Como analisar a estrutura de uma palavra?
As palavras são estruturadas em diversos elementos, como o radical e os afixos. Na língua portuguesa, as estruturas das palavras se apresentam mais ou menos semelhantes, sendo compostas de alguns elementos: o radical, os afixos, as desinências, as vogais temáticas e as consoantes e vogais de ligação.
A estrutura das palavras envolve um conjunto de fatores formadores e que são responsáveis pelos significados de cada uma delas. Contudo, para que esse processo aconteça, cada termo apresenta unidades mínimas, que na língua portuguesa são chamadas de morfemas ou elementos mórficos.
Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 O radical é a parte fundamental da palavra, esse contém seu sentido básico, é comum a um grupo de palavras do idioma.
O que é morfologia? A morfologia é o estudo da formação, estrutura e classificação das palavras existentes na Língua Portuguesa. Sua principal característica é analisar as palavras de forma isolada, ou seja, sem inseri-las dentro de um contexto.
Estrutura das palavras: elementos mórficos
- radical e raiz;
- vogal temática;
- tema;
- desinências;
- afixos;
- vogais e consoantes de ligação.