Quais são os benefícios da plataforma descentralizada Ethereum?

Se você pensar bem, o Bitcoin já envelheceu e os recém-nascidos estão dominando o campo de batalha. Naquela época, a tecnologia blockchain era usada exclusivamente para validar transações e mais como um sistema de caixa digital. Bem, isso é apenas um único uso da tecnologia criada por Satoshi Nakamoto. Ethereum é a primeira rede blockchain que mostrou ao mundo que uma blockchain pode ser muito mais do que um sistema de manutenção de moeda. Os benefícios da plataforma descentralizada Ethereum são incontáveis ​​e podem redefinir a própria internet como a conhecemos.

O que é Ethereum?

Ethereum é um software descentralizado baseado em blockchain plataforma onde você pode construir e iniciar seus aplicativos. A principal diferença entre Bitcoin e Ethereum está em suas aplicações. Bitcoin usou a tecnologia blockchain para criar um novo sistema de transação que resolve a necessidade de um validador de terceiros, como bancos.

A Ethereum também tem um sistema de moeda e transação próprio, mas na verdade é muito mais do que isso. É o primeiro sistema que introduziu Contratos Inteligentes para nós.

O contrato inteligente: explicado de forma simples

Contrato Inteligente é um nome sofisticado para um código que permite ao usuário transacionar qualquer coisa que tenha valor. Pode ser dinheiro, propriedade, ações da empresa e ouro, basicamente qualquer coisa!

Mas como? Vamos supor um cenário. John quer pagar a Lisa quando ela terminar de escrever um livro para ele. Mas John quer um ótimo livro! Ele decide que pagará apenas se Lisa escrever 20 capítulos cada um contendo 3.000 palavras e terminar em 30 dias. Mas John era uma fraude que desapareceu no ar, embora Lisa cumprisse todas as condições.

Um contrato inteligente pode salvar Lisa de tais cenários. É um contrato entre duas pessoas. Existem códigos dentro de cada bloco do Ethereum. Quando duas partes concordam com as condições que decidiram anteriormente, o sistema valida automaticamente. Então, Lisa poderia se salvar se ela fizesse um Contrato Inteligente com John.

Ambas as partes permanecerão anônimas, mas o contrato estará no livro-razão público para validação.

A Máquina Virtual Ethereum (EVM)

O EVM é uma ideia um pouco complexa. Então, ouça com atenção! EVM é basicamente um sistema adequado de co-relação de hardware e software que permite os Smart Contracts. Esta máquina virtual pode executar os códigos não confiáveis ​​dentro do Contrato Inteligente por todas as máquinas (computadores) conectadas à rede da Ethereum.

Um contrato inteligente valida a transação quando o requisito é atendido. O EVM é o software Turing completo que esses Contratos Inteligentes usam para resolver problemas.

DApps: O uso final e os benefícios da plataforma descentralizada Ethereum

Ok, então, onde você pode usar a tecnologia da plataforma descentralizada da Ethereum? A resposta é DApps. DApps são aplicativos descentralizados.

Quase todos os grandes sites possuem um servidor centralizado. O problema número um com esse servidor centralizado é que, se uma pessoa o derrubar, ela pode obter todos os dados confidenciais de todos os sites no servidor. O servidor também pode enfrentar travamentos. Há muita dependência do servidor centralizado.

Agora, imagine ter um servidor descentralizado que armazena apenas uma fração de todos os dados. Portanto, se um servidor falhar ou for hackeado, os proprietários do site não perderão todos os dados.

Além disso, o governo ou as organizações reguladoras da Internet não podem retirar nenhum site, pois os dados estão espalhados por toda a rede. Portanto, ninguém pode controlar a internet como ela. Como você sabe, a própria ideia da internet era tornar a informação gratuita para todos. Com a plataforma descentralizada, agora é possível.

Então você vê, os benefícios da plataforma descentralizada Ethereum são incontáveis.

Organização Autônoma Descentralizada (DAO)

Um dos benefícios brilhantes da plataforma descentralizada Ethereum é um grupo de pessoas com ideias semelhantes que podem se unir para concluir um projeto. A melhor parte é que não existe um líder único no grupo, o que significa que o grupo é descentralizado. Saiba mais sobre “DAO”, aqui.

Isso pode acontecer se mais uma entidade vinculada por um contrato inteligente trabalhar para atingir um único objetivo unificado. O sistema dissolve o DOA após atingir a meta. Você pode chamá-lo de futuro de empregos e escritórios.

Confira nossas comparações:

  • Bitcoin vs Ethereum? Qual é a diferença?

  • Ethereum vs Litecoin: por que LTC é para transações e ETH para contratos inteligentes?

  • EOS VS Ethereum: um potencial assassino de Ethereum!

  • Ardour vs Ethereum: quais são os prós e contras?

  • NEO vs Ethereum: Qual é a Melhor?

  • Ethereum vs. Ripple: comparação detalhada

Palavras Finais

Com novas invenções, novas possibilidades vêm à tona. A plataforma descentralizada da Ethereum já está criando novos horizontes. Isso pode apenas abalar a própria natureza da Internet. A plataforma tornaria os contratos imutáveis ​​e à prova de adulteração.

Além disso, não haverá tempo de inatividade dos aplicativos, pois o servidor nunca ficará inativo. Só o tempo pode dizer aonde essa tecnologia levará no futuro.

Leia mais, The Ultimate List of Blockchain Protocols