Como vai ficar o estádio do Pacaembu?
O Pacaembu sempre será um espaço de esporte, cultura e lazer. No lugar do tobogã, será construído um edifício multifuncional com estacionamento; espaço para eventos; restaurantes; hotel; centro de reabilitação e medicina esportiva; centro de inovação, pesquisa e desenvolvimento; e galeria de arte.
O espaço vai contar ainda com um estacionamento no subsolo, além de um centro de medicina esportiva e de uma galeria de arte. O complexo também terá cafés, lojas e escritórios. A expectativa é que o estádio volte a receber eventos de grande porte, como jogos de futebol, no segundo semestre de 2023.
A inauguração está prevista para 25 de janeiro de 2024, aniversário da cidade, quando o local tradicionalmente recebe a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O monstrengo arquitetônico surgido em 1970 para ampliar a capacidade de público do local não fazia parte do projeto original do Pacaembu. Quando o estádio foi inaugurado em 1940, o lugar era ocupado por uma charmosa concha acústica, especialmente concebida para a realização de shows.