Guia do iniciante: o que é uma criptomoeda?
As criptomoedas tomaram o mundo como uma tempestade e, no processo, pintaram um quadro claro sobre por que são a moeda do futuro. Embora algumas pessoas possam alegar saber do que se trata essa nova forma de pagamento, a maioria ainda está no escuro, em meio a uma evolução que viu as criptomoedas se tornarem a opção de pagamento preferida. Neste guia, vamos simplesmente explicar o que é uma criptomoeda?
Então eu entendi, mas o que é uma criptomoeda?
Uma criptomoeda é uma forma de moeda digital distribuída pela Internet. Ele opera de forma muito semelhante a qualquer forma de dinheiro digital, mas sem nenhuma autoridade central controlando-o. Também conhecidas como moedas virtuais, as criptomoedas permitem transações diretas e rápidas entre as partes, independentemente da localização.
As criptomoedas são diferentes das moedas fiduciárias (EURO, USD e GBP) no sentido de que os detentores assumem total controle dos pagamentos em excesso, bem como dos saldos. Controle total significa que não é necessária uma autoridade central para validar as transações. Com moedas fiduciárias, empresas de cartão de crédito e bancos geralmente atuam como autoridade central ou guardiões em qualquer negócio que alguém venha a participar.
Satoshi Nakamoto é credenciado por criar a primeira criptomoeda, bitcoin, bem como a tecnologia blockchain subjacente em 2008.
As criptomoedas podem ser visualizadas como aplicativos executados em cima de uma invenção criptográfica que, neste caso, é a tecnologia blockchain. Blockchain é a tecnologia subjacente que alimenta muitas aplicações, das quais a criptomoeda é uma delas.
Os bancos mantêm um banco de dados do dinheiro das pessoas que geralmente é suscetível a ataques de hackers. No entanto, esse não pode ser o caso com criptomoedas, pois não existe uma autoridade central que mantém registros de posse de pessoas. Além disso, as transações em criptomoedas são geralmente conduzidas de forma distribuída, o que torna difícil para os hackers rastrearem para onde os fundos estão indo e vindo.
Como conseguir uma criptomoeda?
Mineração: Algumas criptomoedas, como Bitcoin e Monero, podem ser obtidas por meio de um processo chamado mineração. Neste caso, as pessoas conectam computadores poderosos para acumular o poder de processamento desejado para poder resolver quebra-cabeças complicados.
As pessoas geralmente são incentivadas com novas moedas, taxas de transação ou ambos para obter a resposta correta para um quebra-cabeça. Os mineiros também são incentivados a garantir que as transações em um blockchain sejam válidas. Eles fazem isso garantindo que as pessoas que tentam enviar moedas tenham o suficiente para enviar.
Comprando: Você pode obter uma criptomoeda de sua escolha comprando-as usando moedas fiduciárias de trocas de criptomoedas que facilitam as operações de compra e venda.
Qual é o propósito das criptomoedas?
As criptomoedas podem ser vistas como outra forma de dinheiro que pode ser usada para diversos fins. Por exemplo, pode ser usado para comprar mercadorias e pagar por serviços. Algumas pessoas e comerciantes aceitam criptomoedas como forma de pagamento, além de moedas fiduciárias.
As moedas virtuais estão se tornando cada vez mais populares como meio de enviar e receber pagamentos a custos baixos e altas velocidades. Por exemplo, o Litecoin já foi usado para enviar US $ 99 milhões, e o remetente incorreu apenas em US $ 0,40 em taxas de transação.
As criptomoedas também estão sendo usadas para fazer transações anônimas que os usuários não querem que outras pessoas saibam. Monero e Zcash são os mais populares neste caso, devido ao foco na privacidade. Nesse caso, pode-se usar os dois para enviar dinheiro sem ter que explicar a um banco por que estão enviando e para quem estão enviando.
As moedas digitais também surgiram como ferramentas confiáveis para contornar a forte censura. É comum que as contas bancárias e os ativos das pessoas sejam congelados. As criptomoedas agem como uma alternativa resistente à censura para armazenar riqueza que apenas uma pessoa pode acessar e controlar com a ajuda de uma chave privada.
Estou segurando alguma criptografia !!! O que agora?
Conforme o tempo passa, vemos mais e mais lugares que aceitam criptografia como pagamento, aqui está um artigo sobre onde gastar criptomoedas.
Futuro de Criptomoedas
Espera-se que a popularidade das criptomoedas continue crescendo à medida que as pessoas anseiam por meios rápidos, seguros e de baixo custo para enviar e receber dinheiro. Como a tecnologia blockchain continua a evoluir, pode ser uma questão de tempo antes que essa forma de pagamento encontre seu caminho para a indústria principal.
Novo neste mundo? Dê uma olhada no guia para iniciantes definitivo sobre como investir em criptografia.