O que aconteceu com a maresia?
Os íons presentes na água do mar (Cloretos) formam uma ponte salina, possibilitando o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais expostos a esses ambientes. No ponto de vista econômico, os prejuízos causados pela maresia atingem valores altíssimos.
Maresia, ressalga ou rocio do mar são as designações genéricas utilizadas para referir o aerossol resultante do transporte pelo vento das gotículas de água salgada formadas pela nebulização da água do mar em resultado da acção do vento sobre a crista das vagas e a rebentação das ondas.
Os danos da maresia podem ir desde a perda de bens materiais, até rachaduras em concreto, potencializando a corrosão de componentes metálicos, enferrujando carros, e danificando eletrônicos e eletrodomésticos, diminuindo sua vida útil consideravelmente.
PELE HIDRATADA MESMO NO VERÃO É verdade que quando exposta ao sol e à maresia, a pele tende a ficar mais ressecada. Isso porque a água do mar retira a camada protetora da pele, favorecendo também as queimaduras pela falta do protetor solar. Todos os tipos de pele precisam de cuidados durante o verão.
Este cheiro de maresia característico que você sente quando está na praia não é da água do mar, nem dos peixes. O culpado é um composto de enxofre, o dimetilsulfureto, substância volátil liberada por bactérias, fitoplânctons e algas marinhas e que possui um papel importante na saúde dos oceanos.