Como ser profissional futebol?
O documento proíbe a participação de adolescentes menores de 14 anos em testes ou seleção. Já aqueles com idade superior a essa, podem participar das chamadas “peneiras”, desde que gratuitas e precedidas de exames clínicos e da autorização dos pais ou responsáveis.
16 anos
Um jogador só pode assinar contrato profissional a partir de 16 anos, mas é possível atuar profissionalmente antes disso.
Como falamos, há períodos adequados para começar nas categorias de base, mas há quem já alçou voos no profissional diretamente mesmo após os 20 anos. Ainda, temos exemplos de jogadores que, sem um grande destaque nas principais ligas nacionais ou internacionais, construíram suas carreiras após os 25 anos.
A probabilidade de uma criança se tornar um profissional dos gramados é de apenas 1,5% (é o que aponta o artigo Jogadores de Futebol no Brasil, publicado em 2011 pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte), mas treinadores e coletivos de futebol nos territórios periféricos pelo país empenham-se para que esse número …
O Valor da inscrição é de R$ 100,00, que deverá ser pago no momento da apresentação, no primeiro dia marcado.