É bom fazer esteira depois de treinar perna?
A resposta é: Depende. Não existe o momento certo ou errado para encaixar o aeróbico durante os treinos de musculação. O que vai definir isso é o seu objetivo. Quem deseja ganhar massa magra, por exemplo, pode ter essa meta prejudicada com os exercícios aeróbicos praticados antes do treino.
O aeróbico após a musculação também é uma boa ideia para quem busca perder peso. Segundo uma pesquisa publicada recentemente, fazer exercício aeróbico depois da musculação é responsável por queimar mais calorias durante os primeiros 15 minutos. Fazer a esteira antes ou depois do treino não é uma decisão aleatória.
Em geral, caminhar entre 45 minutos a 1 hora todos os dias garante o fortalecimento dos músculos da perna, sobretudo coxas, glúteos e panturrilha.
Aumentar a inclinação da esteira, mesmo que só um pouco, faz maravilhas aos membros inferiores. Um estudo realizado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriu que inclinar meros 9 graus aumenta significativamente o recrutamento dos glúteos, do quadríceps e da panturrilha, deixando o bumbum lá em cima.
Muitas pessoas ainda pensam que para ganhar massa muscular é preciso focar apenas na musculação. No entanto, os exercícios em esteira podem auxiliar no ganho de massa muscular, já que é preciso conciliar os exercícios anaeróbios (musculação) com os aeróbios (corrida).