Como se originam as reservas?
Quando pensamos no patrimônio líquido de uma empresa, as reservas de capital devem ser formadas por valores que foram recebidos pelo empreendimento — tanto de sócios quanto de outras pessoas, e que não fazer parte dos resultados de suas atividades.
A reserva legal deverá ser constituída mediante destinação de 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício, antes de qualquer outra destinação. Esta reserva será constituída, obrigatoriamente, pela companhia, até que seu valor atinja 20% do capital social realizado, quando então deixará de ser acrescida.
A Reserva Legal (Rl) tem por finalidade suportar eventuais prejuízos ou expandir a empresa (aumento de capital social). Art. 193, § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.
As reservas internacionais estão relacionadas diretamente a uma política cambial. Isso acontece porque se o volume do dólar que entra no país for baixo demais, mais valor a moeda americana terá. Então, com a grande quantidade — e circulação — da moeda local, mais desvalorizada ela será.