Como medir o sinal que vem da ONU?
A maneira mais precisa de medir a perda óptica geral em uma fibra é injetar um nível de luz conhecido em uma extremidade e medir o nível de luz na outra extremidade, usando um OLTS.
2:561:04:58Clipe sugerido · 60 segundosQual a maneira certa de medir o sinal do cliente FTTH – YouTubeYouTubeInício do clipe sugeridoFinal do clipe sugerido
A ONU, Unidade de Fibra Óptica (em português), recebe o sinal da OLT através de um aparelho instalado no provedor ou em armários externos, por exemplo.
Se um receptor possui sensibilidade de -20 dBm e faixa dinâmica de 15 dB, isso significa que ele aceita sinais com potência entre -20 dBm e -5 dBm (ou seja, -20 + 15). Se ele receber um sinal com potência superior a -5 dBm, também haverá degradação na qualidade e poderá ocorrer, até mesmo, a queima do receptor.
Para se calcular o orçamento de potência ou o máximo de atenuação que ele conseguirá suportar, basta relacionar o Tx Power Máximo com o Rx Sensitivity do módulo da seguinte maneira sem considerar os sinais: Rx Sensitivity + TX Power = orçamento de potência.