O que é beleza para Deus?
A beleza verdadeira não é egocêntrica. A Bíblia diz em 1 Timóteo 2:9-10: “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”
A Beleza de Deus ou o Deus da Beleza “A beleza é o esplendor da verdade”, dizia Platão, e a língua grega condensou essa afirmação forjando o termo kalokagathia, que faz do bom e do belo as duas vertentes de um único cimo. A Beleza de Deus reflete-se na obra da Criação.
A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.
30 Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.
Isto talvez permita explicar a diferença no uso dos termos beleza e formosura. Enquanto o primeiro costuma estar associado a características físicas, o segundo se aproxima de aspectos, que, também, podem ser físicos. Um rosto harmonioso com olhos vivos com um corpo “em forma” tende a definir uma pessoa como bela.