O que é a tomada de notas?
O objetivo da tomada de nota é registrar o que é importante do que se está aprendendo, para que seja revisto depois. Essa forma de escrita, portanto, é particular e existem estratégias diversas para ser feita, como algumas já mencionadas anteriormente.
"A tomada de notas é uma forma particular de escrita, na qual não se põe tudo, e sim se destacam algumas palavras que aludem a ideias ou conceitos", diz Mirta. Para estimular a garotada a fazer isso, Tenessi usou várias estratégias.
Nela intervêm factores como a atenção, a rapidez no registo (por parte de quem toma as notas), a velocidade com que o conferencista ou locutor (neste caso, o professor) faz o seu discurso e dos objetivos a alcançar.
A maior vantagem das anotações é justamente essa: elas “dão uma forcinha” para os nossos cérebros resgatarem as informações que estão “perdidas” em algum canto. Uma dica para “turbinar” as suas anotações é tirar proveito da facilidade que os nossos cérebros têm em lidar com formas geométricas e referências espaciais.
Para tomar notas de forma eficaz, é necessário estar atento a algumas observações gerais: Anotar unicamente o fundamental, de forma clara e sucinta. Não se deve tentar registrar na íntegra o que se diz, e sim selecionar a informação e reformulá-la com as próprias palavras.