O que acontece se a corretora de valores falir?
Então, mesmo se a corretora quebrar, os ativos continuam existindo e pertencendo àquela pessoa. É como se o seu corretor de seguros falisse. O seguro do seu carro ou imóvel continua valendo.
Uma dúvida comum entre as pessoas que investem no mercado financeiro é: posso ficar devendo para a Bolsa de Valores? Na verdade, é possível ficar inadimplente no mercado, porém, a dívida não tem relação direta.
As corretoras têm somente a custódia do seu dinheiro. Logo, ao investir por meio de uma corretora, você não está exposto ao risco da instituição, e sim ao do emissor do título. Uma vez que as corretoras fazem somente a intermediação, o seu dinheiro permanece registrado no seu CPF, e não no CNPJ da corretora.
Caso a Corretora venha a decretar falência, liquidação extrajudicial ou concordata, os títulos registrados no nome do investidor junto à corretora permanecerão na propriedade do investidor, não sendo tais títulos destinados ao pagamento de credores da massa falida.
Importante: caso sua conta permaneça com insuficiência de saldo, a equipe de Risco poderá realizar a venda de seus investimentos em quantidade suficiente para regularizar o saldo. Neste caso, será aplicada taxa de corretagem de 0,5% sobre o volume negociado mais R$ 25,21, com valor mínimo de R$ 50,00.