Como é a dor de um estiramento?
De acordo com o grau de estiramento, pode haver lesão sem ruptura das fibras, ruptura parcial ou até a ruptura completa do músculo. A lesão caracteriza-se por dor muscular local, que piora ao esforço e também pode apresentar hematoma. É comum acontecer durante a prática de atividades esportivas.
Os principais sintomas de estiramento muscular são:
- Dor intensa no local do estiramento;
- Perda de força muscular;
- Diminuição da amplitude do movimento;
- Diminuição da flexibilidade.
Os diferentes graus de estiramento muscular A dor é mais leve e o tempo de recuperação pode levar menos tempo, uma semana em média. Grau 2: Quando ocorre uma pequena ruptura do músculo. A dor é mais intensa e o tempo de recuperação também maior, em torno de oito a dez semanas.
A distensão afeta especificamente os tendões e a junção músculo-tendínea, que são as ligações entre um músculo e um tendão. Já o estiramento muscular ocorre após o músculo ser alongado além do seu limite, as fibras presentes no músculo sofrem lesões e causam dor e uma sensação de estalido.
O tratamento do estiramento muscular pode ser realizado em casa com medidas simples como repouso, uso de gelo e uso de ligadura compressiva. No entanto, nos casos mais graves pode ser necessário usar medicamentos e realizar fisioterapia por algumas semanas.