Como é feita a classificação das deficiências e limitações dos atletas?

Como é feita a classificação das deficiências e limitações dos atletas?

Como são classificados os atletas com deficiência?

Eles são frequentemente divididos em três grupos de deficiência: física (potência muscular prejudicada, amplitude de movimento prejudicada, deficiência de membros, diferença de comprimento das pernas, hipertonia, ataxia, atetose e baixa estatura), de visão e intelectual.

Como é feita a classificação dos esportes paralímpicos?

As diferentes classificações garantem que as competições sejam equilibradas. São reconhecidas cinco categorias de deficiência para a participação em competições oficiais: paralisia cerebral, deficiência visual, pessoas em cadeira de rodas, amputados e les autres (pessoas com alguma deficiência locomotora).

Quais são as etapas da classificação para atletas com deficiência física?

A classificação é realizada em três estágios: médico, funcional e técnico. Na parte médica é feito um exame físico para verificar exatamente a patologia do atleta, bem como sua inabilidade que afeta a função muscular necessária para um determinado movimento.

Como é feita a classificação e separação dos atletas em cada modalidade?

Os jogadores são classificados de acordo com o grau de comprometimento físico, em uma escala que vai de 5 a 8 – quanto menor a classe, maior a limitação. Cada equipe deve ter em campo pelo menos um atleta das classes 5 ou 6 e, no máximo, um da classe 8.

Como é feita a classificação dos atletas?

Os atletas recebem uma classificação funcional que varia de 1 a 4,5 pontos, de acordo com o comprometimento motor: quanto menor o comprometimento do atleta, maior a pontuação.