O que agita o mar?
Quando grandes tempestades acompanhadas de ventos fortes, como frentes frias e ciclones extratropicais, subtropicais e tropicais ocorrem próximo à costa, geram um aumento atípico do nível do mar combinado a ondas mais altas do que o normal em meio aquele mar agitado característico de tempestades: as famosas ressacas.
As ondas se formam pelo efeito do vento sobre o mar, que transfere parte de sua energia para a água. A força das ondas depende da intensidade e da duração do vento: se o vento é muito fraco ou dura pouco, a ondulação não ganha força para quebrar na costa.
Se as ondas estiverem sendo forçadas pelo vento local, em poucas horas o mar se acalma. Já ondas mais longas, chamadas de swell, viajam milhares de quilômetros e dependem do vento que sopra longe da costa.
Salmos 65:7 Tu que acalmas o rugido dos oceanos, o bramido das ondas dos mares e o tumulto dos povos das nações. Tu que acalmas o rugido dos oceanos, o bramido das ondas dos mares e o tumulto dos povos das nações. que aplacas o ruído dos mares, o ruído das suas ondas, e o tumulto dos povos.