O que é um ICO: uma introdução à oferta inicial de moedas

Vejamos algumas estatísticas primeiro:

  • A primeira Oferta Inicial de Moedas (ICO) foi realizada em 2014 para o projeto Ethereum. No entanto, em apenas três anos, ou seja, em junho de 2017, start-ups de blockchain e criptomoeda levantaram mais dinheiro por meio da rota ICO do que os meios tradicionais, como investimento de capital de risco (VC)!
  • Em 2017, ICOs arrecadaram US $ 5,6 bilhões!

Com um montante tão grande de fundos levantado pelas ICOs, muitos observadores da indústria têm uma pergunta: “O que é uma OIC?”

Os ICOs se tornaram um meio importante de arrecadar fundos para start-ups de blockchain e criptomoeda. Eles têm uma semelhança com as Ofertas Públicas Iniciais (IPOs), pois também oferecem uma participação no projeto ao público. No entanto, o método, riscos e recompensas dos ICOs são muito diferentes.

O que é um ICO: uma definição de trabalho

Uma OIC é uma forma de arrecadar fundos em um ambiente não regulamentado. Os meios tradicionais de arrecadar fundos de VCs ou ir para a rota IPO envolvem rigores significativos devido aos regulamentos rigorosos e o start-up blockchain-crypto ignora aqueles com ICO.

A start-up vende uma parte dos cripto-tokens para os primeiros apoiadores do projeto. Eles levantam os fundos na forma de moedas fiduciárias, como US $, ou criptomoedas bem conhecidas, como Bitcoin ou Ether.

A equipe do projeto inicial cria um white paper onde explica o projeto e qual oportunidade de mercado ele abordará ou que problema de negócios ele resolverá. O white paper também descreve a tecnologia, por que um token criptográfico é necessário, o roteiro do projeto e a quantidade de fundos necessária para concluir o projeto.

Além disso, o white paper detalha a governança do projeto, o cronograma da OIC, as moedas aceitas na OIC e que porcentagem do token criptográfico será vendido na OIC. O white paper descreve como os tokens restantes serão alocados, também se haverá uma venda privada antes da ICO, ou seja, uma fase em que alguns investidores selecionados compram um grande número de tokens a um preço mais baixo.

Durante o ICO, os investidores compram tokens usando fiat ou criptomoedas. Se a OIC for capaz de aumentar o ‘limite flexível’, ou seja, o fundo mínimo desejado, ou mais do que isso, o projeto é levado à sua conclusão. Se uma equipe de projeto não for capaz de aumentar o ‘soft cap’, o ICO é considerado malsucedido e os fundos são devolvidos aos investidores.

Prós e contras da ICO:

As start-ups têm as seguintes vantagens com ICO:

  • Efeito de rede positivo: Freqüentemente, os projetos de criptografia são aplicativos distribuídos (DApps) e mais usuários costumam beneficiar os usuários, o que é uma vantagem de um ICO.
  • A start-up pode levantar fundos com facilidade e rapidez, já que não há barreira de entrada, é fácil personalizar um token criptográfico e lançar ICO usando plataformas como Ethereum, Waves ou Stellar.
  • Todo o marketing é digital usando o site da empresa, mídia social, aplicativos de mensagens e outros fóruns online.
  • A equipe do projeto usa seu blockchain para gerenciar os fundos levantados e distribuir os tokens, e é automatizado e fácil.

Os investidores também têm muitas vantagens com a ICO, por exemplo:

  • Se a criptomoeda se tornar popular, a maioria das bolsas de criptografia irá listá-la, proporcionando alta liquidez.
  • Qualquer pessoa pode investir em um ICO, ao contrário do cenário com os fundos VC, que estão geograficamente concentrados em centros financeiros como a cidade de Nova York ou o Vale do Silício.
  • Como fica evidente pela alta meteórica dos preços de muitas criptomoedas em 2017, o investidor tem uma boa chance de lucrar se o valor da moeda se valorizar.

No entanto, as ICOs também apresentam os seguintes riscos:

  • Incerteza: Muitas vezes, o start-up que lança o ICO não tem um produto pronto e, embora o white paper possa descrever bem a tecnologia, não há garantia de que o produto possa ser construído.
  • O preço do token criptográfico pode não ser baseado na robustez do produto ou plano de negócios, mas sim em uma expectativa de lucro de revenda. Se o projeto não tiver valor econômico fundamental, isso pode causar uma bolha.
  • O mercado de criptografia é altamente volátil, devido à sua natureza especulativa.
  • Táticas de manipulação de mercado, como ‘bombeamento e dumping’ no mercado de criptografia representam um alto risco, especialmente para pequenos investidores.
  • ICOs não são regulamentados, o investidor não tem recurso legal se os fundos forem perdidos.
  • O anonimato oferecido por muitos projetos de criptomoeda representa um risco porque os criminosos podem usar indevidamente a OIC para lavagem de dinheiro.
  • Os regulamentos variam de acordo com o país e estão sendo formulados em muitos países, e não se sabe se as ICOs serão permitidas em um determinado país no futuro.

Lançamento de um ICO:

Supondo que a equipe de gestão esteja instalada e a start-up tenha um plano de negócios com uma solução de tecnologia, as seguintes etapas são necessárias para lançar um ICO:

  • Construa uma equipe jurídica competente que analise os aspectos regulatórios da jurisdição da empresa, se o token é uma segurança, conheça seu cliente (KYC) e requisitos de combate à lavagem de dinheiro (AML), e tome as medidas necessárias.
  • Personalize o token criptográfico, o que pode ser feito de várias maneiras. A equipe do projeto pode escolher construir a plataforma blockchain e o token do zero. Como alternativa, eles podem escolher usar uma plataforma de blockchain como Ethereum e desenvolver seu token e produto, aproveitando as vantagens da Máquina Virtual Ethereum (EVM), dos padrões ERC20 e da linguagem de programação Solidity para codificar os contratos inteligentes. Ainda outra opção popular é usar plataformas ICO como ICONOMI que tornam o processo de lançamento de um ICO muito fácil.
  • Monte uma boa equipe de marketing para comercializar agressivamente o ICO, por meio de plataformas de mídia social, aplicativos de mensagens como o Telegram e fóruns online como o Reddit. A equipe deve garantir um white paper de alta qualidade e um site fácil de entender.

Recurso para saber sobre as melhores práticas da ICO:

Seja uma equipe de projeto inicial ou um investidor, é importante saber o suficiente sobre ICOs antes de lançar um ou investir em um. Uma leitura recomendada é este artigo, que também lista alguns dos ICOs mais bem-sucedidos na história de blockchain e crypto ventures.

Quer saber mais?

Confira estes artigos sobre ICO vs DAICO e STO vs ICO.