Como é a cabeça da cobra coral?
Descritas em 1758, as cobras-corais verdadeiras apresentam coloração em tons de vermelho, laranja, amarelo e branco contrastantes com anéis ou manchas que variam do negro ao castanho-escuro.
3:4610:25Clipe sugerido · 60 segundosComo diferenciar cobra coral verdadeira e falsa – YouTubeYouTubeInício do clipe sugeridoFinal do clipe sugerido
O corpo é cilíndrico e recoberto por escamas lisas com cauda curta e roliça. A maioria das espécies possui a coloração típica das cobras corais, com anéis completos em torno do corpo nas cores vermelho, amarelo (ou branco) e preto em arranjos característicos, com os anéis pretos dispostos isoladamente ou em tríades.
Entre as cobras peçonhentas, ou seja, que injetam veneno, estão as corais-verdadeiras, que são conhecidas por apresentar um veneno extremamente forte. A cobra coral destaca-se pela coloração bastante característica, formada por anéis pretos, vermelhos, brancos e amarelos.
Dentre as mais de 52 espécies de cobras consideradas não peçonhentas no Brasil, estão as falsas–corais. Elas apresentam o mesmo padrão de cor das corais verdadeiras, com algumas exceções, e podem achatar o corpo e enrodilhar a cauda, o que também é feita pelas corais.