O que aconteceu com o Palmeiras em 1951?
Na última quinta-feira, em mais uma referência ao Mundial de 1951, a Fifa citou a competição como o primeiro campeonato mundial interclubes, que "foi sonhado e discutido por anos pelos maiores dirigentes do futebol da época e finalmente foi agendado para 1951".
Com um empate em 2 a 2 com a Juventus, o Verdão levou o título mundial para sua galeria de conquistas mas não foi só. Além da taça, o clube guardou para sempre o que a torcida fez no Maracanã naquele dia e mandou fazer uma placa em homenagem aos brasileiros que incentivaram o clube na competição.
Pela segunda vez nos últimos dias, a Fifa se referiu à Copa Rio de 1951, vencido pelo Palmeiras, como Campeonato Mundial. A entidade publicou uma matéria contando parte da história alviverde no torneio e se referiu ao feito como uma "glória global para o Verdão".
Nesta segunda-feira, em uma entrevista com o meia Rony, a entidade classificou o time como "campeão mundial". A frase consta no site oficial da Fifa e abre a oitava pergunta da entrevista com Rony, publicada em inglês. "Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada.
A posição da Fifa Até hoje, o torneio nunca foi reconhecido com equivalência a um Mundial pela Fifa, mas a instituição o valoriza e trata como o "primeiro torneio internacional de clube". Foi assim que o descreveu quando o alviverde disputou a final da Libertadores de 2020.