Blockchain privado vs público: uma comparação direta

Este artigo oferece uma visão geral rápida e uma comparação entre blockchain privado e público em termos mais simples.

Para alguém novo nos fundamentos da tecnologia de blockchain, é imperativo entender a diferença básica entre as duas categorias de blockchain. Esta classificação é baseada no nível de permissão que um usuário obtém ao ingressar em um blockchain específico.

Tanto o blockchain privado quanto o público vêm com diferentes conjuntos de vantagens e desvantagens. Cabe ao usuário decidir qual tipo de blockchain atende às suas necessidades e casos de uso específicos.

Este artigo se concentrará apenas em oferecer uma breve comparação entre blockchain privado e público. Para uma visão geral detalhada, deve-se consultar os guias detalhados sugeridos ao longo do artigo.

Inscreva-se agora:Curso grátis de fundamentos de Blockchains de Enterprise

O que são blockchains privados? Uma Visão Geral Rápida

Um blockchain privado é o tipo de rede blockchain em que uma única organização detém autoridade completa sobre quem pode ingressar na rede, acessar os nós e participar do algoritmo de consenso. Resumindo, a organização controladora tem controle total sobre a rede. Devido a essa natureza, uma blockchain privada também é conhecida como blockchain permitida.

Você pode pensar que esse tipo de blockchain vai contra os fundamentos da tecnologia de blockchain. No entanto, a rede é baseada em um livro razão distribuído e os usuários com permissão têm acesso total aos nós.

Maior eficiência, melhor escalabilidade e segurança robusta são alguns dos recursos mais fortes do blockchain privado.

Características notáveis ​​de blockchains privados

  • Maior Eficiência – Devido ao controle estrito da organização autoritária, os blockchains privados têm melhor utilização de recursos, garantindo assim maior eficiência. Além disso, é um dos maiores motivadores para casos de uso de blockchain privado.
  • Privacidade – Os blockchains privados focam inerentemente a privacidade e a segurança dos dados.
  • Enterprise-Centric – Como a privacidade e a segurança são imperativas para as empresas, os blockchains privados são mais adequados para atender às necessidades dessas organizações. Os blockchains privados permitem que as empresas protejam os ecossistemas internos e funcionem como um todo.
  • Estabilidade – Devido ao menor número de usuários e transações, as cadeias de bloqueio privadas têm estabilidade superior sobre as cadeias de bloqueio públicas.
  • Taxas de transação baixas – Os blockchains privados oferecem taxas de transação mais baixas devido ao menor número de solicitações de transação.
  • Segurança – Devido à barreira de entrada, invasores indesejados não podem acessar a rede. Garante melhor segurança e proteção contra quaisquer atividades ilegais.
  • Melhor regulamentação – A organização autorizada pode facilmente delinear as regras e aplicar etapas regulatórias para implicar as regras.

Consulte Mais informação: O que é um Blockchain privado?

O que é um Blockchain público? Uma Visão Geral Rápida

Uma blockchain pública é um tipo de rede blockchain que não tem nenhuma restrição sobre o nível de permissão. Qualquer um pode entrar na rede, acessar os nós e participar do algoritmo de mineração e consenso.

Os blockchains públicos são totalmente descentralizados, sem permissão e completamente imutáveis ​​- aderindo aos recursos fundamentais das redes de blockchain de primeira geração.

Características notáveis ​​de blockchains públicos

  • Verdadeiramente descentralizado – Um blockchain público não tem nenhum órgão regulador – o que o torna verdadeiramente descentralizado e distribuído.
  • Transparência Completa – Os blockchains públicos são inerentemente transparentes onde têm acesso ao livro-razão e participam do consenso.
  • Imutável – Quando um bloco entra na cadeia, não há como alterar ou deletar o bloco. Isso significa que a rede é completamente imutável.
  • Capacitação do usuário – Um usuário de uma blockchain pública não precisa aderir a nenhuma regra ou regulamento de terceiros, além das regras legadas da própria rede.

Consulte Mais informação:O que é um Blockchain Público?

Blockchain privado vs público: uma comparação detalhada

Você pode estar procurando por uma rede blockchain superior a todas as outras. Mas isso não é possível, pois cada tipo de rede blockchain tem algumas vantagens e desvantagens. Como resultado, todos eles têm casos de uso adequados.

Por exemplo, blockchains públicos são perfeitos para criptomoedas. Criptomoedas populares como – Bitcoin, Ethereum, Litecoin – são exemplos de blockchain públicos ideais.

Por outro lado, os blockchains privados são perfeitos para atender às necessidades das empresas. Grandes corporações como IBM, Microsoft, Alibaba – são ótimos exemplos de blockchain privado. Se você der uma olhada nas principais empresas que usam a tecnologia blockchain, verá que quase todas elas preferem blockchains privados em relação às outras.

Hyperledger, R3 Corda, Enterprise Ethereum, Quorum, Ripple – são algumas das plataformas de blockchain privadas bem conhecidas.

Então, você vê que a escolha depende da estratégia de negócios do blockchain e da missão e visão de uma determinada empresa.

Ainda assim, se você quiser uma comparação direta, a tabela a seguir deve ajudá-lo a ter uma ideia –

Blockchain público Blockchain privado
Acesso Qualquer um Organização Única
Autoridade Descentralizado Parcialmente descentralizado
Velocidade de Transação Lento Rápido
Consenso Sem permissão Autorizado
Custo de Transação Alto Baixo
Tratamento de Dados Acesso de leitura e gravação para qualquer pessoa Acesso de leitura e gravação para uma única organização
Imutabilidade Completo Parcial
Eficiência Baixo Alto

Pensamentos finais

Como você pode ver, existem muitas diferenças em ambas as tecnologias. Na realidade, tanto o blockchain público quanto o privado são adequados para ambientes corporativos se você puder usar os recursos que deseja. Além desses dois tipos básicos, existem outros tipos de blockchain – ou seja, híbrido e federado ou blockchain de consórcio.

Mas, no final das contas, a decisão depende inteiramente de você. Esperançosamente, este guia irá ajudá-lo a escolher o guia perfeito para o seu negócio.

Mas se você quiser entrar em mais detalhes, certifique-se de verificar nosso curso gratuito de blockchain para aprender mais sobre ele.