Foi dada ou foi dado?
Dado, dados, dada, dadas. O dissílabo concorda com o substantivo em gênero e número: dada a circunstância, dadas as circunstâncias, dado o exposto, dados os antecedentes.
Tomemos a oração “Foi dado ciência ao delegado de plantão". Coloquemo-la na ordem direta: “Ciência foi dado ao delegado de plantão”. Não está certo, não é? O correto, pois, é "Ciência foi dada ao delegado de plantão" ou, na ordem anterior, "Foi dada ciência ao delegado de plantão".
Significado de Dadá Do francês dada. substantivo masculino [Religião] Filho primogênito de Iemanjá, irmão mais velho de Xangô, orixá que protege as florestas, a flora, os vegetais. [Religião] Orixá de origem nagô que usa um ornamento de cabeça (adê) para ocultar sua cabeça descomunal; baiâni.
Dada (ou dado) é quando alguma garota é muito oferecida, atirada em cima dos homens, pode ser o mesmo que safada, galinha. Aquela mina é muito dada vey!/ muito safada.
A forma correta de concordância é dadas as, como em: dadas as circunstâncias, dadas as informações, dadas as respostas, dadas as indicações,… Sendo um particípio, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: dado o, dados os, dada a e dadas as. Exemplos: Dado o imprevisto, os planos foram cancelados.