Como se originou os Jogos Olímpicos?
Na Grécia antiga, os reis de Lia, Esparta e Pissa aliaram-se para que durante os jogos não houvesse guerra em toda a região. A aliança foi realizada no templo dedicado à deusa Hera, localizado no santuário de Olímpia. Daí o termo que dá nome à competição: Olimpíadas.
A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome “Olimpíadas” –, para onde os cidadãos das outras cidades peregrinavam a fim de participarem das competições. O primeiro atleta a vencer uma prova em Olímpia teria sido Corobeu, em 776 a.C. – a prova era de corrida.
Derivada de festivais realizados em homenagem ao deus grego Zeus, ocorriam desde 776 a.C. e eram inspirados na lenda de que Hércules, figura mitológica, plantou uma oliveira como forma de comemorar o sucesso de um de seus doze trabalhos, a mesma de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores.
Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Pierre de Coubertin: fundador dos Jogos Olímpicos Modernos.