Como saber se o produto é pirata?
Pirataria é a denominação dada a prática de reprodução, venda ou distribuição de produtos sem a devida autorização dos proprietários da marca e sem o pagamento dos direitos autorais.
Manchas no tecido e até ziper de má qualidade também são sinais de falsificação. O ideal é que, antes de realizar a compra, você estude bem a peça no site original. Se atente aos detalhes, ao acabamento, ao tamanho, costura, etc. Além disso, desconfie da veracidade deste item caso o seu preço seja muito baixo.
Ele não contém marcas registradas e nem logos do produto original. Por exemplo, imitações podem ter um nome de marca com uma grafia diferente, o que mostra ao consumidor que o produto não é original. Exemplo 1: Um Rolex falsificado imita um Rolex autêntico, já que traz o nome da marca no produto.
Geralmente, os fabricantes de produtos piratas não tomam o cuidado no design da embalagem e do manual de instruções da mercadoria legítima, podendo deixar evidente que o item pode não ser original. Um exemplo é a falta de qualidade na impressão e no tamanho da logomarca presente na caixa de determinado produto.
Como identificar um produto falsificado?
- Examine a qualidade do produto.
- Desconfie de preços muito baixos.
- Inspecione a embalagem com cuidado.
- Verifique se os logotipos, fontes e marcas registradas estão exibidos corretamente .
- Redobre a atenção em compras pela internet.
- Não compre em centros não autorizados.