Como se chama o final do telhado?
Cumeeira: é a fiada que fica no ponto mais alto do telhado, feita por peças especiais de telha, dando o acabamento final do desenho do telhado. Águas: são as 'abas' ou os 'caimentos' formados pelo desenho inclinado do telhado, assim feito para o escoamento das águas da chuva, por isso o nome.
Perna/Empena: As peças em posição diagonal e que definem a inclinação do telhado, bem como suportam as terças, caibros e toda estrutura de telhas. Pendural: A peça central, que suporta o peso das empenas. Pontalete: São vigas de sustentação que suportam as terças.
O beiral é o prolongamento do telhado para além da vedação vertical externa. Ele pode ser feito tanto com madeira ou ser uma pequena laje inclinada de concreto.
Beiral é a continuação do telhado que ultrapassa a linha das paredes externas da edificação. Ele serve para proteger a parede da chuva e também pode ter função estética na cobertura.
O vão livre pode ser descrito como a distância entre os apoios de uma laje ou cobertura, formado por um sistema estrutural seguro e econômico. Dependendo da proposta do projeto, esse conceito permite obter ambientes mais espaçosos e limpos visualmente.