É errado falar necessidades especiais?

É errado falar necessidades especiais?

É correto dizer necessidades educacionais especiais?

CORRETO: necessidades educacionais especiais. 'A palavra educativa significa algo que educa. Ora, necessidades não educam; elas são educacionais, ou seja, concernentes à educação'.

Por que não usar o termo necessidades especiais?

Há alguns anos, o termo correto era portador de deficiência. Portanto, com o passar do tempo, ele foi abolido porque o verbo portar se refere a trazer junto a si uma coisa que, a qualquer momento pode ser deixada em algum lugar ou esquecida, o que não é o caso de uma deficiência física ou intelectual.

Como chamar pessoas com necessidades especiais?

PcD é a abreviação para “Pessoa com Deficiência”, já PNE significa “Pessoa com Necessidade Especial”. O termo correto para uso em qualquer situação, seja na inclusão de um colaborador, na escola, clubes, academias, em toda a sociedade brasileira e mundial é PcD.

É errado chamar deficiente de especial?

Definitivamente não! Não é a deficiência que torna alguém especial, todos somos especiais pra alguém em alguma área da vida porque temos qualidades, independente de ter deficiência ou não! Esse talvez seja um dos piores termos, existe até quem fique ofendido com ele.

Como é definido o aluno com necessidades especiais?

Expressão utilizada com relação à crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldades de aprendizagem, não necessariamente vinculada a deficiências.