.

Para usar vários nós na rede, verifique seus documentação nele.

Nota Final

O Hyperledger é um dos projetos de blockchain corporativos do mercado que atualmente está dominando o nicho. Assim, mais e mais pessoas estão ansiosas para aprender sobre tecnologia, começando com líderes do setor e desenvolvedores. Assim, com a ajuda deste guia de tutorial do Hyperledger, você pode aprender facilmente sobre ele.

Se você quiser saber mais sobre as implicações nas empresas, confira nosso Curso Enterprise Blockchain, pois ajuda você a aprender as coisas de maneira simples.