Em quais estados brasileiros temos situações mais graves de Segurança Alimentar?
As regiões do Norte e Nordeste do país são as mais atingidas pela fome que assola milhões 125 milhões de brasileiros. Em todo o país, de cada 10 famílias, três vivem em insegurança alimentar grave – quando a família sente fome e não come por falta de dinheiro. A média nacional é de 15,5% das famílias nesta situação.
Os dados mostram que os estados do Norte e do Nordeste são os que mais sofrem, em termos proporcionais, com a insegurança alimentar grave. Em Alagoas, 36,7% da população passa fome. No Piauí são 34,3% e no Amapá, 32%.
Em termos regionais, os maiores índices estão no Norte e Nordeste. Em 2020, a insegurança alimentar moderada ou grave atingia 30% da população mundial. No continente africano, essa cifra saltava para 60%.
Um estudo divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), nesta quarta-feira (14), detalhou a situação da fome pelos estados brasileiros. Em números absolutos, São Paulo lidera com 6,8 milhões de pessoas famintas.
Pesquisa global realizada pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, mostra que, comparado a 120 países (em desenvolvimento e desenvolvidos), a insegurança alimentar no Brasil ultrapassou em quatro vezes a média global em 2021.