O que causa a arquitetura hostil?
Para evitar ao máximo a arquitetura hostil a curto prazo, é preciso partir para soluções que não tenham relação com esse design incômodo. No entanto, o objetivo desejável a longo prazo deve ser eliminar a necessidade, tanto pública quanto privada, de excluir pessoas da convivência nas cidades.
Arquitetura hostil, também chamada de design hostil ou arquitetura defensiva, é um recurso que utiliza elementos com o objetivo de separar, manter distância ou proibir algum tipo de comportamento.
O termo arquitetura hostil foi empregado pela primeira vez pelo repórter do The Guardian, Ben Quinn, em 2014, como recorda matéria do ArchDaily.
— A arquitetura hostil diminui as áreas públicas utilizáveis e diminui, por consequência, a oportunidade de sociabilidade entre indivíduos — diz a arquiteta.
A arquitetura hostil é um conjunto de estratégias projetuais ligadas ao desenho urbano para prevenir ou impedir a criminalidade e manter a ordem. Em geral, esse conceito é utilizado para evitar a prática de skate, parkour, micção pública, abrigo para pessoas em situação de rua, entre outros comportamentos.