Como investigar Cushing?
Em geral, o diagnóstico geralmente é feito por meio de níveis séricos ou salivares noturnos elevados de cortisol, ou cortisol livre na urina de 24 horas, e um teste de supressão com dexametasona em que o cortisol sérico não suprime.
ACTH: exame faz diagnóstico de síndrome de Cushing. O exame de ACTH mede as quantidades de hormônio adrenocorticotrófico no sangue. É usado para verificar se problemas com a glândula pituitária e glândulas suprarrenais. O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é responsável por estimular a produção de cortisol.
O diagnóstico de um estado hipercortisolémico é baseado nos testes de primeira linha recomendados (pelo menos duas medições de cortisol urinário em 24h e de cortisol salivar nocturno, teste de supressão com 1 mg de dexametasona à noite ou de 2mg em 48h) e de segunda linha, que devem ser realizados por um …
O exame de ACTH é feito a partir da avaliação de uma amostra de sangue, que deve ser preferencialmente colhida durante a manhã, já que é durante esse período em que normalmente é verificada maior concentração de ACTH.
Valores inferiores a 5 µg/dL são indicativos de insuficiência adrenal e valores acima de 18 µg/dL excluem esse diagnóstico. Já no caso de suspeita de síndrome de Cushing (cortisol alto), a coleta deve ser feita após a ingestão de 1 mg de dexametasona na noite anterior, ou através da dosagem na saliva ou urina.