Como trabalhar no Tribunal Marítimo?
Tribunal Marítimo abre duas vagas para o cargo de juiz com salário de R$ 13 mil. O Tribunal Marítimo, ligado ao Ministério da Defesa, abriu novo concurso com oferta de duas oportunidades para o cargo de juiz. De acordo com o edital de abertura, a remuneração inicial é de R$ 13.610,11.
Importante órgão administrativo, o tribunal marítimo é, naturalmente, vinculado à Marinha do Brasil e tem jurisdição em todo o território nacional. Sua função é de julgar atos, fatos da navegação e acidentes, bem como administrar o Registro Especial Brasileiro (REB).
Menos habitual no Brasil, o símbolo TM significa “marca” e pode ser usada tanto para marcas registradas quanto para não registradas, no que diz respeito essencialmente à comercialização de produtos. Assim, o símbolo ™ é usado para indicar a provável existência de direitos (uso real, registro pendente).
No âmbito estadual, o cargo mais alto que o magistrado pode ocupar, após cerca de duas décadas de experiência, é o de desembargador. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2011 existiam 16 mil magistrados em atividade no País, distribuídos entre tribunais federais e estaduais.