Definição de Blockchain: tudo o que você precisa saber
Procurando a explicação correta da definição de blockchain? Vamos verificar os prós e contras dessa tecnologia agora!
Blockchain está mudando os paradigmas de nosso mundo de negócios em um ritmo rápido. Você pode pensar que entender a tecnologia é muito fácil. Mas sabemos que há uma boa chance de você ter encontrado muitos significados que não faziam muito sentido quando você pesquisou por definição de blockchain online.
Bem, mas não se preocupe, a definição real de blockchain é muito mais fácil de entender do que você pensa. Na realidade, a nova tecnologia está mudando a perspectiva do mundo digital. Como a tecnologia blockchain não vai a lugar nenhum, por enquanto, é hora de conhecer a verdadeira definição de blockchain.
Inscreva-se agora:Curso Blockchain grátis
Índice
Capítulo 1: Definição de Blockchain: O que é?
Na realidade, a definição técnica do blockchain seria assim –
“A tecnologia Blockchain é um sistema de contabilidade distribuído que promove descentralização, transparência e integridade de dados.”
Parece muito técnico, não é? Bem, vamos decompô-lo para você.
No fundo, você poderia pensar nisso como uma cadeia de blocos. Mas aqui, as palavras “encadear” e “bloquear” representam uma coisa diferente.
Neste contexto, o bloco representa a informação digital, e a cadeia representa como os dados digitais são armazenados no banco de dados / razão.
Normalmente, as informações digitais constituem os “blocos” do razão. Além disso, você tem três partes principais –
Ele irá armazenar as informações sobre a transação do blockchain, como hora, data, quantidade, etc. No entanto, agora ele pode armazenar vários tipos de formatos de dados, como documentos, imagens, identidades, etc..
No bloco, ele armazenará quem está participando da transação do blockchain. No entanto, em vez de usar seu nome real, você receberá uma “chave digital” exclusiva como seu nome de usuário. Além disso, o blockchain conterá apenas esse nome de usuário.
Outro fato significativo é que cada bloco é diferente dos outros blocos. Mais ou menos como temos nomes diferentes para nos identificar. E assim, o bloco armazenará um “hash”, que é um código único que ajudará o sistema a diferenciar dois blocos.
Formando a Cadeia
Assim que tudo estiver feito, seu bloqueio precisará de verificação. Bem, é aqui que fica interessante. Ninguém na rede pode criar um bloco aleatoriamente e armazená-lo. Na realidade, outros nós irão validar seus dados no bloco, e se tudo parecer ok, eles vão dar o sinal verde.
E só então ele será armazenado no livro-razão. No entanto, um bloco será vinculado ao bloco anterior quando for armazenado no razão. E quando outro bloco aparecer, ele também será vinculado a esse.
Por exemplo, você criou um bloco “x” e, anteriormente, havia um bloco “y”. Portanto, quando o seu “X” for armazenado no livro-razão, ele será vinculado ao “y”. Da mesma forma, o bloco “y” também armazenará um link para o bloco “x”.
Todos os links entre os “blocos” criam uma estrutura semelhante a uma cadeia contínua. Então, você vê, este é o verdadeiro significado da definição de blockchain.
Confira nosso Blockchain vs. Guia de banco de dados para saber a diferença entre esses dois.
Mas por que o Blockchain é tão importante?
A melhor maneira de descrever por que a definição de blockchain é tão importante é examinar a estrutura central do sistema. Na verdade, você sabe como tudo depende de servidores centralizados. Além disso, as limitações dos servidores centralizados são a única razão por trás da revolução do blockchain.
E é por isso que é realmente importante saber sobre a definição de blockchain. Na realidade, ajuda a entender melhor a tecnologia porque a estrutura centralizada não está indo muito bem.
Mas são sistemas centralizados que limitam?
Bem, vamos ver se eles são.
Limitações de sistemas centralizados
Se você observar o aspecto de software típico do mundo digital, verá que a maioria deles se baseia em uma estrutura centralizada. Normalmente, não é porque a arquitetura é realmente fácil de manter e desenvolver. É porque todos estão acostumados a confiar em outras partes para proteger suas informações.
Além disso, dependemos de outras partes para que não nos enganem ou trapaceiem com seus produtos. Na realidade, você provavelmente não trabalharia com alguém com quem não tivesse negócios anteriormente.
Portanto, torna-se extremamente difícil expandir ou negociar com alguém sem qualquer relação comercial anterior.
Vamos explicar com um exemplo. Suponha que você tenha pedido algo pela Amazon, mas tem certeza de que receberá a entrega, não é? No entanto, na realidade, não é a Amazon quem está produzindo o item; é outra pessoa.
Às vezes, até mesmo terceiros vendem esses itens. Portanto, a Amazon funciona como um buffer entre esse terceiro e você. Mesmo que você não saiba sobre eles, mas você ainda vai confiar neles por causa da tag Amazon.
No entanto, o que a definição de blockchain define aqui é a “necessidade de terceiros para estabelecer confiança”. Com o blockchain, você não precisa de terceiros; você pode trabalhar diretamente com outras empresas com total garantia, mesmo que não confie nelas.
Assim, em um sistema centralizado típico, existem muitas falhas, incluindo:
- Não pode ser totalmente confiável
- Não oferece segurança total
- Não está preocupado com questões de privacidade
- Leva muito tempo e, em última análise, custa
- Sem transparência
Vantagens do Blockchain sobre o sistema centralizado típico
- Livra-se de quaisquer intermediários
- Verificação de transações
- Protocolos de alta segurança
- Custos mais baixos
- Sistema de rede transparente
- Imutável e descentralizado
Olha, eu não estou dizendo que o blockchain resolve todos os problemas. Na realidade, o blockchain também apresenta alguns problemas. No entanto, lembre-se de que isso elimina muitos dos problemas centralizados. Portanto, é uma grande atualização de servidores centralizados para descentralizados.
Além disso, existem muitos cenários em que o blockchain pode tornar uma solução mais segura, transparente e robusta. No entanto, o blockchain é uma arquitetura complexa para redes. Então, sem obter qualquer conhecimento sobre isso, você não deve dar o salto.
Mas se você quiser acompanhar a revolução tecnológica e aumentar a escala, é melhor saber sobre a definição simples do blockchain.
Então, por essas razões, você precisa saber sobre a definição de blockchain.
Consulte Mais informação: Uso do Blockchain: lista de mais de 20 casos de uso da tecnologia Blockchain
Capítulo 2: História da Tecnologia Blockchain
1991-2008:
Você sabe quando foi a primeira vez que o blockchain realmente surgiu? Bem, em 1991, Stuart Haber e Scott Stornettqo começaram a trabalhar na primeira tecnologia de blockchain. No início, eles queriam criar um bloco de cadeia criptograficamente criptografado. Além disso, eles tentaram torná-lo à prova de violação.
Mesmo assim, eles usaram carimbos de data / hora dos documentos para ter um controle completo de todas as transações. Mais tarde, eles atualizaram o sistema e incluíram árvores Merkle. Assim, aumentou sua capacidade de armazenar mais documentos em um único bloco.
Então, você vê, mesmo que muitas pessoas pensem que a definição da tecnologia blockchain veio pela primeira vez em 2018, na verdade ela começou em 1992. É absolutamente necessário saber sobre a definição simples de blockchain totalmente.
De qualquer forma, no final de 2008, a verdadeira revolução finalmente veio. Um grupo ou pessoa chamada Satoshi Nakamoto veio com uma nova visão para o blockchain e, desta vez, era o núcleo de uma criptomoeda – Bitcoin.
O Bitcoin mudou a forma como nosso sistema funciona, pois era uma forma digital de pagamento.
2009-2011:
Após a introdução ao bitcoin, Satoshi Nakamoto finalmente lançou o white paper Bitcoin em 2009. Além disso, no white paper, ele deu detalhes completos sobre como a rede funciona. Além disso, também indica como pode aumentar a confiança digital.
Na realidade, ninguém estaria no controle, então ninguém pode quebrar a confiança dos outros. No entanto, o domínio de Satoshi Nakamoto chegou ao fim quando ele entregou o desenvolvimento da plataforma a outros desenvolvedores e desapareceu.
Na realidade, embora Satoshi Nakamoto não buscasse o desenvolvimento de tecnologia, outros desenvolvedores começaram a criar mais plataformas de blockchain lentamente.
Além disso, com uma aplicação descentralizada na mistura, a definição da tecnologia blockchain finalmente começou a vir a todos.
De qualquer forma, em 2010, finalmente, aconteceu a primeira compra online de bitcoins. Um usuário comprou duas pizzas com 10.000 BTC.
2012-2014:
Este período da história foi de longe o mais significativo como a definição simples de blockchain. Na realidade, o Bitcoin foi um excelente começo para o blockchain, mas muitos desenvolvedores achavam que não era suficiente para uma nova inovação.
Entre eles estava Vitalik Buterin, que contribuiu para a base de código Bitcoin. No entanto, o Bitcoin foi drasticamente limitado. Então, o desenvolvedor começou a trabalhar em outra solução que seria capaz de formar várias funções, mas ainda conter o sistema de rede ponto a ponto.
Por fim, ele criou o Ethereum em 2013 com novas adições à base de código bitcoin típica. Além disso, foi um desenvolvimento que mudou as formas do blockchain para sempre em uma definição simples do histórico do blockchain.
Nesse ínterim, o Bitcoin se tornou tão popular que ultrapassou US $ 1 bilhão no mercado. Logo Vitalik lançou o white paper Ethereum. E a venda coletiva começou para financiamento. De qualquer forma, durante esta definição do período da história do blockchain, Ethereum conseguiu obter todo o financiamento de que precisava.
No entanto, vendo o potencial do blockchains, Ripple – uma solução financeira corporativa de blockchain entrou no mercado.
Além disso, outro consórcio de blockchain empresarial popular no momento – R3, formou o consórcio com mais de 40 membros legados. Desnecessário dizer que todas as três inovações ainda prevalecem no mercado de blockchain.
E foi assim que a definição da tecnologia blockchain veio a ser.
Consulte Mais informação: Enterprise Ethereum: Blockchain privado para empresas
2015-2017:
Em 2015, a Ethereum lançou oficialmente e introduziu um novo recurso chamado contratos inteligentes. Além disso, os contratos inteligentes tornaram-se um dos principais recursos que podem desempenhar várias funções contratuais.
De qualquer forma, o Ethereum conseguiu reunir uma enorme comunidade de desenvolvedores ativos que ainda o estão estabelecendo como um verdadeiro ecossistema.
Outro grande player no mercado agora realmente começou sua jornada em 2015. Na realidade, o projeto guarda-chuva Hyperledger iniciou sua jornada para o desenvolvimento de blockchain.
A Linux Foundation apresentou o Hyperledger e formou um consórcio para o desenvolvimento da tecnologia blockchain. Então, eles são uma grande parte da definição da tecnologia de blockchain também. Além disso, o Hyperledger queria unir todos os esforços do blockchain em um espaço.
Além disso, o Hyperledger promove colaborações entre empresas em vez de competição para permitir que todos obtenham seu quinhão de exposição. Além disso, o Hyperledger também introduziu uma nova estrutura chamada arquitetura modular, que permite conectar qualquer tipo de recurso e usá-lo.
Portanto, mesmo que seu blockchain não venha com um recurso de que você precisa, você pode simplesmente desenvolvê-lo manualmente, conectá-lo ao sistema e usá-lo.
Vendo o potencial das empresas, J.P. Morgan lançou o blockchain Quorum como uma solução corporativa. A linha de base do Quorum é na verdade Ethereum, mas como o Ethereum é público, ele precisava de alguns ajustes.
Assim, agora temos uma plataforma Quorum privada que a empresa pode usar sem problemas.
Consulte Mais informação: Guia final do Quorum Blockchain
2018:
Em 2018, você verá a enorme popularidade da tecnologia blockchain. No entanto, a natureza extremamente volátil do Bitcoin fez o mercado mudar para a tecnologia principal de criptomoedas.
Na realidade, as criptomoedas são ótimas, mas tendem a ser altamente voláteis. Portanto, isso cria incerteza no mercado, o que não é algo que as empresas procuram.
Outro grande fato na linha do tempo de definição da tecnologia de blockchain é o surgimento de empresas financeiras que usam a rede. No início, as empresas financeiras eram altamente céticas, pois perdem o controle sobre os sistemas centralizados.
No entanto, devido aos benefícios da tecnologia, agora 15% das empresas financeiras a utilizam. E está aumentando. Após a grande mudança nos casos de uso na definição de blockchain, as empresas agora estão mais do que ansiosas para usá-lo.
Segundo levantamento, 95% das empresas estão dispostas a investir em blockchain em 2018. E muitas delas já estão investindo milhões no nicho.
No final de 2018, o mercado global de negócios de blockchain era de US $ 1,2 bilhão.
2019:
Atualmente, a tecnologia blockchain está sendo implementada massivamente em muitas empresas, graças à indústria de blockchain como serviço. Na realidade, a blockchain como uma empresa de serviços oferece um tipo diferente de ambiente de desenvolvimento para empresas sem nenhum conhecimento de blockchain.
Porque? Bem, basicamente, os recursos para desenvolver uma tecnologia de blockchain por conta própria são muito escassos. Como apenas um número limitado de programadores pode lidar com a complexidade da tecnologia, muitas empresas estão assumindo seus serviços.
No entanto, como a maioria das plataformas de blockchain corporativas líderes são de código aberto, qualquer pessoa pode usá-la livremente em seu sistema. Mas, para isso, eles precisariam de equipes de desenvolvimento para ajudar a adicionar mais recursos ou ajudá-los a integrá-los.
Assim, o blockchain como indústrias de serviços está evoluindo rapidamente para acomodar melhor todas as necessidades. Podemos afirmar com segurança que continuaremos a ver mais crescimento neste setor.
Além disso, devido a questões legais da ICO, agora a maioria deles foi substituída por tokens de segurança. Eles são semelhantes aos ICOs, mas vêm com backups legais. Portanto, as pessoas que investem em ICOs não enfrentarão golpes ou empresas fraudulentas.
As plataformas de blockchain corporativas são cruciais para a adoção de blockchain. Saiba mais sobre plataformas Enterprise Blockchain agora!
2020:
2020 foi um ótimo ano para a tecnologia blockchain. Muitas instalações do governo estão investigando a carteira de blockchain e estão investindo dinheiro para implementá-la. Mais ainda, os bancos estão ansiosos para trabalhar em moedas digitais do banco central que mudarão para sempre a paisagem do mundo.
A China revelou um modelo CBDC totalmente funcional, que já vem com uma carteira blockchain cheia de recursos. No entanto, o Libra do Facebook também está se preparando para concluir este modelo CBDC.
Na realidade, muitas empresas não estão olhando para o tutorial do blockchain para aprender mais sobre a tecnologia e iniciar seu próprio projeto. Portanto, a demanda por habilidades e tutoriais baseados em blockchain é alta no momento.
O futuro:
O futuro do blockchain é bastante promissor. Como você pode ver, a definição simples da linha do tempo do blockchain mostra uma grande promessa. Além disso, estima-se que o mercado de blockchain excederá US $ 3,1 trilhões até o ano de 2030.
Então, agora é a hora de garantir um lugar nessa enorme capitalização de mercado.
Quer saber mais sobre a história do blockchain? Confira a história da linha do tempo do blockchain agora!
Capítulo 3: Recursos básicos da tecnologia Blockchain
Existem alguns recursos básicos do blockchain que o desenvolvedor do blockchain precisa conhecer. Vamos ver o que eles são –
Imutável
A imutabilidade é, sem dúvida, um dos recursos de blockchain mais significativos. Isso significa que nenhum desenvolvedor ou usuário de blockchain pode alterar / excluir os dados no livro-razão ou adicionar novo conteúdo sem qualquer validação. Este recurso garante imutabilidade.
Na realidade, a transação blockchain funciona de maneira um pouco diferente do que qualquer outra empresa financeira. Como não possui autoridade centralizada, depende do nó da rede.
Quando uma transação de blockchain acontece, todos os nós na rede terão que dizer que é válida ou não serão adicionados ao livro razão.
Além disso, quando um bloco é adicionado, é permanente. Assim, não há como mudar ou alterar.
Você sabe que este recurso de definição de blockchain o torna livre de corrupção?
Como a maior parte da corrupção vem de dentro de uma organização por meio da alteração do livro-razão, o escopo para fazer isso é eliminado. Assim, ele luta fortemente contra o crime.
Descentralizado
Na definição de blockchain, você encontrou a palavra “descentralizado”. Mas o que isso implica? Na realidade, significa que não há uma única pessoa ou autoridade governante que fiscalize a estrutura. Mas em uma estrutura de rede típica, tudo depende muito do modelo cliente-servidor.
Mas aqui, uma única pessoa ou grupo cuida de toda a infraestrutura. Este é um dos benefícios significativos que todo desenvolvedor de blockchain deve procurar. Promove os direitos do usuário. Assim, oferece mais benefícios no final –
- Livre-se de erros humanos, por isso é mais tolerante a falhas.
- Mais controle para os usuários sobre suas propriedades.
- Altamente seguro porque é mais caro, mais hackers empilham o sistema.
- Livre-se de todas as integrações de terceiros.
- Sem chance de ser enganado, pois o sistema funciona inteiramente com algoritmos.
- Cada mudança é revisada pelos nós, o que promove a transparência.
- Apresenta uma arquitetura autêntica, para que as pessoas tenham dificuldade em decifrar o código e atacá-lo.
Segurança melhorada
Bem, isso elimina a autoridade central, mas isso não significa que qualquer um pode fazer o que quiser. Isso seria um risco grave para todos os nós. Na realidade, para promover privacidade e segurança, todos os dados no livro-razão são fortemente criptografados.
Aqui, na definição de blockchain, um termo chamado criptografia é amplamente mencionado. Na realidade, a criptografia é um dos algoritmos matemáticos complexos que existem. Assim, serve de firewall para a rede.
Não há como decifrar o código. Além disso, se alguém quiser alterar qualquer valor no bloco, isso gerará um resultado completamente diferente que não estará vinculado à alteração original. Além disso, cada bloco vem com um ID de hash exclusivo. No entanto, alterar o hash ID é impossível.
Além disso, para fazer uma transação blockchain, você precisará da ajuda de chaves públicas e privadas. Descobrir as chaves privadas de outros usuários também é impossível.
Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)
Livro razão distribuído
Outro recurso interessante do blockchain é a natureza distribuída do sistema. Na realidade, todos os nós mantêm o razão e, portanto, o poder computacional geral é distribuído entre eles. Assim, promovendo um bom resultado.
No caso do blockchain público, todos podem ver o livro-razão sem problemas. No entanto, em privado, as coisas mudam um pouco, mas ainda assim, é visível. Devido à natureza da tecnologia, é mais eficiente e também oferece outros benefícios –
- Tempo de resposta alto para qualquer atividade mal-intencionada porque qualquer alteração no livro-razão é detectável relativamente mais rápido. Então, é fácil rastrear qual é o problema.
- Os nós atuam como verificadores e, portanto, oferece a eles um papel de participação.
- Ele se livra de quaisquer favores na rede. E assim, todos terão a mesma quantidade de privilégios no sistema.
Consenso
O consenso é um fator crucial quando se trata de blockchain. Sem consenso, o sistema blockchain não funcionará. Na realidade, os algoritmos de consenso ajudam a rede a tomar decisões. Sem qualquer consenso, nenhum blockchain pode fazer um julgamento justo dos blocos que estão sendo adicionados.
Se explicarmos de forma mais simples, é apenas um processo de tomada de decisão para os nós da rede. Bem, quando milhões de nós estão na mesma rede, torna-se absolutamente necessário ter um consenso.
Porque, na realidade, nem todas as pessoas podem chegar à mesma conclusão por conta própria. Para mais clareza, pense nisso como um processo de votação em que a maioria vencerá.
Atualmente, existem muitos tipos de algoritmos de consenso. No entanto, cada um vem com diferentes tipos de prós e contras.
De qualquer forma, para manter uma rede funcionando, o desenvolvedor do blockchain precisa implementar algum tipo de algoritmo de consenso.
Liquidação mais rápida
Bem, o blockchain permite que você efetue transações na rede, embora agora ofereça muito mais do que isso. Na realidade, o blockchain fornece um resultado mais rápido nos assentamentos. E assim, você poderá transferir dinheiro mais rápido.
Achamos que você já sabe que as redes bancárias tradicionais são relativamente mais lentas. Muitas vezes leva muito tempo para liquidar o pagamento. No entanto, em tempos de necessidade, o envio de dinheiro do exterior pode levar muito tempo.
Portanto, isso cria um grande problema. Mas com o blockchain, levaria apenas alguns segundos para obter o dinheiro. Portanto, é super benéfico de usar. No entanto, o desenvolvedor do blockchain precisa se certificar de que o tempo da transação não seja comprometido a qualquer custo.
Consulte Mais informação:6 principais recursos do Blockchain que você precisa conhecer
Capítulo 4: Definição da tecnologia Blockchain: Quais são os diferentes tipos?
Para entender melhor a definição da tecnologia blockchain, você precisa saber sobre os diferentes tipos de blockchain no momento.
Se pudermos classificar o blockchain, ele será baseado em dois cenários diferentes. Normalmente, na classificação geral, temos quatro tipos de blockchain –
- Privado
- Público
- Federado
- Híbrido
E com base na classificação de nível de permissão, temos dois tipos –
- Autorizado
- Sem permissão
É uma necessidade absoluta saber sobre isso para empresas de tecnologia de blockchain. Porque com a nova integração nas empresas, as empresas de tecnologia de blockchain teriam que prever qual é a mais adequada para as indústrias.
De qualquer forma, vamos verificá-los agora!
Classificação geral
Blockchain Privado
No blockchain privado, você verá apenas uma única organização na rede. Basicamente, uma única organização pode selecionar quem é livre para entrar na rede e quem não pode. Não parece tão descentralizado agora, parece?
Na realidade, o valor central do blockchain ainda está intacto. No entanto, neste, as empresas de tecnologia de blockchain também terão um sistema de governança. Além disso, isso é principalmente adequado como a rede interna de uma empresa.
O problema é que os blockchains públicos são ótimos, mas têm um livro razão aberto para que todos possam ver. Em um mercado competitivo, a necessidade de privacidade é bastante alta. E assim, plataformas públicas não serão adequadas neste caso.
Todas as outras finalidades básicas ainda estão lá – segurança, razão distribuída, etc. Além disso, é uma plataforma de baixo consumo de energia do que as públicas.
Blockchain Público
Bem, blockchains públicos são os pioneiros na definição de blockchain. Neste, as empresas de tecnologia de blockchain terão total liberdade. Na realidade, significa que qualquer pessoa é livre para entrar na rede. Não haveria nenhuma restrição.
Então, isso significa que aqui você terá o gostinho da verdadeira descentralização. Mas o problema é com privacidade. No caso de usar essa tecnologia em empresas de tecnologia de blockchain, pode causar muitos problemas.
Como o livro-razão público está aberto para todos, qualquer pessoa pode vê-lo. Assim, comprometendo toda a base da rede. No entanto, esta plataforma é muito mais segura do que as privadas. Além disso, é totalmente transparente e promove a capacitação do usuário.
Uma empresa pode usar essa tecnologia para alimentar qualquer rede que permita que seus consumidores interajam sem afetar seu sistema de rede interno.
Leia também: Como funciona o Blockchain?
Blockchain federado
A tecnologia blockchain federada ou consorciada é mais ou menos o melhor dos dois mundos. No entanto, neste caso, você verá que é um pouco próximo a blockchains privados. Na realidade, o blockchain federado é uma rede privada descentralizada.
Bem, deixe-me explicar. Você já sabe como uma única organização pode realmente manter uma rede privada. Mas na federação, várias organizações farão parte da governança. Então, finalmente promoverá a natureza descentralizada do blockchain.
As redes federadas são altamente populares entre as empresas de tecnologia de blockchain. Com o uso dessa rede, muitos aplicativos de tecnologia blockchain podem reduzir seus custos. Além disso, você também verá mais regulamentação sobre as aplicações da tecnologia blockchain.
Os regulamentos garantem que ninguém pode abusar da rede para fins ilegais. Além disso, este tipo também promove taxas de transação baixas em comparação com outros.
Blockchain Híbrido
Hybrid é semelhante ao blockchain federado, mas eles são certamente diferentes. Nesse caso, o blockchain híbrido também usa o melhor dos dois mundos. No entanto, aqui, isso indicaria liberdade e acesso controlado ao mesmo tempo.
Os blockchains híbridos não são abertos para todos, mas oferecem o mesmo nível de transparência, segurança e integridade. Na realidade, a rede é altamente personalizável. Além disso, os membros do sistema podem decidir quais usuários podem participar e quais não podem.
Além disso, eles também podem decidir qual transação devem tornar pública. Normalmente, os aplicativos de tecnologia blockchain podem usar essa tecnologia quando estão trabalhando com vários interessados ao mesmo tempo.
Normalmente, nesses aplicativos de tecnologia blockchain, as transações não são propriedade pública. Mas, para verificação, eles podem ser tornados de domínio público. Mas é limitado apenas à verificação.
Classificação de nível de permissão
Blockchains permitidos
Neste tipo de blockchain, a rede permanece dentro de um ambiente fechado. Resumindo, isso significaria que os nós precisariam de permissão para entrar na rede. Aqui, anteriormente, alguns nós selecionados só podem entrar.
Normalmente, as indústrias centralizadas preferem este tipo de aplicativos de tecnologia blockchain porque podem, pelo menos, restringir outros usuários.
Por outro lado, o blockchain público com permissão garante que todos os critérios de ajuste de nós possam entrar e, então, eles estão livres para ver o razão e fazer transações. Semelhante aos públicos.
Blockchains Permisionless
Nesta rede, todos os nós podem participar do processo de verificação. Portanto, não há restrição de nenhum tipo. Além disso, todos na rede podem fazer transações ou adicionar informações ao razão. Os aplicativos de tecnologia Blockchain que vêm com um ambiente mais aberto definitivamente vão gostar deste.
Por outro lado, existem redes privadas sem permissão. Neste, os usuários deveriam pertencer a uma organização com acesso à rede. Principalmente aqui, o acesso é apenas especificado. Então, todos dentro de uma rede privada terão acesso como um nó.
Consulte Mais informação: 4 tipos diferentes de tecnologia Blockchain & Redes
Capítulo 5: Casos de uso popular da tecnologia Blockchain
Transações Globais
A tecnologia Blockchain está prosperando no setor financeiro atualmente. Bem, porque não? O significado de blockchain subjacente começou por ser um instrumento financeiro. Na realidade, o uso da tecnologia blockchain em vez de um sistema bancário centralizado elimina a maioria das falhas.
Além disso, com o blockchain agora, os pagamentos transfronteiriços seriam uma brisa. Além disso, muitas empresas financeiras podem obter um grande impulso com a ajuda dessa nova tecnologia. O World Wire da IBM é um exemplo importante deste caso.
Negociação
O financiamento comercial também é outra grande adição à lista de casos de uso. Todos os anos, muitas mercadorias são enviadas com a ajuda de empresas comerciais. Mas o financiamento do comércio lida com muitas complicações, incluindo falta de transparência, segurança, etc..
Então, para ter controle total sobre o sistema, eles podem usar o blockchain. Um exemplo popular disso seria TradeLens. Além disso, esta tecnologia permite que os comerciantes se comuniquem melhor uns com os outros.
Mais ainda, permite que o receptor rastreie o processo e o remetente receba o pagamento a tempo.
Leia sobre como o Blockchain pode transformar o financiamento comercial agora!
Segurança alimentar
Outro caso de uso empolgante por trás do significado do blockchain seria Segurança Alimentar. Na realidade, os alimentos processados tendem a ter muitos ingredientes antiéticos. Mas não há como saber o que as indústrias estão usando.
Usando o blockchain, as empresas podem rastrear de onde seus produtos estão vindo. Aloes, os consumidores podem rastrear se seu produto é o que eles realmente dizem. Aqui, o Food Trust da IBM é um dos exemplos proeminentes.
Cadeia de mantimentos
Bem, a cadeia de suprimentos é realmente um dos melhores casos de uso para blockchain. Usando a tecnologia na cadeia de abastecimento, as empresas obteriam um ambiente extremamente seguro para a cadeia de abastecimento que promove o rastreamento em tempo real.
Além disso, pode oferecer processos inteligentes de validação de dados de contrato e fará cumprir os acordos. Além disso, ele também pode descobrir qualquer comportamento corrompido dentro do sistema. De qualquer forma, o corte de custos e o aumento da receita definitivamente o tornam digno de menção no significado de blockchain.
Retalho
A falsificação é o problema mais proeminente no departamento de varejo. E o blockchain pode corrigir esse problema rapidamente. Como você sabe, as empresas de varejo têm feito o possível para combater o problema, mas pouco progresso.
Com o blockchain, qualquer coisa que for registrada no livro-razão permanecerá lá para sempre. Então, se qualquer parte interna quiser roubá-los, ele terá que mudar o livro razão, o que ele não pode.
Assim, nenhuma parte interna pode alterar os produtos. Além disso, cada produto proveniente do fabricante terá uma etiqueta RFID. Assim, a autoridade seria capaz de rastrear os produtos ausentes em nenhum momento.
Curioso sobre o impacto do blockchain no setor de varejo? Confira nosso guia sobre blockchain no varejo agora!
Serviços Governamentais
As instituições governamentais estão realmente em uma situação ruim com toda a corrupção na mistura. Na realidade, com essa vasta rede para monitorar, as coisas passam despercebidas. Além disso, o governo não pode cumprir todos os deveres para com os cidadãos de forma adequada, o que está criando mais rixa entre as duas partes.
Aqui, o significado de blockchain se encaixa perfeitamente. Pode ajudar o governo a ser uma comunidade sem papel e a se livrar de qualquer tipo de corrupção.
Além disso, ser capaz de ter uma produção mais rápida ajudará enormemente no cumprimento dos direitos dos cidadãos.
Curioso sobre o impacto do blockchain nos governos? Confira nosso guia sobre blockchain para o governo agora mesmo!
Propriedade intelectual
A gestão da propriedade intelectual está uma bagunça agora. Na realidade, não existe um sistema de rastreamento real que possa descobrir se alguém está usando o trabalho de outras pessoas como seu ou não.
Existe um esquema de patenteamento, mas ainda assim, isso não está ajudando a proteger as propriedades intelectuais de forma alguma.
Assim, todos os músicos, designers, inventores e artistas não estão recebendo o pagamento ou crédito que merecem.
No entanto, o blockchain pode mudar genuinamente esta indústria para sempre. Como ele pode rastrear sempre que outra pessoa está usando e dando ao artista autêntico o crédito que ele merece.
Cuidados de saúde
A saúde é uma excelente indústria para o florescimento da tecnologia blockchain. Todos os anos, muitas das empresas de saúde gastam uma enorme quantia de dinheiro na melhoria do setor.
No entanto, o resultado é mínimo.
Mas com o blockchain, as coisas mudariam. Na realidade, ele pode oferecer a transparência de dados de que o setor de saúde precisa agora. Além disso, pode fornecer uma grande segurança em documentações confidenciais médico-paciente.
O FDA já está usando blockchain por muitos motivos.
Curioso sobre o impacto do blockchain na saúde? Confira nosso guia sobre blockchain na área de saúde agora!
Óleo e gás
Bem, a indústria de petróleo e gás é um grande contribuinte para o mercado de hoje. No entanto, eles têm um problema no setor de auditoria e pagamento de frete. O problema é que não há rastreamento adequado e nenhum planejamento adequado para executar um resultado mais eficiente.
Mas com o blockchain, as coisas mudariam. Pode melhorar a eficiência ao levar em consideração todas as rotas possíveis e selecionar a melhor maneira possível. De acordo com a Accenture, a indústria pode simplesmente aumentar sua receita em 5% apenas melhorando a precisão dos dados.
Imobiliária
Na realidade, o mercado imobiliário é extremamente volátil. Com o passar dos dias, a necessidade de imóveis está aumentando. Mas com o aumento dos preços, a classe média está ficando de fora dos benefícios. Portanto, a indústria sofre com inacessibilidade, custos massivos e sem liquidez.
Mas com o blockchain no meio, eles podem finalmente equilibrar tudo. Além disso, o blockchain pode ajudar a gerenciar o problema de liquidez e evitar que a indústria se torne volátil.
Muitos países já estão implementando uma solução de blockchain por este motivo.
Curioso sobre o impacto do blockchain no mercado imobiliário? Confira nosso guia sobre blockchain para imóveis agora!
Humanitarismo
A indústria humanitária foi criada com o objetivo de ajudar as pessoas que dela precisam. Porém, agora, com a corrupção, o setor está totalmente condenado. Muitas das doações no sistema não são verificadas. Então, ninguém pode dizer se uma doação chegou aos pobres sem estar nos bolsos das pessoas corrompidas.
Mas com o blockchain, agora qualquer pessoa que fizer uma doação pode rastreá-la para garantir que o dinheiro salvou a vida de alguém. Além disso, ajudará a descobrir quais pessoas são verdadeiramente corrompidas.
Seguro
O problema no setor de seguros é a papelada avassaladora. Na realidade, qualquer pessoa neste setor saberia quanta papelada uma seguradora precisa lidar. Sem mencionar que as falsas alegações diárias tornam tudo ainda pior.
Todos esses fatores realmente fazem sofrer pessoas reais, pois tudo é extremamente lento. Mas com a ajuda da tecnologia blockchain, a indústria pode descobrir facilmente se uma alegação é falsa ou não.
Além disso, também pode tornar a indústria completamente sem papel, com tudo sendo feito online.
Curioso sobre o impacto do blockchain no seguro? Confira nosso guia sobre blockchain em seguros agora!
Mídia e entretenimento
Os setores de mídia e entretenimento lidam com muita injustiça. Graças à internet, agora todos estão expostos ao negócio do entretenimento. Mas a dura verdade é que os artistas não recebem o valor que merecem na maioria das vezes.
Em muitos cenários, devido aos resultados negativos, muitos artistas talentosos desistiram. Mas com a ajuda do blockchain, todos os erros podem estar certos de agora em diante.
Além disso, o blockchain manterá todos os registros de quem fez o quê e garantirá que os artistas recebam os devidos créditos.
Viagem
O Blockchain pode revolucionar a forma como a indústria de viagens processa os passageiros. Na realidade, leva muito tempo para processar cada passageiro, o que custa muito tempo e esforço. Por outro lado, muitos fugitivos podem falsificar seus passaportes e fugir, pois não há como rastreá-los.
Mas com o blockchain, todas as informações do passageiro podem estar no livro-razão seguro. Assim, o passageiro nem precisará de passaporte para viajar. Eles podem simplesmente usar IDs digitais e embarcar. Então, o significado do blockchain realmente muda a maneira como as pessoas viajam agora.
Soluções de Rede
O Blockchain pode ser a solução de rede para qualquer setor no momento. Ele tem os recursos para se livrar totalmente de todos os problemas de rede herdados. Além disso, também pode promover soluções automatizadas e integridade de dados.
Além disso, com a ajuda de um livro-razão imutável, será uma tarefa simples apenas confiar em seu conteúdo, pois ninguém pode realmente mudar a forma como ele funciona.
Jogos
Outro caso de uso de blockchain legal seria o setor de jogos. Na realidade, está florescendo em um ritmo massivo. Muitos jogos online são hackeados em muitos casos e, muitas vezes, os jogadores perdem os ativos que compraram com dinheiro.
Mas como o blockchain é uma plataforma segura, ninguém seria capaz de invadir o sistema e colocar as mãos nos ativos de ninguém.
Segurança cibernética e a Internet das coisas
Ambos os setores combinam perfeitamente com a ideia do blockchain. Por causa das redes legadas, as medidas típicas de segurança cibernética não são suficientes para protegê-las. Mas com a ajuda do blockchain, eles podem protegê-lo totalmente.
Por outro lado, os dispositivos da Internet das Coisas também estão sujeitos a hacks. Mas se o blockchain for a rede subjacente, o hacker não terá acesso ao sistema. Portanto, todos os usuários da IoT estariam seguros. Mesmo em tempos de ataques DDoS, o blockchain pode proteger a rede.
Quer saber como o blockchain pode afetar a indústria de segurança? Leia nosso guia sobre como o blockchain pode transformar a indústria de segurança agora!
Capítulo 6: Pensamentos Finais
No final, podemos dizer com segurança que o blockchain não vai a lugar nenhum há algum tempo. Como você pode ver, ele veio para ficar. Portanto, seria melhor obter a definição de blockchain o mais rápido possível. Na realidade, embora muitos de agora possam não ver nenhuma mudança na vida cotidiana, a adoção está em grande escala.
Portanto, dentro de alguns anos, veremos mais aplicativos descentralizados no mercado. Portanto, se você está curioso sobre a adoção do blockchain, confira nosso curso gratuito de blockchain agora!