Como Paulo Freire se define?
Pedagogo, filósofo e escritor, Paulo Freire é visto no mundo todo como uma figura importante na teoria sobre educação, aprendizagem e alfabetização. Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi um educador, escritor e filósofo pernambucano.
Para Paulo Freire, toda educação é política – e não existe neutralidade. Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação).
A educação é vista por Paulo Freire como pedagogia libertadora, capaz de torná-la mais humana e transformadora para que homens e mulheres compreendam que são sujeitos de sua própria história. A liberdade torna o centro da sua concepção educativa, e está proposta fica explícita desde o início de sua carreira.
Após a publicação da 'Pedagogia do Oprimido', em 1968, Freire foi convidado para ser professor visitante na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Reconhecido desde 2012 como o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire é considerado o brasileiro mais vezes laureado com títulos de doutor honoris causa pelo mundo.
Paulo Freire (1921-1997) foi um dos mais importantes pedagogos brasileiros. O educador criou um método de ensino inovador acreditando que a educação era uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade.