O que diz Provérbios 18 22?
O sentido parece exigir: “Quem encontra uma boa esposa”, como em alguns manuscritos de Chaldee; mas o escritor do provérbio pode estar olhando para o casamento em seu aspecto ideal e vê em todas essas uniões as mãos de Deus unindo homem e mulher para seu bem mútuo.
Provérbios 22 Estudo: Contexto histórico Este provérbio sugere que a reputação é mais valiosa do que propriedade ou riqueza, diante disso, a fama não pode ser facilmente restaurada, mesmo por rios de dinheiro. Portanto, este versículo repete eloquentemente o tema da riqueza: Deus fez o rico e o pobre.
Nesse contexto, este provérbio condena aqueles que seguem os seus próprios padrões e desejos, totalmente alheios à verdadeira sabedoria. Além disso, essas pessoas são tão reclusas e tão intolerantes com quem discorda deles que encontram defeitos na verdadeira sabedoria, justificando-as como os convém.
Essa frase final do provérbio não é outra coisa senão uma afirmação de fé. Onde um homem e uma mulher se encontram por amor e se unem pela bênção de Deus em matrimônio, ali está realmente o favor do Senhor. Acham a benevolência de Deus, têm a aceitação de Deus.
Provérbios 18:22 Quem encontra uma esposa descobre algo excelente: recebeu uma bênção especial do SENHOR. Quem encontra uma esposa descobre algo excelente: recebeu uma bênção especial do SENHOR. Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.