Como se aprende a ser justo?
A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.
justo
- que age de forma moralmente correta, imparcial, equitativo.
- conforme ao direito ou à justiça.
- adequado, merecido.
- legítimo, justificado.
- exato, preciso.
- apropriado.
- que assenta bem; ajustado.
- apertado, cingido.
substantivo masculino Quem age ou vive seguindo as normas da justiça e da moral; honesto. [Religião] Considerado puro diante de Deus; puro: os justos alcançarão os Céus. adjetivo Em conformidade com a justiça, com a razão; em que há equidade. Que julga ou se comporta imparcialmente; que não toma partidos.
Deus, o Deus de Jesus, com a sua justiça, não desiste de salvar os que são fiéis ao que é justo, puro, simples e honesto. Ele não se afasta de quem cuida, ama, acolhe e partilha. Mesmo quando caímos, ele nos levanta e concede perdão. A pessoa justa é pessoa perdoada, salva, liberta.
Assim, justo é aquele que age com equidade, seriedade, respeito, honradez, honestidade e integridade; ao contrário, o injusto é o que procede com arbitrariedade, desigualdade, desrespeito, ilegalidade e iniquidade.