Como Wilhelm Wundt define a psicologia?
O livro Cultural Psychology desencadeou esse novo processo de divisão em duas partes principais: a experimental e a social. Ele acreditava que apenas as funções mentais mais simples, como sensação e percepção, deviam ser estudadas em laboratórios.
Wundt definia a psicologia como uma ciência da mente, seu objeto a experiência imediata tal como é dada direta e fenomenalmente ao observador. Analisava os compostos e complexos conscientes a partir dos elementos ou unidades: sensação (conteúdo objetivo da experiência imediata) e sentimentos ou afetos.
Wundt se mantem fiel à tradição filosófica e utiliza o paralelismo psicofísico, onde os processos físicos e químicos são paralelos, porém não podem interagir e não são reduzidos um a outro. De modo a tentar superar o dualismo de substâncias e monismo materialista.
Wilhelm Wundt Em 1879, na Universidade de Leipzig, ele criou o primeiro laboratório dedicado à psicologia experimental. Ao fazer isso, ele separou a psicologia da filosofia e da biologia e tornou-se a primeira pessoa a ser chamada de psicólogo.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é correto afirmar que as ideias de Wundt acerca do estruturalismo deram base para o surgimento da: A Psicologia social.