Como saber se lesionou o tornozelo?
Diagnóstico de entorses do tornozelo Para avaliar o tornozelo, os médicos tocam cuidadosamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado.
Conhecendo os sintomas: A parte de fora do tornozelo – abaixo e à frente da ponta do osso – apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa. Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão.
Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.
Na luxação no tornozelo, ocorre o deslocamento das extremidades dos ossos que compõem a articulação. Esse deslocamento repentino pode ser parcial ou completo. A luxação no tornozelo é diferente de uma fratura ou fissura, uma vez que o osso sai do lugar, mas ele não quebra ou racha, permanece inteiro.