Como é a vida de um motorista de ônibus?
Apesar da rotina de trabalho do motorista profissional não ser muito regrada, e nem sempre seguir horários fixos, é uma jornada de trabalho que também precisa ser controlada diariamente. Portanto, os empregadores precisam sempre estar atentos para o cumprimento das leis que garantem os direitos desse profissional.
Ser motorista de ônibus de viagem exige muito, não somente pela responsabilidade, mas também devido ao desgaste físico. No entanto, para quem gosta de dirigir e ver novas paisagens, é uma ótima alternativa de carreira.
É permitido acúmulo de descanso semanal, desde que não ultrapasse a cento e oito horas. O motorista também tem direito a no mínimo uma hora de almoço. O repouso diário poderá ser feito na cabine leito do caminhão, em alojamento ou hotel.
Em primeiro lugar, o condutor deve estar habilitado na categoria D – que permite dirigir veículos para oito passageiros ou mais. Para obter a CNH categoria D, o motorista precisa estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B ou há um ano na categoria C.
o motorista pode optar por ter dois intervalos intrajornada de 15 minutos cada, dentro de cada 6 horas de condução; o profissional pode optar por fazer três intervalos de 10 minutos cada, dentro de cada 6 horas de condução.