O que é dedo de botoeira?
O dedo em botoeira pode ter diversas causas. Pode ser causado por trauma, com lesão de uma parte do tendão extensor (banda central do tendão extensor). Pode ser causado também por doenças reumatológicas. Figura: Anatomia exemplificando lesão da banda central do tendão extensor.
O tratamento do dedo em botoeira pode ser realizado logo após o diagnóstico, evitando assim que o problema se torne algo ainda mais grave. A lesão do tendão extensor, inicialmente, é tratada através da colocação de uma tala, para imobilizar a região afetada.
A deformidade em pescoço de cisne é uma curvatura (flexão) da base do dedo, uma retificação (extensão) da articulação central e uma curvatura (flexão) na última articulação. . Entre outras causas estão incluídos o dedo em martelo. Isso é geralmente provocado por uma lesão de tendão.
A deformidade em pescoço de cisne dos dedos das mãos é basicamente o resultado da hiperextensão da articulação interfalângica proximal (IFP) e da flexão, com incapacidade de extensão, da interfalângica distal (IFD).
“O dedo em gatilho ocorre quando a bainha do tendão afetado fica inflamada, interferindo no movimento normal de deslizamento do tendão pela bainha”, explica Dra. Marina. A inflamação prolongada da bainha pode produzir cicatrizes, espessamento e a formação de nódulos no tendão que impedem ainda mais o movimento.