O que aconteceu em Vitória da Conquista Bahia?
Não houve registro de novos casos de Covid-19 ou de óbito em decorrência da doença em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (26), de acordo com boletim epidemiológico divulgado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São 44.656 casos confirmados desde…
Em 1780, havia cerca de 60 casas no Arraial. Já em 1840, ano em que o Arraial foi elevado à condição de Vila Imperial da Vitória, distrito da Vila de Caetité, esse número já havia se multiplicado. Além dos colonizadores e seus descendentes e dos negros, a Vila recebeu sertanejos e litorâneos.
De acordo com Jailson, o nome foi dado em razão da tomada de terra dos índios pelos portugueses e espanhóis à época. A mudança aconteceu somente em 1943, quando Conquista também ganhou o 'Vitória' na frente, devido ao nome ser igual ao de um município mais antigo, em Minas Gerais.
Os principais setores que movem a cidade são Comércio e Serviço, que representam 82% da economia de Vitória da Conquista. A Indústria fica logo atrás, com 16%, e a Agropecuária em último, com 2%. Entre os produtos cultivados estão abóbora, banana, feijão verde, limão, manga, maracujá, melancia e urucum.
Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2021, era de 343 643 habitantes, o que faz dela a terceira maior cidade do estado, atrás de Salvador e Feira de Santana, e a quinta do interior do Nordeste, atrás de Feira de Santana, Campina Grande, Caruaru e Petrolina.