Como é praticado a vela?
Em barcos a vela movidos pela força do vento, o objetivo da competição é atingir o menor número de pontos conforme a posição de chegada. Nos Jogos Olímpicos, a vela está entre os esportes que mais rendeu medalhas ao Brasil, conquistadas, em sua maioria, por Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco cada.
A Vela nos Jogos Olímpicos possuem entre 10 e 12 regatas, que podem variar de acordo com a classe, além de uma medal race, que fornece pontuação dobrada aos atletas. Apesar de isso parecer vantajoso, nesta modalidade o sistema de pontuação é invertido, ou seja, o atleta que acumular menos pontos ganha.
Ilhabela, no litoral paulista. Ilhabela é considerada a Capital da Vela e um dos destinos preferidos de quem mora em São Paulo, ou pela região, para velejar. Lá existem condições perfeitas de vento e do mar e, por isso, há um calendário oficial de competições nacionais em Ilhabela.
Os velejadores não são atletas, são uma comunidade. Compartilham um estilo de vida. Mesmo antes da criação das grandes competições esportivas, a vela era um estilo de vida.
Ao colocar a garrafa por cima da vela o recipiente fica preenchido de ar quente, o que significa que a pressão dos gases aumenta. Conforme a água vai subindo e a chama enfraquecendo, a pressão dos gases dentro da garrafa diminui e a pressão atmosférica faz com que a água suba ainda mais.