Como funciona a posse de bola no jogo?
A primeira posse de bola deve ser determinada por cara ou coroa. Quem ganhar o lançamento da moeda decide se fica com a posse de bola no início da partida ou na prorrogação, caso seja necessário. 5.1. Deverá ser atribuído um (1) ponto a cada arremesso convertido dentro do arco (linha de 2 pontos).
Pois bem, posse de bola é troca de passes sim: com qualidade; velocidade; de flanco a flanco às vezes, mas com profundidade, em direção ao gol adversário e com finalizações; etc.
Regra dos cinco segundos: durante a marcação de um jogador, ele só poderá manter a posse da bola por, no máximo, cinco segundos. Regra dos oito segundos: quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de oito segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
É permitido usar mãos e braços para passar a bola, mas ela nunca pode tocar abaixo do joelho. Cada atleta pode segurar a bola por até três segundos ou então dar três passos segurando-a; também pode conduzi-la quicando; e poderá passar para outro companheiro ou arremessar para o gol, dando sequência à partida.
Quais as duas regras básicas, para o jogador que está com a posse da bola? Resposta: Segurá-la por, no máximo, três segundos – mesmo que ela esteja no solo; dar, no máximo, três passos com a bola na mão.