Como saudar cordialmente?
Praticando cumprimentos formais. Use "Olá" e chame a pessoa pelo nome, no caso de um cumprimento breve. Se não conhece bem a pessoa ou se ela trabalha para você, use o título e o sobrenome ela. Já no caso de alguém próximo, tudo bem usar o primeiro nome e usar "Oi".
Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”. Por sinal, esse cumprimento – “Senhoras e Senhores” – resolve praticamente quase todas as situações.
O mais indicado para dar um ar mais formal à saudação é usar uma forma de tratamento simples antes do nome. As expressões "Caro(a)" e "Prezado(a)", nesse caso, são as mais comuns e podem ser utilizadas em qualquer situação. É possível também usar Sr./Sra.
3.2.3. Quando endereçado para outras instituições, para receptores desconhecidos ou para particulares, deve-se utilizar o vocativo conforme os demais documentos oficiais, ou seja, “Senhor” ou “Senhora”, seguido do cargo respectivo, ou “Prezado Senhor”, “Prezada Senhora”.
Existem dois tipos de saudação – formal e informal (casual). As saudações mais comumente usadas em e-mails são “Caro” e “Olá/Olá”, seguidos do título ou nome do destinatário.